Primavera do Leste
Educação premia melhores trabalhos das escolas municipais em homenagem aos 40 anos de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), no Paço Municipal, a premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas municipais em comemoração aos 40 anos de Primavera do Leste. A ação envolveu estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em produções artísticas e culturais que destacaram a história, os símbolos e as riqueas do município.
A gestão municipal, liderada pelo prefeito Sérgio Machnic, vem realizando ações que valorizam a educação, a cultura e o sentimento de pertencimento da população, especialmente durante as comemorações do aniversário da cidade.
Representando o prefeito Sérgio Machnic, a chefe de gabinete Alana Gatto destacou a importância do projeto e o orgulho em ver o envolvimento das crianças e profissionais da educação.
“E o prefeito Sérgio não pôde estar aqui, mas estaria felicíssimo de estar aqui com essa criançada, com essa equipe maravilhosa, parabenizando vocês. Vocês estão vendo o nosso futuro, vocês estão desenvolvendo o nosso futuro e ver essa criançada junto com vocês fazendo esse trabalho maravilhoso, falando da nossa cidade, 40 anos todos aqui. Então eu acho que a nossa equipe aqui também está muito feliz de estar aqui vendo esse projeto maravilhoso. Então muito obrigada a todos, parabéns criançada, seja assim sempre, vários e vários projetos,” disse.
A secretária municipal de Educação, Kelly Joana, explicou que o projeto foi pensado para aproximar os estudantes da história do município de forma lúdica e participativa.
“Esse projeto foi pensado justamente para que o estudante conseguisse entender, conhecer, participar da trajetória histórica do nosso município, e nada melhor do que usar os elementos que permeiam o cenário econômico, os grãos, e a gente tentou adequar conforme a etapa em que o aluno estuda, da educação infantil e do fundamental. Isso é muito bacana porque faz com que as famílias participem, todos colaborem, a escola toda se envolva. Apesar de ter o caráter de competição, todos estão de parabéns porque todos participaram,” destacou.
A mãe do estudante João Gabriel, vencedor da categoria mascote, também falou sobre a emoção de participar do projeto junto ao filho.
“A iniciativa da prefeitura com a escola, essa união é muito importante, porque incentiva as crianças a saber mais sobre a cidade, pesquisar. Foi uma pesquisa mesmo, pesquisamos bastante até chegar na decisão do mascote do algodão. Ele fez praticamente todo o trabalho manual e foi muito gratificante participar desse projeto,” contou.
As produções foram divididas nas categorias bolo cenográfico, brasão do município, mosaico e mascote, reunindo criatividade, pesquisa e participação coletiva das escolas.
Confira os vencedores:
Categoria — Bolo Cenográfico
3º Lugar — EMEI Leandro Vieira Gomes
2º Lugar — EMEI Dione Pavin
1º Lugar — EMEI Ercolino Costa
Categoria — Brasão do Município
3º Lugar — CME Carlos Drummond de Andrade
2º Lugar — EMEI Professora Eliene Macedo dos Santos
1º Lugar — EMEI Sonho de Criança
Categoria — Mosaico
3º Lugar — EMEF 13 de Maio
2º Lugar — EMEF Mauro Wendelino Weis
1º Lugar — EMEF São José
Categoria — Mascote
3º Lugar — EMEF Nossa Senhora Aparecida
2º Lugar — EMEF Josi Morais
1º Lugar — EMEF 13 de Maio
A ação faz parte do calendário comemorativo dos 40 anos de Primavera do Leste e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação, da cultura e da participação das famílias no ambiente escolar.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste orienta população sobre cuidados durante ondas de calor
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre os cuidados necessários durante os períodos de calor intenso e baixa umidade do ar. As ondas de calor podem permanecer por dias ou semanas e representam um risco maior para a saúde, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Brasil está novamente em alerta para uma onda de calor, com previsão de temperaturas acima da média em grande parte do país. Em alguns municípios, os termômetros podem ultrapassar os 40°C, acompanhados de baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente na região central do Brasil.
Nas áreas urbanas, o chamado efeito de ilha de calor pode intensificar ainda mais as temperaturas. A concentração de prédios, concreto e asfalto contribui para a retenção do calor, tornando alguns ambientes ainda mais quentes.
As altas temperaturas podem afetar toda a população, mas exigem atenção especial com idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e pessoas em situação de rua.
Entre os principais impactos das ondas de calor estão a desidratação, insolação e golpe de calor, além do agravamento de doenças crônicas. A exposição prolongada às altas temperaturas também pode afetar a saúde mental, aumentando sintomas relacionados à ansiedade e à depressão.
Outro ponto de atenção são as doenças respiratórias, que podem ter seus sintomas agravados durante períodos de ar mais seco. A situação pode se tornar ainda mais preocupante quando há ocorrência de queimadas, já que a fumaça compromete a qualidade do ar e pode intensificar problemas respiratórios.
Apesar de Primavera do Leste não estar registrando, neste momento, um volume elevado de queimadas, a ocorrência de focos de incêndio pode provocar aumento da fumaça e da concentração de poluentes no ar. Por isso, a orientação é redobrar os cuidados sempre que houver presença de fumaça, principalmente com crianças, idosos e pessoas que já apresentam doenças respiratórias.
Cuidados durante o período de calor
Para reduzir os riscos à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda algumas medidas de prevenção:
- Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede;
- Prefira roupas leves, claras e que permitam a transpiração;
- Evite exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia;
- Programe atividades ao ar livre para o início da manhã ou final da tarde;
- Mantenha os ambientes o mais frescos possível, utilizando ventiladores ou ar-condicionado quando disponíveis;
- Dê atenção redobrada a crianças, idosos e gestantes, garantindo oferta frequente de líquidos e permanência em locais frescos;
- Prefira alimentos leves, como frutas e saladas;
- Evite bebidas alcoólicas e reduza o consumo de bebidas com cafeína, que podem contribuir para a desidratação;
- Evite permanecer em locais com fumaça de queimadas e, quando a qualidade do ar estiver comprometida, procure permanecer em ambientes protegidos;
- Pessoas com doenças preexistentes devem observar atentamente qualquer alteração no estado de saúde e seguir as orientações dos profissionais de saúde quanto ao uso de medicamentos.
O golpe de calor merece atenção especial por se tratar de uma emergência médica. Ele ocorre quando o organismo perde a capacidade de controlar a própria temperatura e pode provocar confusão, convulsões e perda de consciência. Diante de sinais de gravidade, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados devem ser mantidos durante todo o período de temperaturas elevadas e baixa umidade. A prevenção é fundamental para reduzir os impactos do calor e preservar a saúde, especialmente daqueles que apresentam maior vulnerabilidade.
Em caso de sintomas intensos ou sinais de emergência, procure atendimento médico imediatamente.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso13 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá13 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso13 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá13 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











