Cuiabá
Prefeitura avança com asfalto e drenagem em três bairros de Cuiabá
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, está mudando a realidade de moradores de 34 ruas dos bairros Jardim Presidente II, Residencial Coxipó 2ª e 3ª etapas e Três Barras. Em alguns desses bairros, a implantação da drenagem já está praticamente concluída para receber a pavimentação asfáltica, como é o caso do Jardim Presidente II.
Nas etapas do Residencial Coxipó, restam apenas 25% para a conclusão, e o Três Barras está na fase inicial, com 10% da drenagem pronta. O serviço deve acelerar com a estabilidade do clima, ou seja, com o fim do período das chuvas, uma vez que a terra molhada inviabiliza a obra.
Cinco ruas que serão asfaltadas estão no bairro Jardim Presidente II e encontram-se em fase de terraplanagem, mas precisam esperar a secagem do solo para receber a capa asfáltica. A terraplanagem é um processo delicado, pois exige compactação para o nivelamento da via. Com chuva, esse processo não pode ser executado.
Na 2ª etapa do Residencial Coxipó, serão 10 ruas em processo para receber a massa asfáltica, com 100% da drenagem concluída. Outras 12 ruas da 3ª etapa do bairro já estão com 75% da drenagem finalizada. O asfaltamento dessas vias tornará o território do Residencial Coxipó praticamente todo asfaltado.
O alívio em ver as ruas asfaltadas também está chegando para os moradores do bairro Três Barras. Serão sete ruas beneficiadas, que já receberam 10% do total do sistema de drenagem.
Admilson Assunção, engenheiro fiscal da pavimentação no local, afirma que, conforme o clima permite, a obra avança, já que abrir valas é inviável com chuva.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, tratam-se de importantes intervenções para a cidade. “Essas obras representam um compromisso da gestão com a dignidade dos moradores. Estamos levando infraestrutura completa, com drenagem e pavimentação, para regiões que há anos aguardavam por esses investimentos. Assim que o período chuvoso encerrar, vamos acelerar os trabalhos para entregar essas ruas asfaltadas o quanto antes, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini”, afirmou o secretário.
RECEBENDO DRENAGEM
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas estão executando a implantação de drenagem em outras regiões de Cuiabá, nos bairros Jardim Presidente, próximo ao Trevo do Tijucal, CPA II, Santa Rosa e Altos da Serra, além da finalização do calçamento da Avenida Dr. Hélio Ribeiro, onde o processo de drenagem foi concluído.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












