Polícia
Polícia Civil cumpre prisões de faccionados envolvidos em roubo e intimidação de vítima em São José do Xingu
Polícia
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (6.4), a Operação Lex Silentii, para cumprimento de dois mandados de prisão preventiva dentro de investigações de crimes de ameaça, roubo e cárcere privado, ocorrido no município de São José do Xingu.
As ordens judiciais foram decretadas pela Comarca de Porto Alegre do Norte com base em investigações conduzidas pela Delegacia de São José do Xingu com apoio da Delegacia Regional de Vila Rica. Os investigados responderão pelos crimes de roubo majorado, corrupção de menores e coação no curso do processo.
Os crimes praticados contra uma vítima de 50 anos de idade, ocorreram no dia 26 de março, no alojamento de uma empresa em São José do Xingu. Quando foi submetida a restrição de liberdade, ameaças e subtração de bens por integrantes de facção criminosa atuante na região.
Na ocasião, três pessoas, entre elas um menor de idade, chegaram ao local à procura de alguém específico. Após a vítima informar que desconhecia a pessoa mencionada, foi imobilizada e mantida amarrada por aproximadamente uma hora e meia, sob o pretexto de “averiguação”, de eventual vínculo com facção rival.
Durante o período em que esteve com sua liberdade cerceada, os criminosos realizaram chamadas de vídeo com uma suposta liderança da facção criminosa, buscando orientação sobre o destino da vítima. Ao final, os autores deixaram o local levando o aparelho celular e a quantia de R$ 100.
No dia seguinte, a vítima compareceu à Delegacia de Polícia e registrou a ocorrência. Contudo, após tomarem conhecimento do fato e das diligências iniciais empreendidas pela Polícia Civil, integrantes da facção passaram a ameaçar a vítima de morte, com o intuito de intimidá-la e obstruir a atuação policial.
Com base nos elementos informativos reunidos nas investigações, o delegado de São José do Xingu, Onias Estevam representou pela prisão preventiva de dois suspeitos adultos envolvidos nos fatos, medida que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário. Durante o cumprimento do mandado de prisão de um deles, foram encontradas algumas pedras de crack e dinheiro em espécie, sendo, então, autuado por tráfico de drogas.
“É uma resposta rápida da Polícia Civil, que mostra que qualquer forma de intimidação contra a população não será tolerada e que todos aqueles que tentarem impedir ou embaraçar a atuação da Justiça serão rigorosamente investigados e responsabilizados na forma da lei”, disse o delegado.
Nome da Operação
Lex Silentii (Lei do Silêncio), faz referência à prática recorrente de facções criminosas de tentar impor o medo à população por meio de ameaças e punições severas, com o objetivo de impedir que vítimas e testemunhas procurem as autoridades públicas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
MC Mestrão preso por envolvimento com facção é solto neste sábado
Odanil Gonçalo Nogueira da Costa, conhecido como “MC Mestrão”, preso no dia 31 de março, suspeito de envolvimento com uma facção criminosa e apologia ao crime em canções, durante a Operação Ruptura CPX, em Cuiabá, ganhou a liberdade neste sábado (11).
Mestrão foi solto no início da tarde e foi recebido do lado de fora do Fórum por parentes e amigos. Com o alvará de soltura na mão, o MC mostrou sorriso no rosto.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito interpretava músicas com referências diretas à organização criminosa e citava nas letras práticas ilícitas como os “salves” e golpes de estelionato.
As investigações também apontaram que o investigado mantinha contato com membros de alto escalão da facção e frequentava locais utilizados como pontos de encontro de integrantes do grupo.
Além disso, a polícia identificou indícios de que ele também prestava apoio logístico aos integrantes, incluindo a disponibilização de locais para ocultação de veículos de origem ilícita.
Mesmo liberado, Mestrão continua sendo investigado e deverá cumprir medidas cautelares para continuar com o benefício de soltura.
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Coluna VIP MT2 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso6 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Rondonópolis5 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Cuiabá3 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá





