Polícia
PC mira autores de ataques e difamações a autoridades políticas de MT em rede social
Polícia
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (20), em Rondonópolis, a Operação Stop Hate, para cumprir cinco ordens judiciais no âmbito de investigações que apuram os crimes de perseguição (stalking), calúnia, difamação e injúria qualificada contra autoridades públicas dos poderes Legislativo e Executivo. Os ataques são praticados por meio de redes sociais.
Na operação, são cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar e duas medidas cautelares diversas, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
O cumprimento das ordens judiciais é coordenado por equipes da DRCI e conta com apoio da Delegacia Regional e da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis.
Investigações
A apuração dos fatos teve início após a denúncia de que perfis da rede social Instagram estavam realizando manifestações contra a honra de políticos e outras autoridades públicas, extrapolando os limites da liberdade de expressão e incidindo em crimes contra a honra e perseguição.
As investigações conduzidas pela DRCI identificaram a utilização de perfis em redes sociais para publicação reiterada de conteúdos ofensivos, difamatórios e injuriosos contra as vítimas, com indícios de prática sistemática de ataques virtuais e perseguição digital.
Em uma das publicações do perfil, houve a imputação falsa do crime de homicídio a um secretário municipal de Rondonópolis. Não existe nenhuma investigação contra o gestor. Em outras publicações, foram feitas acusações sem comprovação de corrupção contra integrantes do Poder Executivo do município. Também foram disseminados vídeos e imagens criadas por inteligência artificial tratando as vítimas de forma vexatória.

A investigação também comprovou que o perfil administrado pelos alvos acusou um deputado estadual de ter como “testa de ferro” um secretário municipal de Rondonópolis. A expressão “testa de ferro” é usualmente empregada para se referir a quem utiliza outra pessoa para desenvolver atividades ilícitas, o que gerou abalo à honra do deputado.
Ordens judiciais
Com base nos elementos apurados, foi possível chegar aos responsáveis por uma empresa ligada aos perfis da rede social, nos quais eram divulgadas imagens, vídeos e informações inverídicas e de tom jocoso contra as vítimas. Diante das evidências, foi representada pela expedição das ordens judiciais contra os investigados, posteriormente deferidas pela Justiça.
As ordens judiciais incluem buscas em endereços ligados aos investigados e autorização para apreensão e análise de dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores e mídias digitais, com foco na preservação de provas e no aprofundamento das investigações.
Também foram determinadas medidas cautelares proibindo novas publicações relacionadas às vítimas identificadas, além da proibição de contato entre os envolvidos.
Segundo o delegado titular da DRCI, Sued Dias Junior, as medidas foram deferidas diante da necessidade de interromper a continuidade das condutas criminosas, preservar elementos probatórios digitais e garantir a efetividade da investigação criminal.
“Além disso, com a apreensão dos dispositivos, será realizado o encaminhamento à Politec para realização da perícia, inclusive dos conteúdos que possam trazer informações e novas provas dos crimes em apuração”, disse o delegado.
As investigações seguem em andamento e outras medidas poderão ser adotadas no decorrer da apuração.
Nome da operação
O termo em inglês “Stop Hate” significa literalmente “pare o ódio”. Nas redes sociais, é utilizado como lema de um movimento global de conscientização, cujo objetivo é combater o discurso de ódio (hate speech) e a disseminação de informações falsas (fake news) na internet.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, para o combate à atuação de grupos criminosos envolvidos em diferentes crimes.
Polícia
Mulher é executada dentro de casa em MT e polícia suspeita de “tribunal do crime”
Conteúdo/ODOC – Uma mulher identificada como Naiana Miranda Conceição foi morta a tiros dentro de casa na tarde de terça-feira (19), no bairro Vila Bela, em Sorriso. Dois suspeitos foram presos e outros três envolvidos seguem sendo procurados pela polícia.
De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 16h30. Moradores da região relataram ter ouvido uma discussão na residência e, logo depois, vários disparos de arma de fogo. Após os tiros, a vítima foi encontrada caída no interior do imóvel.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e confirmou a morte ainda na residência. A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A perícia preliminar apontou que Naiana foi atingida por ao menos dois disparos.
Com apoio do setor de inteligência, equipes da PM realizaram buscas e conseguiram localizar dois suspeitos de participação no homicídio. Outros três envolvidos continuam foragidos.
Em entrevista à imprensa local, o tenente-coronel Inácio afirmou que a principal linha de investigação aponta para uma disputa entre facções criminosas.
Segundo as informações apuradas inicialmente, a vítima estaria comercializando drogas para um grupo rival que não atua na região, o que levanta a hipótese de execução ligada ao chamado “tribunal do crime”.
A arma utilizada no assassinato ainda não foi encontrada. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
Cuiabá5 dias atrásAções de tapa-buracos interditam quatro espaços da UFMT em Cuiabá
-
Cuiabá5 dias atrásMerendeira de Cuiabá disputa concurso nacional de alimentação escolar
-
Várzea Grande6 dias atrásVárzea Grande intensifica manutenção viária com tapa-buracos e patrolamento em cinco regiões
-
Cultura5 dias atrásMuseu paraense abriga uma das maiores coleções de mamíferos do mundo
-
Polícia5 dias atrásApós ser autuado, delegado tem prisão decretada por tentativa de homicídio de investigador da PC
-
Primavera do Leste4 dias atrásCavalgada da Semana do Cavalo reúne comitivas e celebra tradição em Primavera do Leste
-
Cultura6 dias atrásCircuito Literário no RN vai promover a leitura em cidades do interior
-
Política7 dias atrásJaques Wagner repercute áudios entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro








