Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá leva serviços de saúde e prevenção à Praça Alencastro
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realizará entre os dias 18 e 22 de maio uma grande mobilização em alusão à campanha “Maio Vermelho”, na Praça Alencastro, região central da capital. A ação tem como foco a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, além da ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta segunda-feira (18), a mobilização terá início às 14h. Durante toda a semana, dentistas da Atenção Primária à Saúde estarão na praça realizando atendimentos, orientações e encaminhamentos gratuitos à população. A programação contará com atendimento clínico para investigação de possíveis lesões suspeitas de câncer de boca, com encaminhamento imediato para biópsia e acompanhamento especializado nos casos necessários.
Além dos exames preventivos, a população também poderá realizar atualização cadastral e recadastramento nas filas de espera para tratamentos odontológicos nas Clínicas Odontológicas e nos Centros de Especialidades Odontológicas de Cuiabá. A iniciativa busca atualizar os cadastros de pacientes que aguardam atendimento há anos, permitindo a reorganização das filas e a ampliação do acesso aos serviços especializados da rede municipal.
As equipes de saúde bucal também estarão orientando a população sobre os serviços odontológicos disponíveis na rede pública de Cuiabá, por meio da divulgação da Carta de Serviços da Saúde Bucal. Serão repassadas informações sobre os atendimentos ofertados nas unidades, formas de acesso, prevenção de doenças bucais e cuidados com a saúde.
Durante a ação, também serão ofertados serviços de vacinação contra a influenza, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e orientações gerais de saúde.
A campanha “Maio Vermelho” reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, doença que atinge milhares de brasileiros todos os anos e que possui maiores chances de cura quando identificada nas fases iniciais. Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dores persistentes, dificuldade para mastigar ou engolir e alterações na língua ou gengiva.
As ações educativas também seguem durante todo o mês de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades Odontológicas do município, com palestras e orientações voltadas aos usuários que aguardam atendimento odontológico.
O mês de maio foi escolhido para a mobilização por reunir duas datas importantes relacionadas ao tema: o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, ambos celebrados em 31 de maio.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá planta 150 mudas de árvores no bairro Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá plantou 150 mudas de árvores na Avenida Sebastião Gomes Guimarães, no bairro Pedra 90, nesta sexta-feira (16). A ação integra o Projeto Verde em Ação, que tem como objetivo ampliar a arborização urbana, contribuir para a redução do calor e melhorar a qualidade ambiental dos espaços públicos da capital.
O plantio foi realizado pelo município, por meio do Horto Florestal e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em parceria com o Programa Verde Novo e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Com a ação desta sexta-feira, o Projeto Verde em Ação chega a 890 mudas plantadas nas últimas quatro semanas. Antes do plantio no Pedra 90, a iniciativa contabilizava 740 mudas.
O diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fábio Moura, destacou a importância da participação dos moradores na conservação das árvores e pediu a colaboração da comunidade para garantir o desenvolvimento das mudas.
“Gostaria de pedir também à população, às casas aqui em volta, que nos ajudem a manter essas mudas. Se houver algum dano, procurem a Secretaria, procurem o Horto Florestal, que a equipe vem até o local para fazer a substituição. Temos que garantir a sobrevivência das árvores”, afirmou.
A arborização urbana contribui para amenizar os efeitos das altas temperaturas, melhorar as condições ambientais e ampliar as áreas verdes destinadas à convivência da população.
A continuidade do projeto busca expandir a cobertura vegetal em diferentes regiões de Cuiabá e incentivar o cuidado coletivo com os espaços públicos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião16 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












