Sinop
Com ação itinerante, Sinop ultrapassa 2,3 mil doses aplicadas da vacina contra influenza
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde — setor de imunização —, já aplicou mais de 2,3 mil doses contra o vírus da influenza, causador da gripe. O número foi alcançado com a ação itinerante de vacinação realizada pelo poder público no último sábado (4), no estacionamento do Supermercado Machado Supercenter. O estabelecimento fica localizado no bairro São Cristóvão.
Somente na ação descentralizada, o município vacinou mais de 200 pessoas que integram o grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Além do imunizante contra a gripe, a Prefeitura também aplicou mais de 120 doses das demais vacinas incluídas no PNI. O coordenador do setor de imunização, João Breganó, explica que as ações itinerantes são fundamentais para ampliar a cobertura vacinal da cidade.
“A vacinação itinerante, descentralizada, é uma ferramenta importante para a ampliação da cobertura vacinal da cidade, porque funciona como uma busca ativa. Com essa ação, levamos o serviço para próximo da população e em horário que permite o comparecimento. Muitas vezes, a pessoa não consegue ir à UBS para atualizar a caderneta, porque funciona em horário comercial, e, no sábado, ela tem tempo e comparece”, disse.
A busca por imunizar a população continua. No sábado, dia 11 de abril, uma equipe de vacinadores estará no estacionamento do Super Atacado Machado Vitória Régia. O estabelecimento fica localizado na Avenida André Maggi, bairro Jardim dos Ipês. O atendimento será das 8h às 15h30. “Será uma nova oportunidade para a população buscar a atualização da caderneta de vacinas. Todos os imunizantes do PNI estarão disponíveis, inclusive o da influenza”, reforçou Breganó.
De segunda à sexta-feira, das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacina, farão as aplicações. Nos Centros Integrado de Atendimento (CIA’s) as aplicações acontecem das 6h às 17h30.
Quem pode receber o imunizante contra a gripe?
Neste primeiro momento, apenas os grupos prioritários definidos pelo Governo Federal receberão os imunizantes. Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:
Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;
Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Meta
O Ministério da Saúde busca imunizar, ao menos, 90% da população inserida em cada um dos grupos prioritários definidos.
Vacina
A vacina influenza trivalente é uma suspensão injetável composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativadas, fragmentadas e purificadas.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade, distribuição global e tendência a se disseminar facilmente na população. No Brasil, a vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios de importância em saúde pública monitora os casos e óbitos por influenza por meio da estratégia da vigilância sentinela da síndrome gripal (SG) e da vigilância universal da síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Os casos clínicos de influenza podem variar de SG a SRAG e, em algumas situações, evoluir para óbito. Trata-se de uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos de influenza A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por surtos e epidemias sazonais e, no caso da influenza A, também por pandemias em seres humanos. Em 2009, o vírus influenza A foi associado à pandemia de Influenza A (H1N1).
Sinop
CAPSi e CAPS de Sinop recebem destaque na Assembleia Legislativa de MT por promoção à saúde mental
O município de Sinop mais uma vez é destaque no estado de Mato Grosso ao ser reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na área da saúde. Desta vez, as instituições Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) foram homenageadas pelos atendimentos realizados.
As moções de aplauso foram concedidas pelo deputado estadual Carlos Avallone como forma de reconhecimento aos profissionais e às instituições públicas por se destacarem na promoção da saúde mental no estado de Mato Grosso.
Larissa Azevedo, coordenadora do CAPSi, celebrou a homenagem e considera o título como um reconhecimento ao trabalho árduo realizado por toda a equipe da instituição, que tem como foco o atendimento a crianças e adolescentes com demandas em saúde mental.
“Receber uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Carlos Avallone, é motivo de grande orgulho para toda a equipe do CAPS Infantojuvenil. Esse reconhecimento valoriza o trabalho que realizamos diariamente, com dedicação, escuta qualificada e cuidado com nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, disse.
Larissa acrescenta ainda que “é também a confirmação de que a saúde mental tem ganhado a atenção que merece e de que estamos contribuindo de forma efetiva para o bem-estar da população de Sinop. Seguimos ainda mais motivados a fortalecer nossos serviços e ampliar o acolhimento”, comentou.
As instituições CAPS e CAPSi já realizaram, neste ano, mais de 11.8 mil atendimentos psicossociais. No ano passado, as instituições acumularam 22.125 mil atendimentos.
-
Cuiabá4 dias atrásCabaré com Leonardo e Bruno & Marrone é adiado em Cuiabá
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá4 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Rondonópolis6 dias atrásAlessandra Ferreira transforma assistência social e vira vitrine política em Rondonópolis
-
Mato Grosso7 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Cuiabá9 horas atrásBeleza, sofisticação e boas energias: o papel doscristais na iluminação
-
Mato Grosso4 dias atrásPrefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis





