Cuiabá
Prefeitura avança com asfalto e drenagem em três bairros de Cuiabá
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, está mudando a realidade de moradores de 34 ruas dos bairros Jardim Presidente II, Residencial Coxipó 2ª e 3ª etapas e Três Barras. Em alguns desses bairros, a implantação da drenagem já está praticamente concluída para receber a pavimentação asfáltica, como é o caso do Jardim Presidente II.
Nas etapas do Residencial Coxipó, restam apenas 25% para a conclusão, e o Três Barras está na fase inicial, com 10% da drenagem pronta. O serviço deve acelerar com a estabilidade do clima, ou seja, com o fim do período das chuvas, uma vez que a terra molhada inviabiliza a obra.
Cinco ruas que serão asfaltadas estão no bairro Jardim Presidente II e encontram-se em fase de terraplanagem, mas precisam esperar a secagem do solo para receber a capa asfáltica. A terraplanagem é um processo delicado, pois exige compactação para o nivelamento da via. Com chuva, esse processo não pode ser executado.
Na 2ª etapa do Residencial Coxipó, serão 10 ruas em processo para receber a massa asfáltica, com 100% da drenagem concluída. Outras 12 ruas da 3ª etapa do bairro já estão com 75% da drenagem finalizada. O asfaltamento dessas vias tornará o território do Residencial Coxipó praticamente todo asfaltado.
O alívio em ver as ruas asfaltadas também está chegando para os moradores do bairro Três Barras. Serão sete ruas beneficiadas, que já receberam 10% do total do sistema de drenagem.
Admilson Assunção, engenheiro fiscal da pavimentação no local, afirma que, conforme o clima permite, a obra avança, já que abrir valas é inviável com chuva.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, tratam-se de importantes intervenções para a cidade. “Essas obras representam um compromisso da gestão com a dignidade dos moradores. Estamos levando infraestrutura completa, com drenagem e pavimentação, para regiões que há anos aguardavam por esses investimentos. Assim que o período chuvoso encerrar, vamos acelerar os trabalhos para entregar essas ruas asfaltadas o quanto antes, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini”, afirmou o secretário.
RECEBENDO DRENAGEM
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas estão executando a implantação de drenagem em outras regiões de Cuiabá, nos bairros Jardim Presidente, próximo ao Trevo do Tijucal, CPA II, Santa Rosa e Altos da Serra, além da finalização do calçamento da Avenida Dr. Hélio Ribeiro, onde o processo de drenagem foi concluído.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso7 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso16 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá16 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso16 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá16 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











