Diamantino
Prefeitura de Diamantino anuncia funcionamento da base do SAMU no município
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) entrou em funcionamento no município nesta segunda-feira (01.06).
Instalada no Centro Integrado de Saúde (CIS), a base do SAMU passa a oferecer atendimento móvel de urgência e emergência em Diamantino. A equipe será responsável pelos atendimentos realizados diretamente nos locais das ocorrências.
Os atendimentos poderão ser acionados pelo número 192, pelo celular (65) 9.9993-9372, pelo telefone fixo (65) 3317-3200 e também pelo aplicativo 192 Fácil, disponível para aparelhos Android e iOS.
Android:https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil
iOS:https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705
Os chamados são recebidos pela Central de Regulação do SAMU, em Cuiabá, que faz o direcionamento da equipe para o município.
O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância da implantação do serviço para a população.
“A implantação da base do SAMU representa mais segurança, agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. Além de atender os moradores de Diamantino, o serviço também estará disponível para pessoas que estejam de passagem pelo município e precisem de atendimento de urgência ou emergência, por meio de um canal reconhecido nacionalmente.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou as mudanças que passam a ocorrer com a implantação da base.
“Até então, os atendimentos que exigiam deslocamento até o local da ocorrência eram realizados pela equipe municipal de urgência e emergência. Com o início das atividades da base do SAMU em Diamantino, esse serviço passa a contar com uma equipe específica e preparada para atender esse tipo de ocorrência.”
A secretaria ainda completou: “A partir de agora, a população deve acionar diretamente o 192 ou os demais canais disponibilizados pelo SAMU.”
A assessora técnica de Saúde, Pâmela Costa, ressaltou o trabalho desenvolvido para que a base pudesse iniciar os atendimentos no município.
“Esse é um trabalho que começou ainda no ano passado. Desde então, foram cumpridas todas as etapas necessárias para a implantação da base do SAMU em Diamantino, incluindo adequações na estrutura da unidade, vistoria técnica, disponibilização e capacitação de uma equipe específica, além do cumprimento de todas as exigências previstas para a habilitação do serviço.”
Diamantino
Diamantino se despede de Antônia Ferreira da Silva, a Toinha, guardiã da cultura e das tradições populares
Diamantino perdeu nesta segunda-feira, 31 de agosto, uma mulher cuja história está profundamente ligada com as próprias tradições do município. Antônia Ferreira da Silva, carinhosamente conhecida como Toinha, faleceu aos 86 anos, deixando um legado construído ao longo de décadas de devoção, cultura e amor pelas manifestações populares de nossa terra.
Nascida em 13 de junho de 1940, Toinha fez parte de uma geração que não apenas conheceu as tradições diamantinenses, mas ajudou a mantê-las vivas. Participou das tradicionais Percorridas das Bandeiras do Divino Espírito Santo e da Imaculada Conceição, assumindo, inclusive, a missão de porta-bandeira, gesto carregado de fé, respeito e profundo significado para a comunidade.
Sua presença também marcou, por muitos anos, as rezas, festas de santos e diferentes momentos da vida cultural e religiosa de Diamantino. No projeto municipal Grupo Viver Legal, continuou compartilhando sua alegria, sua experiência e a riqueza de uma vida inteira ligada aos costumes de seu povo.
Toinha carregava consigo saberes que não se aprendem nos livros. Eram conhecimentos transmitidos pela convivência, pela memória e pela tradição. Exímia dançadeira de Siriri e São Gonçalo, ajudou a preservar, com seus passos e sua presença, manifestações que atravessam gerações e fazem parte da identidade cultural de Diamantino.
Mais do que participante da cultura popular, Toinha foi uma de suas guardiãs. Mulheres como ela transformam lembranças em patrimônio e fazem com que aquilo que recebemos dos nossos antepassados encontre caminho para chegar às novas gerações.
Sua partida deixa saudade entre familiares, amigos, companheiros de fé, de dança e de tantas celebrações. Mas deixa também uma história que merece ser lembrada com gratidão.
Diamantino se despede de Toinha com carinho e reconhecimento por tudo o que ela representou. Enquanto nossas bandeiras percorrerem as ruas, enquanto houver uma roda de Siriri, uma dança de São Gonçalo, uma reza ou uma festa tradicional, haverá também um pouco da memória daqueles que, como ela, dedicaram a vida a manter nossa cultura viva.
À família e aos amigos, nossos sentimentos e nossa solidariedade.
-
Coluna VIP MT7 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso2 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso2 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Várzea Grande7 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)











