Cultura

Festival de documentários “É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira

Publicado em

Cultura

Começa nesta quinta-feira (9), no Rio de Janeiro e em São Paulo, o festival de documentários “É Tudo Verdade”, considerado um dos principais eventos de cinema documental da América Latina. A edição de número 31 conta com 75 filmes, em sessões gratuitas em sete salas de cinema, até o dia 19 de abril.

Mostras

Os títulos que concorrem a premiações estão divididos em quatro mostras:  de longas e médias-metragens brasileiros e internacionais; e de curtas-metragens brasileiros e internacionais. Os documentários vencedores serão anunciados em cerimônia especial, no dia 18, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Todos os títulos contemplados com prêmios serão exibidos novamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, no último dia do evento.

Além do eixo de competições, a curadoria criou outras mostras, como Retrospectiva, Homenagens e É Tudinho Verdade, novidade voltada para o público infantil. O festival também disponibilizará dez curtas em streaming, com período de acesso de 20 de abril a 4 de maio.

O festival “É Tudo Verdade” qualifica as produções vencedoras nas competições brasileira e internacional para inscrição direta, visando a disputa do Oscar de melhor documentário.

A programação completa do evento está em etudoverdade.com.br.

*Com informações da Agência Brasil


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Mostra Outros Cinemas reúne produçoes de dez estados do Brasil

Publicados

em

Com programação totalmente gratuita, que celebra a produção audiovisual brasileira, começa nesta quinta-feira (15), em Fortaleza, Ceará, a 10ª Mostra Outros Cinemas. Todas as sessões acontecerão no Cinema do Dragão, que fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.

Ao todo, serão exibidas, até o próximo domingo (18), 15 produções representando 10 estados das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do país. Os filmes da mostra competitiva serão exibidos sexta (16) e sábado (17), a partir das 19h, e no domingo, a partir das 16h. O Júri da Crítica, formado por membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema, irá escolher o melhor curta-metragem brasileiro da seleção principal.

Um dos destaques da mostra é a homenagem ao cineasta Hermano Penna. A abertura nesta quinta, às 19h, será com a exibição de cópia restaurada do clássico Sargento Getúlio, lançado originalmente em 1983 e que tem a frente do seu elenco os atores Lima Duarte e Fernando Bezerra.

Outra obra restaurada que será exibida no encerramento do evento, no domingo, é o longa cearense O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry. A sessão será às 19h. O documentário de 1986 é considerado um dos mais importantes do gênero no cenário audiovisual brasileiro. O filme resgata a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, liderada pelo beato José Lourenço, no interior do Ceará.

A programação completa já está disponível no instagram @mostraoutroscinemas.
 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA