Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndios em veículos em diferentes regiões do interior do Estado
Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, neste sábado (31.1), duas ocorrências de incêndio em veículos terrestres, registradas em diferentes regiões do Estado. As ocorrências envolveram uma máquina agrícola, em área rural, e um veículo de passeio, em perímetro urbano, exigindo a atuação de equipes de combate a incêndio e ações de rescaldo para a eliminação total dos focos.
O primeiro atendimento ocorreu por volta das 15h02, em uma fazenda localizada no perímetro rural de Campo Verde (139 km de Cuiabá). A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada para atender uma ocorrência de princípio de incêndio em uma colheitadeira de soja.
Ao chegar ao local, a equipe constatou que o responsável pela fazenda, juntamente com colaboradores, já havia iniciado o combate às chamas com meios próprios disponíveis na propriedade, utilizando dois caminhões-pipa e um trator com tanque d’água, conseguindo conter parcialmente o incêndio e evitar sua propagação para áreas adjacentes.
Os bombeiros militares assumiram a ocorrência e realizaram o combate direto por meio do método de resfriamento, para conter os focos remanescentes que ainda havia na estrutura da máquina agrícola, sendo empregados aproximadamente dois mil litros de água. Em seguida, foi realizado o rescaldo minucioso, incluindo o compartimento do motor e áreas de difícil acesso, a fim de eliminar qualquer possibilidade de reignição.
Após a completa extinção do incêndio, a verificação da segurança do local e a constatação da inexistência de riscos iminentes, foram repassadas orientações preventivas ao responsável pela propriedade. Não houve registro de vítimas, sendo constatados apenas danos materiais na colheitadeira.
Na segunda ocorrência, a equipe da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM) foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) para atendimento de uma ocorrência de incêndio em um carro de passeio, nas proximidades do Mercado do Produtor, em Cáceres (217 km de Cuiabá).
No local, a equipe constatou que o veículo estava em chamas, com foco predominante na parte frontal e no interior do automóvel. De imediato, foi utilizado o mangote da viatura Auto Tanque (AT) para o combate direto ao incêndio, com êxito na extinção das chamas.
ST BM Pires.
Após o controle do fogo, foi realizado o rescaldo e a abertura do compartimento do motor para tentativa de desligamento da bateria, sendo constatado que a mesma encontrava-se completamente destruída em razão da ação do fogo. O veículo estava estacionado no acostamento da via, sem oferecer risco imediato ao tráfego.
Em relato à equipe, o proprietário informou que havia adquirido o veículo recentemente e que, ao acionar a seta para realizar uma conversão, ouviu um ruído no painel, percebendo, na sequência, o surgimento das chamas. Ele conseguiu sair do automóvel juntamente com a esposa e os dois filhos e acionou o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Brincar é Viver reúne cerca de 10 mil pessoas e distribui sete bicicletas em Poconé
Cerca de 10 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, participaram da segunda edição do projeto Brincar é Viver, realizada no último sábado (17), na Praça da Matriz, em Poconé. Idealizado pela primeira-dama Virgínia Borin e promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o evento reuniu crianças e famílias poconeanas em uma tarde especial, das 16h às 20h, com atividades recreativas, entrega de brinquedos, distribuição de guloseimas e sorteios de brindes, incluindo sete bicicletas.
Sorrisos, abraços e a alegria da infância marcaram a programação, que transformou a Praça da Matriz em um grande espaço de lazer e convivência familiar.
Entre as atrações, o público contou com entrega de brinquedos, Carreta Tsunami, quadras de futebol de sabão, touro mecânico e diversos brinquedos infláveis, como castelo, jacaré, escorregadores, tobogãs, piscinas de bolinhas e pula-pulas. A programação também teve personagens da Disney, palhaços e pintura artística, garantindo ainda mais encanto e diversão para as crianças.
Durante o evento, foram distribuídos cachorros-quentes, pipoca, algodão-doce, picolés, refrigerantes e água mineral.
A primeira-dama Virgínia Borin teve um papel importante na articulação de parceiros e na realização do projeto, que busca aproximar as famílias, fortalecer os vínculos comunitários e garantir às crianças oportunidades de lazer e acolhimento.
“É uma realização muito grande ver o sorriso de uma criança, receber um abraço e perceber o quanto um momento como esse faz diferença. O sentimento das crianças é o mais verdadeiro que existe, e é isso que nos motiva a continuar. Quero agradecer à Prefeitura, a todos os parceiros que abraçaram essa iniciativa e, principalmente, à população, que esteve presente e fez essa festa acontecer. Tudo isso é por vocês e para vocês”, destacou Virgínia.
A alegria também foi compartilhada pelas famílias que acompanharam a programação. Para a mãe Luciana de Souza, que participou do evento com o filho, a expectativa pela segunda edição já era grande. “Ele estava muito animado para vir. A primeira edição já tinha sido maravilhosa, e poder participar novamente é muito especial. Ver a felicidade dele brincando, ganhando brinquedo e aproveitando tanto não tem preço. Isso fica marcado na vida da gente”, relatou.
Realizado pela primeira vez em 2025, o projeto Brincar é Viver chega à segunda edição reforçando a importância de iniciativas que valorizem a infância, promovam o lazer e fortaleçam a convivência comunitária. A ação também demonstra como a união entre o poder público, os parceiros e a população pode transformar espaços públicos em ambientes de encontro, cuidado e felicidade.
-
Opinião4 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia6 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
OAB6 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande3 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Várzea Grande4 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Cuiabá4 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Polícia7 dias atrásVídeo mostra adolescente sendo perseguido e morto a facadas após briga em bar de MT
-
Diamantino7 dias atrásEm defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública












