Cuiabá

Prefeito de Cuiabá participa do Conecta T21 e amplia diálogo sobre síndrome de Down

Publicado em

Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, defendeu a criação de um espaço exclusivo para pessoas com síndrome de Down durante o evento ASDMT “Conecta T21”, com o tema “Envelhecimento e Educação”, realizado em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

Realizado na noite desta sexta-feira (20) no auditório do Cuiabá Lar Shopping, o “Conecta T21” reuniu instituições, autoridades, familiares e representantes da sociedade civil em um momento marcado por informação, diálogo e pelo fortalecimento da inclusão.

Brunini destacou que o projeto da Casa do Autista deverá atender pessoas neurodivergentes, incluindo aquelas com síndrome de Down, mas afirmou que deseja a criação de um espaço próprio voltado especificamente a esse público. Para viabilizar a iniciativa, ressaltou que são necessários cerca de R$ 8 milhões em recursos, que podem ser obtidos por meio de emendas parlamentares.

“Se conseguirmos cerca de R$ 8 milhões, podemos transformar um espaço público em um centro especializado para atender essa demanda. Esse é um desejo muito grande que eu tenho. As pessoas com síndrome de Down são plenamente capazes de trabalhar, constituir família e ter autonomia, mas precisam de um ambiente adequado, de um espaço próprio com atendimento mais específico. Por isso, faço um apelo à classe política e à sociedade: precisamos unir forças para viabilizar esse projeto. Se conseguirmos recursos, podemos tirar esse sonho do papel”, destacou o prefeito.

O secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, ressaltou o caráter intersetorial do trabalho da gestão do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, com a integração de áreas como saúde e educação em ações conjuntas com instituições, a fim de promover políticas públicas efetivas que assegurem qualidade de vida.

A programação contou com palestras enriquecedoras. Entre elas, a doutora geriatra Andreia Casarotto abordou o tema “Envelhecimento da Pessoa com T21”. Também participou a psicopedagoga Sandra Maria do Prado, que tratou do desenvolvimento da leitura e da escrita em pessoas com síndrome de Down.

Segundo a especialista, com estímulos adequados e acompanhamento especializado, essas crianças têm plena capacidade de aprender e se desenvolver. “São crianças inteligentes e capazes, desde que tenham acesso a métodos corretos e profissionais preparados”, ressaltou.

A noite de aprendizado, escuta e conexão também foi marcada por depoimentos emocionantes e pela apresentação de balé dos alunos da Pestalozzi, Valdemar Júnior e Magali, que utiliza cadeira de rodas.

Rosângela de Almeida Brito celebrou a conquista do filho, Vinícius de Brito, de 33 anos, que tem síndrome de Down e foi aprovado no curso de Jornalismo da Unemat, após anos de dedicação. “Cada conquista dele é uma alegria enorme. Eventos como esse mostram que não estamos sozinhos.”

Vinícius contou que escolheu o curso de Jornalismo por admirar o pai, o jornalista Onofre Júnior. Ele, que também atua no Tribunal de Contas, destacou a importância de persistir nos sonhos. “É possível realizar. A aprovação foi uma grande vitória e quero que outras pessoas também consigam.”

Outro relato importante foi do pai, Edemilson de Lima, que defendeu a inclusão no mercado de trabalho. Ele enfatizou que pessoas com síndrome de Down são comprometidas, responsáveis e plenamente capazes de desempenhar suas funções com excelência.

Sua filha, Marília Freitas de Lima, de 29 anos, que também tem a condição, compartilhou a alegria de participar do evento. “Estou muito feliz! Esse evento é legal e fantástico. Eu trabalho na Assembleia Legislativa, sou uma servidora exemplar e trabalho para construir meu futuro. Amanhã vou completar nove anos na ALMT”, afirmou Marília, carinhosamente chamada de artista pela família.

O presidente da Associação de Síndrome de Down, Leonardo Zara, enfatizou que o evento representa um avanço importante. Em Cuiabá, cerca de 150 pessoas com síndrome de Down são atendidas diretamente pela associação. Considerando o envolvimento das famílias, esse trabalho alcança aproximadamente 500 pessoas.

“Nosso objetivo é levar informação e acolhimento às famílias, desde o diagnóstico até a vida adulta. Ainda enfrentamos desafios, principalmente na educação e na saúde, mas momentos como esse são fundamentais para avançarmos”, afirmou Leonardo Zara.

Com a participação de representantes da Pestalozzi Cuiabá, APAE Cuiabá, Feapaes-MT, além de parceiros da rede privada e familiares de pessoas com síndrome de Down, o encontro também contou com a presença do vereador Dilemário Alencar, que atua em defesa da causa. O “Conecta T21” reforçou a importância da informação como ferramenta de inclusão.

Na oportunidade, foram apresentados os direitos das pessoas com síndrome de Down e orientações sobre como obter a carteirinha digital. Outro avanço destacado foi a apresentação da TECA 21, uma inteligência artificial desenvolvida para auxiliar pais e responsáveis com informações, orientações e até encaminhamento de denúncias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Educação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá realizou, na sexta-feira (16), o evento Educação Especial Inclusiva: Diálogos em Rede, que reuniu cerca de 150 profissionais no auditório Maestro China, na sede da pasta. O encontro marcou o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvido ao longo do ano letivo, em parceria com o Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), e promoveu a troca de experiências, a apresentação de práticas pedagógicas e o planejamento de ações para 2027, considerando os conhecimentos construídos ao longo de 2026. Atualmente, 55 alunos com deficiência visual são atendidos pelo município.

Segundo a coordenadora da Educação Especial da SME, Neuraídes Ribeiro, a parceria proporcionou aos professores das salas de recursos multifuncionais vivências práticas sobre a realidade das pessoas com deficiência visual, além de conhecimentos específicos sobre o braile e sua aplicação no processo de aprendizagem dos estudantes.

“Quando os professores vão até o Instituto dos Cegos, conhecem o ambiente e compreendem como a pessoa com deficiência visual lida com as situações do dia a dia. Somado ao conhecimento específico do braile, isso contribui para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, explicou.

Para Neuraídes, é fundamental reconhecer as capacidades e potencialidades desses estudantes, que vão além das barreiras impostas pela deficiência visual. O aprimoramento das práticas pedagógicas contribui para garantir uma educação inclusiva que respeite as particularidades dos estudantes e favoreça seu desenvolvimento integral.

A programação contou com a apresentação da banda Os Bengalas, formada por pessoas com deficiência visual vinculadas ao Instituto dos Cegos. Os músicos desenvolvem atividades artísticas em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso, demonstrando as possibilidades de participação e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência. Uma das integrantes da banda é a professora de música do Instituto, Sabrina Vitória Souza Santos, que já foi aluna da rede.

“Quando olhamos para uma pessoa com deficiência visual, precisamos pensar em seu desenvolvimento para toda a vida. Apesar da barreira visual, são pessoas com total condição de se desenvolver no contexto da aprendizagem e também profissionalmente, a exemplo dos músicos”, ressaltou.

A diretora pedagógica do Instituto dos Cegos, Délia Claudete Schneider, destacou a importância das formações realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para compartilhar conhecimentos, refletir sobre as práticas pedagógicas e construir propostas para 2027, com base científica e experiências exitosas.

“A inclusão exige condições adequadas para o desenvolvimento dos estudantes, e o Instituto está à disposição para apoiar as escolas, fortalecendo o trabalho conjunto com os profissionais da educação diante dos desafios e das diferentes necessidades da Educação Especial”, ressaltou.

Ivone Machado, diretora de ensino da SME, explicou a importância da parceria com o Instituto dos Cegos, com foco na formação continuada dos profissionais que atendem alunos com deficiência visual.

“Atualmente, temos cerca de 55 estudantes com essa condição na rede, e a capacitação é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas, garantindo mais qualidade no atendimento e no processo de ensino-aprendizagem”, frisou.

O secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, participou da abertura e afirmou que a inclusão é uma parte muito importante da educação.

“Eu sempre falo que os professores têm um desafio enorme pela frente e o enfrentam todos os dias, mas, quando se fala da parte de inclusão, o desafio é um pouco maior, em função de, às vezes, não terem condições suficientes lá na ponta para fazer os atendimentos necessários. O nosso propósito, na Secretaria, é dar esse suporte para que vocês, professores, tenham o apoio e consigam executar um trabalho de excelência para as pessoas que precisam”, pontuou.

O evento reuniu coordenadores pedagógicos, professores das salas de recursos multifuncionais e representantes do Instituto dos Cegos, fortalecendo a integração entre os profissionais e as instituições parceiras.

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO

Atualmente, o Icemat atende 16 estudantes da rede municipal de ensino, e a meta é encaminhar 100% dos alunos com deficiência visual para atendimento especializado pelo Instituto. A convivência com outras pessoas que compartilham da mesma condição visual contribui para a construção de uma autoimagem positiva e para o reconhecimento das próprias potencialidades.

Para 2027, está prevista a continuidade da parceria para o atendimento dos alunos da rede municipal, a formação continuada dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado e a implantação do Núcleo de Produção e Adaptação de Material para Estudantes com Deficiência Visual, que está em fase de estruturação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA