Sinop

Páscoa na Praça atrai turistas e impulsiona a economia local em Sinop

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, tem consolidado a Páscoa na Praça como um importante atrativo turístico e econômico do município. Além de moradores da cidade, a iniciativa reúne visitantes de diferentes regiões, que passam pela cidade e encontram na Praça da Bíblia um espaço de lazer, cultura e convivência familiar.

Entre os turistas que prestigiaram a programação está a analista de sistemas, Alesandra Stabelini, que visitou o local no último domingo (29), acompanhada da família. Ela destacou a experiência positiva e o diferencial da estrutura montada. “Achei o ambiente bem familiar, cheio de crianças, com uma decoração linda e até coelhinhos de verdade. Foi algo diferente de tudo que já vi em outras cidades”, afirmou.

A visitante também ressaltou o clima acolhedor do evento. “O ambiente faz com que nos conectamos ainda mais às crianças, nos dá a sensação de ser criança novamente. É contagiante a energia maravilhosa do ambiente”, pontuou Stabelini.

Ainda de acordo com a turista, iniciativas como essa contribuem diretamente para o desenvolvimento do município. “Atrativos assim podem atrair não somente moradores, mas também visitantes de outras cidades, e isso agrega muito ao município, movimenta a economia local e deixa tudo mais interessante para todos que chegam”, completou Alesandra.

Além dela, outros turistas também têm se encantado com a proposta. A comerciante goiana, Patrícia Almeida, que veio passar a páscoa com sua família em Sinop, destacou a organização e o potencial turístico do evento. “Eu já tinha vindo em Sinop há muitos anos e, depois, nunca mais. Agora vim visitar meus parentes e me surpreendi bastante. A cidade está linda, organizada, e a Praça virou um ponto turístico de verdade. Isso faz até com que a gente queira ficar mais tempo e conhecer outros lugares daqui”, disse.

O impacto da Páscoa na Praça vai além da experiência cultural e reflete positivamente na economia. Desde o início da programação, a movimentação de visitantes tem refletido no aumento da ocupação hoteleira, no fluxo em restaurantes e no crescimento das vendas no comércio do entorno da Praça da Bíblia. Conforme divulgado anteriormente, a movimentação e as vendas no local triplicaram.

A diretora de Turismo, Leidiane Viegas, reforçou que o evento amplia o potencial turístico de Sinop. “A Páscoa na Praça está atraindo pessoas de municípios vizinhos e até mesmo de outras regiões do país, que estão na cidade a passeio e aproveitando essa oportunidade de viver um momento agradável em família. Isso é muito importante porque, quando conseguimos unir cultura, lazer e acolhimento, criamos um ambiente favorável para o turismo e, consequentemente, para o fortalecimento da economia local”, destacou.

Leidiane ainda acrescentou o papel estratégico da iniciativa. “Esse tipo de ação gera um efeito em cadeia. A pessoa vem conhecer a praça, consome no comércio local, se hospeda, frequenta restaurantes e passa a reforçar Sinop como um destino interessante”, afirmou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, aproveitou a oportunidade para reforçar o convite à população e aos turistas. “Estaremos aqui até esse próximo domingo, dia 5 de abril. Todos são nossos convidados especiais, para virem à Praça da Bíblia e prestigiar a Páscoa na Praça. Está tudo realmente muito lindo, uma decoração incrível, com atrações culturais e interativas para toda a família, sem falar no ‘Cantinho dos Coelhinhos’ com coelhos reais que está encantando a criançada”, convidou.

Com uma programação que inclui decoração temática, espaços interativos, apresentações culturais e ambiente voltado para as famílias, a Páscoa na Praça tem se consolidado como um dos principais eventos sazonais de Sinop, reforçando a vocação do município para o turismo de experiência e ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico.

A Páscoa na Praça fica disponível durante toda a semana e vai até o próximo domingo, dia 5 de abril. Aos sábados e domingos, sempre a partir das 17h, o espaço conta com apresentações culturais da Escola Municipal de Artes (EMA) e com o “Cantinho dos Coelhinhos” para interação com as famílias.

 

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Podemos oficializa candidatura de Scheila Pedroso a deputada estadual por Mato Grosso

Publicados

em

A FILHA DO NORTÃO

 

Convenção partidária homologou o nome da arquiteta e urbanista para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa; lideranças de Sinop participaram do ato e reforçaram apoio à candidatura

O Podemos oficializou, nesta terça-feira (4), a candidatura de Scheila Pedroso a deputada estadual por Mato Grosso. O nome da arquiteta e urbanista foi homologado durante a convenção estadual do partido, marcando sua entrada oficial na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Scheila chega à disputa com uma trajetória construída principalmente em Sinop e na região norte do estado e com a defesa de uma maior representatividade do Nortão entre suas principais bandeiras. A presença de lideranças políticas de Sinop durante a convenção reforçou a articulação em torno de sua candidatura.

Entre os presentes estava o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), além de vereadores e outras lideranças do município. Mesmo filiado a outro partido, Dorner participou da convenção do Podemos e declarou publicamente seu apoio.

“Eu sou do PL, mas vim para a convenção do Podemos prestigiar a minha candidata, Scheila Pedroso”, afirmou o prefeito durante entrevista no evento.

Para Scheila, a presença das lideranças de Sinop demonstra que a candidatura nasce respaldada por uma articulação política construída na região e que busca ampliar a representação do norte de Mato Grosso na Assembleia Legislativa.

“Nós chegamos aqui com um grupo forte e, principalmente, muito representativo. Tenho ao meu lado o prefeito Roberto Dorner, vereadores de Sinop e lideranças que acreditam que o Nortão precisa ampliar sua voz na Assembleia. Essa união também é fruto de uma articulação liderada pelo deputado Max Russi para fortalecer a nossa região. E assumo essa candidatura com outra responsabilidade que considero fundamental: representar a força das mulheres de Mato Grosso. Nós podemos e vamos ampliar a presença feminina na Assembleia Legislativa”, afirmou Scheila.

A manifestação de Dorner durante a convenção também representa uma mudança pública de posicionamento em relação ao projeto político de Scheila. Os dois foram casados e, recentemente, o prefeito declarou que a decisão dela de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa esteve entre as divergências que contribuíram para o fim do relacionamento.

Desde então, Dorner passou a manifestar uma posição diferente. Diante da construção da candidatura, da receptividade ao nome de Scheila e, segundo suas próprias declarações, do reconhecimento de sua competência e preparo, o prefeito decidiu apoiá-la na disputa.

A presença na convenção e a declaração de que Scheila é “minha candidata” tornaram público esse novo posicionamento. Prefeito de Sinop em seu segundo mandato e ex-deputado federal por Mato Grosso, Dorner soma seu apoio ao de outras lideranças políticas do município que estiveram presentes na oficialização da candidatura.

“Hoje eu recebo esse apoio com muita responsabilidade. Tenho uma história construída em Sinop e no Nortão e sei da força que a nossa região tem para Mato Grosso. Ver tantas pessoas que conhecem o meu trabalho acreditando nesse projeto mostra que estamos construindo algo que vai muito além de uma candidatura individual. Queremos fortalecer politicamente a nossa região e fazer com que as demandas dos nossos municípios tenham cada vez mais espaço nas decisões do Estado”, destacou Scheila.

Trajetória e bandeiras

Arquiteta e urbanista, Scheila Pedroso construiu sua trajetória profissional e pública em Sinop. Entre 2021 e 2024, esteve à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, função da qual se afastou dentro do prazo eleitoral para disputar as eleições de 2026.

Sua passagem pela administração municipal teve atuação especialmente voltada às áreas social, habitacional e de planejamento urbano. A habitação de interesse social tornou-se uma das principais bandeiras de sua trajetória, ao lado das políticas para mulheres, inclusão, acessibilidade, proteção social e atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Scheila também presidiu a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), experiência que ampliou sua interlocução com gestores e representantes de diferentes municípios do estado.

Natural de Terra Nova do Norte, Scheila viveu em Sorriso e está radicada em Sinop desde 2012. Essa trajetória pelo norte mato-grossense é um dos pilares da candidatura, que pretende ampliar a presença política da região na Assembleia Legislativa.

A representatividade feminina também estará entre as principais pautas da campanha. Scheila defende a ampliação da presença das mulheres nos espaços de decisão política e aponta sua candidatura como parte desse movimento.

“Quero chegar à Assembleia preparada para representar a nossa região, mas também consciente de que cada mulher que ocupa um espaço de decisão abre caminho para outras. Mato Grosso tem mulheres preparadas, que lideram suas comunidades, suas empresas, suas famílias e o serviço público. Precisamos dessa força também dentro do Parlamento”, afirmou.

Com a homologação pelo Podemos, Scheila Pedroso passa oficialmente à condição de candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. A candidatura inicia a nova fase tendo Sinop e o Nortão como uma de suas principais bases de articulação e com o objetivo de ampliar esse diálogo para os demais municípios de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA