Polícia
Policiais militares concluem curso do Proerd e recebem credenciamento internacional
Polícia
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (2.4), a entrega de medalhas de mérito do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em comemoração aos 25 anos de história em Mato Grosso.
A solenidade marcou ainda o encerramento do Curso Nacional de Instrutores e o credenciamento internacional como Centro de Treinamento do programa. O reconhecimento foi entregue pelo representante do Drug Abuse Resistance Education (DARE) Americano, Rafael Morales.
O curso reuniu 26 policiais militares de diferentes regiões do Estado, que passaram por uma intensa capacitação voltada à prevenção ao uso de drogas e à promoção da cidadania entre crianças e adolescentes. Com a conclusão, os formandos estão aptos a atuar como instrutores do programa em escolas de todo o Estado.
O novo credenciamento internacional reconhece a Polícia Militar de Mato Grosso como referência na formação de profissionais do Proerd, permitindo que a corporação também passe a capacitar policiais de outros Estados, seguindo padrões internacionais.
“A jornada está apenas começando. Vocês se tornam líderes, educadores e exemplos da sua comunidade. O DARE parabeniza cada um pela dedicação, esforço e empenho de querer fazer a diferença na vida de muitas crianças e jovens”, declarou Morales.
O coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, explicou que o programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar.
As atividades visam levar informações por meio de ações e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.
“O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escolas e famílias, com intuito de preparar crianças e jovens para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto visa, ainda, estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, enfatizou o tenente-coronel Darwin.
O comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André William Dorileo, destacou a importância da conquista para a instituição. O coronel ressaltou que a certificação fortalece o papel da corporação como referência nas políticas públicas de enfrentamento e combate às drogas.
Somente em 2025, o programa formou mais de 28 mil alunos e teve mais de 370 mil atendimentos em Mato Grosso.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso da Polícia Militar de Mato Grosso com a educação preventiva e com a formação de qualidade dos nossos policiais. Somos uma instituição que investe na preparação e capacitação contínua do efetivo, e hoje colhemos os frutos desse trabalho, sendo reconhecidos também no cenário internacional”, apontou o coronel Dorileo.
Fonte: PM MT – MT
Polícia
Dois são presos por roubar veículo e obrigar vítima a fazer transferência bancárias
A Polícia Civil de Mato Grosso esclareceu nesta quinta-feira (17), horas após o crime, um caso de roubo majorado e extorsão mediante restrição da liberdade da vítima, praticado em Cuiabá.
Durante as diligências conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), três homens foram presos, o veículo roubado foi recuperado e os objetos utilizados no crime foram apreendidos.
A investigação foi iniciada logo após a vítima procurar a unidade policial e relatar que permaneceu sob o domínio dos criminosos durante toda a madrugada. No período, ela foi agredida, ameaçada de morte e obrigada a realizar transferências bancárias mediante violência. Além dos valores obtidos por meio da extorsão, os autores também subtraíram o veículo Honda HR-V da vítima.
Após o registro da ocorrência, investigadores e escrivães da unidade iniciaram diligências ininterruptas, conseguindo identificar, localizar e prender todos os envolvidos poucas horas depois. A ação também resultou na recuperação do veículo e na produção de provas que permitiram o completo esclarecimento do caso.
Durante as diligências, os policiais civis apreenderam um simulacro de arma de fogo, uma faca utilizada para ameaçar a vítima e a chave do veículo roubado, objetos que reforçaram a dinâmica criminosa apurada pela investigação.
Também foram reunidos elementos que apontam que um terceiro investigado teria recebido, em sua conta bancária, parte dos valores obtidos por meio da extorsão. A participação dele seguirá sendo apurada no inquérito policial.
Os suspeitos (sendo um de 27 e dois de 34 anos) foram autuados em flagrante. Em relação aos dois principais investigados, a autoridade policial representou pela decretação da prisão preventiva, em razão da gravidade dos fatos, dos elementos de prova reunidos e da necessidade de garantia da ordem pública.
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política3 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política11 horas atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Cuiabá4 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Mato Grosso4 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Política1 dia atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Várzea Grande6 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida













