Cultura
Em João Pessoa, tradicional Folia de Rua já esquenta o carnaval
Cultura
O Folia de Rua é um movimento que dá identidade ao pré-carnaval de João Pessoa. Durante os 10 dias que antecedem o feriado oficial, 42 blocos tomam conta de ruas, praças e avenidas de 22 bairros da capital.

Tudo de forma gratuita, sem cordas ou camarotes, reunindo diferentes ritmos e expressões da cultura popular.
Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de João Pessoa, o Folia de Rua vai contar com shows de mais de 80 artistas, além de apresentações de grupos tradicionais da região.
De acordo com dados do Sebrae Paraíba, durante os dias de festa circulam cerca de 8 milhões de pessoas, o que gera impacto direto na economia local com aumento significativo no volume de negócios e na movimentação financeira da cidade.
Como detalha, o diretor operacional do Folia de Rua, Jairo Pessoa.
“Folia de Rua é um patrimônio, amado, tá no coração, na memória afetiva de todos os foliões da cidade. E assim como também é um momento de forte oportunidades de geração de renda para as famílias paraibanas e dos estados vizinhos que também chegam para fazer negócios”.
Além do Folia de Rua, o pré-carnaval e o carnaval em João Pessoa devem levar cerca de 100 blocos para as ruas da cidade, prometendo muita alegria tanto para os pessoenses, quanto para os turistas.
*Com sonoplastia de Andrade
Cultura
Ouro Negro: espetáculo em Recife celebra os 100 anos de Moacir Santos
Domingo (18) o palco do Teatro do Parque, em Recife, recebe um espetáculo que celebra o centenário do compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano, Moacir Santos.

O musical “Canto e Encanto Pernambuco – Ouro Negro: 100 Anos de Moacir Santos” leva ao palco ritmos afro-brasileiros, influências do sertão e elementos do jazz que tornaram a obra do artista única. Além da música, o texto passeia por momentos marcantes de sua trajetória artística.
Autor do álbum clássico Coisas, lançado em 1965, e primeiro orquestrador negro da Rádio Nacional, Moacir deixou legado que inspirou outras referências da MPB como Baden Powell, João Donato, Sérgio Mendes, Paulinho da Viola e tantos outros.
Sua identidade musical ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional quando ele passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1967. Por lá, lançou álbuns, continuou atuando como professor de música, fazendo parcerias com grandes nomes do jazz e da música instrumental; além de compor trilhas sonoras para filmes de Hollywood nas equipes de maestros como Henry Mancini.
A montagem do Musical, reunindo mais de 80 jovens e professores, é resultado do trabalho social de iniciação à música do Núcleo Musical Irmã Scheilla desenvolvido pela Fraternidade Espírita Peixotinho desde 2010.
A encenação será às 16h e os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na plataforma Sympla.
-
Mato Grosso7 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino5 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026
-
Diamantino5 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Polícia2 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões












