Cuiabá

Cuiabá reforça proteção animal e vistorias oficiais não apontam irregularidades no Canil Municipal

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Bem-Estar Animal, repudia as acusações divulgadas sobre o Canil Municipal e esclarece que não correspondem à realidade atual da unidade. As alegações são graves, não possuem comprovação e estão sendo tratadas com responsabilidade.

Parte das informações é falsa ou refere-se a registros antigos, de período em que o Canil passava por reforma e adequações sanitárias. Desde então, a estrutura e os fluxos de atendimento foram reestruturados.

Em relação à acusação de acondicionamento de animal vivo em freezer, não há qualquer evidência formal que comprove o fato.

Uma vistoria realizada pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), em 15 de abril de 2026, não constatou irregularidades compatíveis com as denúncias, apontando condições adequadas de limpeza, organização e funcionamento.

O relatório também verificou higienização frequente das baias, fornecimento regular de água e alimentação, separação de animais doentes e suporte por clínicas veterinárias parceiras.

Além do Juvam, o Canil Municipal passou por fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) em 20 de fevereiro de 2026, com apontamentos técnicos e prazos para adequações, dentro dos procedimentos regulares de acompanhamento do órgão.

“A atual gestão promoveu melhorias estruturais, reforço da equipe técnica e implantação de protocolos e controles, garantindo maior organização e rastreabilidade dos atendimentos”, desta a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.

Como resultado da reestruturação, foram realizados 781 atendimentos no primeiro bimestre, com mais de 356 denúncias apuradas, além de vacinação e castrações contínuas. A Prefeitura informa ainda que denúncias comprovadamente falsas serão formalmente encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas responsabilizações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande

Publicados

em

Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.

Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.

A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.

Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.

Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.

Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.

Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.

A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).

Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA