Cuiabá

Prefeito recebe alunos e dialoga sobre transparência de forma lúdica em Cuiabá

Publicado em

Cuiabá

A manhã desta terça-feira (5) foi marcada por aprendizado e aproximação entre poder público e estudantes em Cuiabá. O prefeito Abilio Brunini recepcionou cerca de 50 alunos do 4º e 5º anos da Emeb Madre Marta Cerutti em seu gabinete, durante a abertura da Semana da Transparência Pública, promovida pela Controladoria Geral do Município.

De forma lúdica e acessível, o prefeito conversou com as crianças sobre como funciona a gestão pública e a importância da transparência no uso dos recursos. Utilizando exemplos do cotidiano, como o custo de materiais escolares e da merenda, ele explicou que o dinheiro público vem dos impostos pagos pela população e deve ser bem administrado.

“Administrar a cidade é como cuidar do seu próprio dinheiro. A gente precisa saber quanto custam as coisas para decidir onde investir e garantir que tudo seja feito da melhor forma possível”, destacou o prefeito.

Durante a atividade, os estudantes também foram incentivados a participar ativamente do controle social. “Se vocês aprenderem desde agora o que é transparência e como o dinheiro público deve ser usado, poderão ajudar a melhorar a cidade e até ocupar cargos importantes no futuro”, completou.

O ouvidor-geral do município, Wesley Bucco, reforçou o papel das crianças como agentes multiplicadores da cidadania e da fiscalização. “Vocês serão patrulheiros da transparência. Vão observar se a merenda está chegando, se a escola está bem cuidada, se tudo está funcionando como deveria. O dinheiro público é de todos nós e precisa ser bem aplicado”, afirmou.

A abertura contou ainda com a presença do vereador Marcrean Santos, além de secretários municipais e representantes de diversas pastas envolvidas na iniciativa.

A programação da Semana da Transparência Pública segue nos próximos dias, ampliando o alcance do projeto. Na quarta-feira (6), as atividades acontecem no Hotel Fazenda Mato Grosso, no Coxipó, com 80 estudantes da Emeb Dr. Fábio Firmino Leite no período da manhã (8h às 10h30) e outros 80 alunos da Emeb Padre Raimundo Pombo à tarde (14h às 16h30).

Já na quinta-feira (7), também no Hotel Fazenda Mato Grosso, participam 80 estudantes da Emebc Hebert de Souza pela manhã (8h às 10h30) e 80 alunos da Emeb Rita Caldas Castrillon no período da tarde (14h às 16h30).

Ao todo, 370 crianças devem participar da iniciativa, que tem como objetivo fortalecer a educação cidadã desde a infância, incentivando valores como ética, responsabilidade e participação social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia recadastramento obrigatório de cuidadores de alunos com deficiência

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá inicia, a partir nessa quarta-feira (6), o recadastramento obrigatório dos profissionais que atuam como Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs) na rede municipal de ensino. A medida, anunciada nesta terça-feira (5) pelo prefeito Abilio Brunini, integra ações de reorganização da educação especial e busca atualizar dados funcionais e otimizar a distribuição desses profissionais nas unidades escolares.

O processo será realizado presencialmente, entre os dias 6 e 9 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Educação, conforme cronograma definido pela Diretoria de Gestão de Pessoas. Ao todo, 3.450 cuidadores devem passar pela atualização cadastral. O comparecimento é obrigatório e deve ocorrer no contraturno de trabalho, para evitar prejuízos ao atendimento dos estudantes.

De acordo com o prefeito, a iniciativa também responde a demandas identificadas pela gestão, como inconsistências em cadastros e a necessidade de reequilíbrio na distribuição dos profissionais em sala de aula.

“Vamos verificar documentação, formação e a atuação de cada cuidador. A ideia é garantir que o suporte esteja onde realmente é necessário, sem excessos ou ausência de profissionais nas salas”, afirmou.

Além da atualização de dados no Sistema de Gestão de Pessoas, o recadastramento prevê a conferência de documentos pessoais e comprovantes de formação, incluindo certificados de escolaridade e titulação. A medida também busca assegurar a regularidade das informações funcionais e coibir possíveis irregularidades apontadas por denúncias recebidas pela Secretaria.

Outro ponto do processo é a análise da relação entre cuidadores e estudantes atendidos. A gestão municipal pretende avaliar se o suporte está sendo direcionado adequadamente, considerando o nível de aprendizagem dos alunos e a promoção da autonomia no ambiente escolar.

“Precisamos garantir que nenhuma criança fique sem atendimento, mas também evitar excesso de profissionais em uma mesma sala, o que pode comprometer o desenvolvimento pedagógico”, destacou o prefeito.

A Secretaria informou ainda que o não comparecimento ao recadastramento poderá resultar em medidas administrativas, como a suspensão da remuneração até a regularização da situação cadastral.

O atendimento será organizado por turno: profissionais do período matutino devem comparecer à tarde; os do vespertino, pela manhã; e os que cumprem jornada integral deverão realizar o recadastramento no sábado (9). A lista de documentos inclui RG, CPF, comprovante de residência, dados bancários e certificados de formação.

Mais de 4,4 mil estudantes com deficiência da rede municipal de Cuiabá recebem acompanhamento especializado de cuidadoras. De acordo com a pasta, até 5 de maio de 2026 foram registrados 4.491 alunos com deficiência, incluindo casos de autismo, deficiência física e intelectual.

A partir de 2025, a gestão municipal passou a realizar a contratação direta das cuidadoras, sem intermediação de empresas terceirizadas. A medida resultou em melhorias na remuneração, com salários a partir de R$ 2.368,14 para jornada de 30 horas, podendo ultrapassar R$ 3 mil para 40 horas semanais. Para a Secretaria, a centralização das contratações contribuiu para maior controle e eficiência no processo, refletindo na qualificação do atendimento ofertado aos estudantes com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA