Cuiabá

Secretária de Saúde realiza visita técnica na USF Alvorada e discute ampliação de equipe

Publicado em

Cuiabá

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, realizou nesta terça-feira (24) uma visita técnica à Unidade de Saúde da Família (USF) Alvorada, em Cuiabá. A agenda contou com a participação do vereador Sargento Joelson (PSB), da secretária-adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, além de lideranças comunitárias da região.

Durante a visita, foram avaliadas as condições estruturais da unidade e a capacidade de atendimento à população. Atualmente, a USF Alvorada conta com cerca de 7 mil pacientes cadastrados e aproximadamente 11 mil pessoas mapeadas na área de abrangência. Diante da alta demanda, a comunidade apresentou a necessidade de implantação de uma segunda equipe de Saúde da Família, com o objetivo de ampliar a oferta de atendimentos e fortalecer a assistência básica na região.

Também foi discutida a proposta de destinação de emenda parlamentar de autoria do vereador Sargento Joelson para a unidade. O recurso deverá contribuir para o fortalecimento da estrutura física e para viabilizar a ampliação dos serviços, incluindo a formação de mais uma equipe para reforçar o atendimento à população.

A secretária Danielle Carmona destacou a importância do diálogo com a comunidade e do acompanhamento presencial das demandas. “Nosso compromisso é garantir que a Atenção Primária esteja estruturada para atender bem a população. Sabemos que a demanda aqui é alta e vamos avaliar, com responsabilidade técnica e orçamentária, a viabilidade da implantação de uma nova equipe para ampliar a cobertura e dar mais resolutividade aos atendimentos”, afirmou.

O vereador Sargento Joelson também ressaltou a necessidade de fortalecer a unidade. “A USF Alvorada atende uma região muito populosa e precisa de suporte para continuar prestando um serviço de qualidade. Nosso mandato está à disposição para contribuir com emenda parlamentar, visando melhorias na estrutura e a ampliação da equipe, atendendo a um pedido legítimo da comunidade”, pontuou.

A última reforma realizada na USF ocorreu há quatro anos. A unidade dispõe atualmente de 19 colaboradores e conta com farmácia, consultório de enfermagem, sala de vacina, três consultórios médicos, sala de pré-consulta, laboratório, consultório odontológico e DML (Depósito de Material de Limpeza).

A visita reforça o compromisso da gestão municipal com o acompanhamento das unidades básicas de saúde e com o diálogo direto com a comunidade, buscando soluções que garantam melhorias no atendimento e mais qualidade na assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa

Publicados

em

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.

A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.

Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.

A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.

“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.

E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.

E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.

“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.

Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.

“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.

Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA