Cuiabá
Projetos visam resgatar e valorizar cultura, história e patrimônio de Cuiabá
Cuiabá
Fabiana Prado | Assessoria de imprensa da vereadora Katiuscia Manteli
A memória de Cuiabá, construída entre o rio, os mercados, as festas populares e o cotidiano do seu povo, foi o centro do pronunciamento da vereadora Katiuscia Manteli (PSB) no grande expediente da sessão dessa terça-feira (3). Da tribuna, a parlamentar falou de pertencimento, identidade e da necessidade de preservar aquilo que conta a história da capital, ao apresentar quatro projetos de lei voltados à valorização da cultura cuiabana.
“Subo a esta tribuna hoje para falar um pouquinho de memória, de identidade, de pertencimento. Falar de lugares, tradições, sabores, saberes populares que narram, que descrevem, que criam a história de Cuiabá”, afirmou.
Entre as propostas apresentadas está o projeto que declara o Mercado do Porto como patrimônio histórico, artístico e cultural do município. Katiuscia revelou ter se surpreendido ao descobrir que o espaço ainda não possui reconhecimento municipal, apesar de já ser declarado patrimônio estadual.
“Fiquei surpresa ao saber que ele ainda não tem essa declaração municipal. Ele tem a declaração estadual e não tem a municipal. E o Mercado do Porto não é apenas um mercado. Ele é um local de encontro de gerações, um cotidiano da cultura cuiabana, um ponto de encontro, uma história viva que circula entre bancas, cheiros e sabores”, destacou.
Outro projeto trata do reconhecimento do Complexo do Museu do Rio, no antigo Mercado do Porto, também como patrimônio histórico, artístico, cultural e material de Cuiabá. Assim como o Mercado do Porto, o espaço já possui declaração em âmbito estadual, mas ainda não no município.
“Afinal de contas, Cuiabá não existe sem o rio. E esse rio não é apenas geografia, ele é memória também, é identidade, é um dos espaços mais autênticos da nossa cidade e da história das vidas ribeirinhas”, pontuou.
Além do reconhecimento formal desses dois pontos turísticos e culturais, a vereadora propôs a criação do Cadastro Municipal do Patrimônio Cultural, Histórico, Artístico e Material de Cuiabá. Segundo ela, a iniciativa não gera despesas ao Executivo e permitirá organizar, mapear e dar visibilidade aos bens culturais da cidade.
“Precisamos que o cuiabano tenha um espaço onde possa conhecer a história de Cuiabá. Onde o turista chegue aqui e consiga acessar um local com informações sobre o Mercado do Porto, o Museu do Rio, a Festa de São Benedito, a Festa do Senhor Divino, todos os bens e manifestações já declarados patrimônios”, explicou.
Para Katiuscia, o cadastro será uma ferramenta de salvaguarda das manifestações culturais que formam a identidade da capital. “É uma oportunidade para o poder público mapear, registrar e dar visibilidade a essa cultura, salvaguardando as manifestações que fazem Cuiabá ser Cuiabá”.
O quarto projeto cria a Semana da Valorização da Cultura Cuiabana. A proposta é instituir uma data no calendário oficial para promover danças, festas tradicionais, feiras gastronômicas, artesanato e outras expressões culturais locais.
“Uma semana em que possamos realizar eventos de valorização e transformar isso também numa data histórica, trazendo de volta essa sensação da cultura cuiabana, principalmente quando falamos do Centro Histórico e de tantos prédios que fazem parte da nossa história e que hoje estão abandonados”, disse.
Ao encerrar, a vereadora reforçou que o início do ano legislativo de 2026 marca um compromisso com a preservação da identidade da capital. “Iniciamos 2026 com esse propósito, a valorização da nossa história, da nossa cultura e do nosso patrimônio”.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Cuiabá supera 20 mil atendimentos infantis em 4 meses e reforça equipe do CMI
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já realizou 20.766 atendimentos pediátricos nos primeiros quatro meses de funcionamento do Centro Médico Infantil (CMI). A unidade tem se consolidado como referência no atendimento de urgência e emergência para crianças na capital, com média de 6.922 atendimentos por mês e cerca de 175 atendimentos por dia.
Para ampliar a capacidade de atendimento diante da alta demanda, a gestão municipal realizou, nesta quinta-feira (16), o chamamento de 33 técnicos de enfermagem, reforçando a assistência prestada na unidade.
O CMI conta com uma estrutura preparada para garantir resolutividade no atendimento pediátrico, com 28 leitos, sendo 10 na sala vermelha, 6 na sala amarela, 8 na sala verde e 2 leitos de isolamento, além de uma sala de medicação com 2 leitos e 10 poltronas. A unidade dispõe ainda de seis consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativo, sala de inalação, exames laboratoriais, sala de procedimentos invasivos, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico e setor administrativo.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a importância da unidade para a rede municipal.
“A implantação do Centro Médico Infantil representa um avanço importante na assistência pediátrica de Cuiabá. Estamos falando de uma unidade pensada para atender com agilidade e qualidade, especialmente nos casos de urgência e emergência. O reforço na equipe faz parte desse compromisso de garantir que nossas crianças tenham acesso a um atendimento cada vez mais resolutivo e seguro”, afirmou.
Atualmente, a unidade conta com uma equipe formada por 159 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de psicologia, fisioterapia, odontologia, serviço social, fonoaudiologia em sobreaviso, além de profissionais administrativos, como recepcionistas e porteiros, garantindo o funcionamento contínuo e eficiente do serviço.
Um dos diferenciais do CMI é o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, com estrutura preparada para urgências e emergências, além de assistência especializada para crianças com necessidades especiais. O espaço também foi planejado com ambientação lúdica, proporcionando mais conforto aos pacientes e tranquilidade aos acompanhantes.
Outro avanço importante é a implantação do serviço de neuropediatria, que está em fase final de estruturação. A SMS já definiu o protocolo técnico que irá nortear o atendimento especializado, com início previsto para os próximos dias. Inicialmente, dois neuropediatras atuarão em regime de sobreaviso, oferecendo suporte aos casos mais complexos.
De acordo com o protocolo, o especialista será acionado conforme critérios clínicos previamente estabelecidos, como convulsões, rebaixamento do nível de consciência, suspeita de infecções do sistema nervoso central e agravamento de doenças neurológicas. O documento também estabelece prazos para atendimento: urgente (até 3 horas), prioritário (até 6 horas) e eletivo (até 24 horas).
A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, também ressaltou os avanços na estruturação do serviço.
“O CMI já demonstra, em poucos meses de funcionamento, a sua importância dentro da rede municipal de saúde. Estamos estruturando fluxos, ampliando serviços e qualificando a assistência de forma contínua. A chegada da neuropediatria e o fortalecimento das equipes são passos fundamentais para oferecer um cuidado ainda mais especializado às crianças que precisam de atendimento hospitalar”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que parte da alta demanda registrada na unidade está relacionada a atendimentos que poderiam ser realizados na atenção básica, como consultas de rotina, avaliação de exames e prescrição de vitaminas. Além disso, é comum que crianças sem sintomas sejam levadas junto com irmãos para consulta.
Diante disso, a orientação é que casos sem urgência sejam direcionados às Unidades de Saúde da Família (USFs), que estão preparadas para esse tipo de atendimento e seguem como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





