Cultura

Primeira marchinha, primeiro samba: conheça curiosidades do Carnaval

Publicado em

Cultura

O “Abre Alas”, de 1899, de Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira marchinha de Carnaval. Inicialmente influenciadas por marchas portuguesas e militares, as marchinhas evoluíram com humor e sátira. Enquanto o samba se popularizou com “Pelo Telefone”, em 1916. Trios elétricos surgiram em 1950 com Dodô e Osmar, que colocaram instrumentos amplificados em um caminhão. A primeira escola de samba, criada no Rio de Janeiro em 1928, foi a Deixa Falar, hoje Estácio de Sá. Os clássicos “Mamãe Eu Quero”, “Allah-la-ô” e “Me Dá Um Dinheiro Aí” estão entre as marchinhas mais tocadas até hoje. 
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Terra do Tapete: Feira de Artesanato em PE começa nesta quinta

Publicados

em

A cidade de Lagoa do Carro, localizada na região da Mata Norte de Pernambuco, recebe a partir desta quinta-feira a 17ª edição da Feira do Tapete e Artesanato. O município é reconhecido nacionalmente como “Terra do Tapete” por sua tradição na produção artesanal deste item, que é símbolo da cultura popular.

O evento, promovido pela Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro, segue até o próximo domingo e reúne artesãos independentes, entidades, prefeituras e representantes de programas sociais numa programação que, além da comercialização produtos artesanais, tem previsto também oficinas, palestras, lançamento de livros, atrações infantis e shows. Neste primeiro dia, também está sendo oferecida a emissão ou renovação da Carteira de Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro, criado em 1991.

Famosa por ser uma das maiores referências vivas da tapeçaria artesanal na região, Maria José, conhecida como Mestra Lia, é a homenageada desta edição. Com 67 anos, Mestra Lia aprendeu a fazer tapete aos 16 e trabalha com tapeçaria há mais de 50 anos.

Cerca de 130 stands apresentam os trabalhos de vários artesãos, não só de Pernambuco, mas de outros estados nordestinos convidados. As ações irão se concentrar na Praça da Soledade e na Praça Manoel Barbosa.

Além das tapeçarias, os visitantes terão contato com outras manifestações do artesanato tradicional como a cerâmica, olaria, bordados, rendas, esculturas em madeira, arte indígena, produtos de fibras naturais e arte santeira.

A programação detalhada pode ser conferida no Instagram @associacaodastapeceiras


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA