Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá recolhe 40 toneladas de lixo durante 5 dias de Carnaval
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou uma força-tarefa especial de limpeza durante os cinco dias de Carnaval, entre 14 e 18 deste mês, garantindo a manutenção da ordem e da saúde pública nos principais pontos de concentração de foliões e participantes de eventos religiosos na capital.
Ao todo, cerca de 40 toneladas de lixo, aproximadamente 5 toneladas por dia, foram recolhidas em oito locais estratégicos da cidade. Seis deles estiveram diretamente ligados à programação carnavalesca, com destaque para a Avenida Mato Grosso, a Praça da Mandioca e pontos nos bairros Tijucal, Planalto, Araés e Boa Esperança. Além das festividades tradicionais, a operação de limpeza também atendeu dois grandes eventos religiosos: o Vinde e Vede, considerado o maior encontro católico de Mato Grosso, e a Umadecre, tradicional evento evangélico que reúne milhares de fiéis.
Uma equipe reforçada de 70 trabalhadores foi mobilizada diariamente para executar a coleta e garantir que os espaços estivessem limpos e organizados a cada dia de evento, conforme programado. O trabalho incluiu varrição, recolhimento de resíduos e acondicionamento adequado do material coletado.
A quarta-feira (18) foi um dos dias mais críticos da limpeza, segundo o coordenador da limpeza da Limpurb, Marivaldo Damião da Silva, resultando em três caminhões trucados cheios de material somente no local do Vinde e Vede. As ações contaram com apoio da empresa Locar na coleta de lixo, especialmente na Avenida Mato Grosso, Praça da Mandioca, além dos eventos da Umadecre e do Vinde e Vede.
Apesar do volume expressivo, em torno de 40 toneladas, a maior parte do lixo recolhido diz respeito a garrafas de vidro, embalagens plásticas e papéis, materiais que poderiam, em grande parte, ser destinados à reciclagem quando descartados corretamente. Se não recolhido, o lixo afetaria drasticamente a situação visual da cidade, bem como causaria o entupimento de bocas de lobo e da rede de drenagem.
A Limpurb destaca que o trabalho da limpeza urbana é fundamental para assegurar a saúde pública, evitar a proliferação de pragas e preservar o meio ambiente. No entanto, reforça que a colaboração da população é indispensável todos os dias. O descarte adequado do lixo em locais apropriados contribui para a eficiência da coleta, reduz impactos ao meio ambiente e fortalece a cultura de responsabilidade coletiva.
A atuação intensiva durante o Carnaval evidencia o compromisso do poder público com a organização da cidade em períodos de grande movimentação, mas também a importância da conscientização da sociedade sobre o destino correto dos resíduos. Uma cidade limpa é resultado de um esforço conjunto, dever de todos que têm por ela o sentimento de pertencimento. “Em eventos grandiosos é difícil, por isso atuamos para evitar reflexos negativos e manter a cidade em ordem”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Alunos da Emeb Senhorinha ganham celulares e celebram destaque na Etapa Estadual do Fetran 2026
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá celebrou, juntamente com a comunidade escolar, a conquista dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Senhorinha Ana Alves de Oliveira, pela participação na Etapa Estadual do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2026. Como reconhecimento, os 12 estudantes inscritos na etapa receberam um aparelho celular cada, oferecido pela organização geral do Fetran, na sexta-feira (23). A conquista serviu de inspiração para os colegas na próxima edição do evento, em 2027.
Os estudantes ficaram em primeiro lugar na etapa municipal, com a peça “Trânsito Consciente”, na categoria infantil, conquistando os prêmios de melhor peça, melhor texto, melhor cenário, melhor figurino e melhor atriz. O resultado garantiu vaga na etapa estadual, realizada em Cuiabá, no início de outubro. Apesar do bom desempenho, não avançaram para a etapa nacional.
“Outros alunos manifestaram interesse em participar, estão animadíssimos. Os pais também relataram que houve mudanças em casa e na conscientização sobre o trânsito”, destacou a diretora da Emeb Senhorinha Ana Alves de Oliveira, Mônica Vicente de Oliveira Cunha.
Realizado pela 21ª vez, o Fetran é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com diversas instituições e as secretarias municipais de Educação, entre elas a de Cuiabá. O festival utiliza atividades educativas e culturais para estimular a reflexão sobre o trânsito, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
“A participação dos estudantes em iniciativas como a do Fetran fortalece o processo de aprendizagem para além da sala de aula, incentivando o trabalho em equipe, a criatividade e a responsabilidade social. O reconhecimento também representa um estímulo para que os alunos continuem se dedicando às atividades escolares e participando de projetos que ampliam seus conhecimentos”, avaliou a coordenadora técnica de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Maiza Pereira Lima, que também representou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.
Fetran 2026
O Fetran 2026 foi organizado em seis etapas regionais e uma etapa estadual, conforme o regulamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Cuiabá sediou a etapa regional de 17 a 21 de agosto, com oito espetáculos teatrais concorrendo nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil, e a etapa estadual, de 31 de agosto a 4 de setembro, com 20 espetáculos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso14 horas atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Mato Grosso5 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Várzea Grande15 horas atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Opinião6 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso6 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Coluna VIP MT14 horas atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Rondonópolis15 horas atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande14 horas atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo










