Sinop

Prefeitura de Sinop intensifica vacinação antirrábica com ações itinerantes nos bairros

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio do Centro de Combate às Endemias, vinculado à Secretaria de Saúde, tem intensificado a vacinação antirrábica itinerante nos bairros do município. Nesta semana, as equipes iniciaram os atendimentos pelo bairro Boa Esperança e seguirão por outras regiões da cidade com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção da raiva animal.

A estratégia leva a vacinação diretamente às residências para facilitar o acesso da população ao serviço gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, Sinop já imunizou 8.270 animais contra a raiva, sendo 6.158 cães e 2.112 gatos.

A vacina antirrábica deve ser aplicada em cães e gatos a partir dos 90 dias de vida e é considerada a principal forma de prevenção contra a doença. A raiva é uma enfermidade viral grave que pode ser transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhões ou contato com a saliva de animais infectados.

O coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza Costa, reforçou a importância da imunização para a saúde animal e humana. “A vacina é importante porque é a única forma de prevenção contra a raiva animal. Lembrando que é uma doença que tem uma taxa de letalidade de 100% para cães, gatos e para o ser humano. Quem tem um cãozinho ou um gato com mais de 90 dias e que esteja bem de saúde, vacine-o. Quem escutar a equipe passando no seu bairro, atenda e escute as orientações que o vacinador tem para dar. E, se você tem um pet, por favor, vacine-o e proteja o seu animal e a sua família”, destacou.

A ação tem recebido aprovação dos tutores, principalmente pela comodidade do atendimento domiciliar. Marli dos Santos aproveitou a visita da equipe para vacinar três animais. “Quem tomou a vacina hoje foi a Holly, o Téo e a Cacau. É muito bom ter a vacina em casa, porque não precisa levá-los até outro local para receber a imunização. Foi tudo muito rápido. O trabalho da equipe é muito bom”, afirmou.

O tutor Ivo Ernest também elogiou a iniciativa após vacinar sua cachorrinha. “Quem vacinou hoje foi a Tita, minha cachorrinha pinscher. Foi muito prático. Essa ação é muito produtiva e muito boa”, comentou.

Para famílias com vários animais, a vacinação em casa representa ainda mais facilidade. A tutora Aparecida Fortunato destacou a importância da visita da equipe. “Hoje a Luna, a Pandora, a Lupita, o Billie, o Apolo e a Belinha receberam a vacina. A ação é muito boa, porque, como são muitos cachorros, nós não temos condições de levá-los. Minha filha também trabalha durante o dia, então fica muito difícil. Para mim foi ótimo. Foi muito bom a equipe ter vindo”, relatou.

A moradora Salete Schwertz vacinou sete cães e ressaltou que a iniciativa contribui para aumentar a adesão à campanha. “Hoje vacinaram o Bradock, o Mimoso, o Brutus, o Paquito, o Zorro, a Sofia e a Tisha. Foi perfeito, principalmente para quem tem muitos animais. É difícil levar todos. Quando a equipe vai até a residência, também não existe a desculpa de que não pode ou não consegue. É muito boa essa iniciativa”, disse.

A programação da vacinação itinerante segue nesta terça-feira (9) no bairro Boa Esperança. Na quarta-feira (10), as equipes atenderão os bairros Jardim Conquista e Jardim Vitória Régia. Na quinta-feira (11), a vacinação ocorrerá nos bairros Jardim Delta e Jardim Europa. Na sexta-feira (12), os trabalhos continuam nos bairros Jardim Europa e Jardim das Violetas. Já no sábado (13), a ação segue no Jardim das Violetas.

Para informar a população sobre a passagem das equipes, um carro de som percorre previamente os bairros contemplados. Os agentes do Centro de Combate às Endemias atuam devidamente uniformizados para facilitar a identificação pelos moradores. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp (66) 99994-8559 ou procurar o Centro de Endemias Ivaldo José da Silva “Bill”, localizado na Avenida André Maggi, nº 660, no Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Educação de Sinop participa do Enaed 2026 com apresentação de seminários e mostra pedagógica; inscrições abertas

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, participa, nos dias 21 e 22 de setembro, do XV Encontro Nacional da Educação (Enaed), promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com apresentação de seminários e mostra prática pedagógica. A programação é voltada à formação, ao diálogo e à troca de experiências entre profissionais da educação. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de setembro para os interessados em participar.

A programação reúne professores, gestores, pesquisadores e acadêmicos em atividades que buscam ampliar as discussões sobre os desafios e as possibilidades da educação, fortalecendo a formação continuada e contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

De acordo com a coordenadora da Educação Básica da Secretaria de Educação de Sinop, Carla Ponce, o encontro representa uma oportunidade de diálogo e compartilhamento de experiências entre os profissionais. “O Enaed constitui um espaço de diálogo entre os profissionais da educação, professores, gestores, pesquisadores e alunos acadêmicos. Ele contribui para a discussão e para encontrar caminhos para a educação. Os debates e as trocas de experiências enriquecem ainda mais a prática pedagógica em sala de aula”, destacou ela.

A programação também contempla a XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sinop, espaço destinado à apresentação de experiências desenvolvidas pelos profissionais da rede. A iniciativa permite que os professores compartilhem práticas realizadas nas unidades escolares e conheçam experiências de outros educadores.

“Além de mostrar aquilo que está fazendo, por meio da mostra pedagógica, o professor também terá a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da área. Teremos ainda as palestras, que agregam conhecimento, sempre com o objetivo de tornar a prática pedagógica em sala de aula cada vez melhor”, acrescenta Carla.

Inscrições e participação

Após realizar a inscrição geral no Enaed, os participantes devem também realizar a inscrição nas atividades específicas das quais desejam participar.

Os profissionais da Educação Infantil da rede municipal de Sinop, devem se inscrever na palestra “Pensamento computacional na Educação Infantil”, observando o período de acordo com sua hora-atividade, e escolher uma das oficinas ofertadas no dia 21 de setembro, também considerando o período correspondente à hora-atividade.

Já os profissionais do Ensino Fundamental devem escolher uma das oficinas ofertadas no dia 22 de setembro, de acordo com o período de sua hora-atividade. As oficinas possuem 35 vagas cada, por isso a recomendação é que os interessados realizem a inscrição com antecedência.

Mostra Pedagógica

Os professores que participarão da XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sinop também devem observar as orientações para submissão dos trabalhos.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, dois autores. Cada participante poderá submeter trabalhos em duas categorias:

No caso de participação em duas categorias, os trabalhos deverão ser diferentes. O mesmo trabalho não poderá ser submetido em duas modalidades.

Seminário de Alfabetização também integra programação

Dentro da agenda de formação dos profissionais da rede municipal, Sinop também recebe, no dia 22 de setembro, o V Seminário Alfabetiza: Práticas de Alfabetização e Recomposição de Aprendizagens, realizado pela Secretaria de Educação, na UNEMAT.

A atividade contará com a participação de formadores do Instituto Brasil Solidário (IBS), e reunirá professores organizados em nove grupos conforme suas áreas de atuação.

Serão três grupos voltados à Alfabetização, para professores dos 1º e 2º anos; quatro grupos de Recomposição de Aprendizagens, destinados aos docentes dos 3º, 4º e 5º anos; e dois grupos de Educação Física e Projetos Complementares, direcionados aos educadores das Escolas de Tempo Integral.

A programação terá abertura geral e, posteriormente, quatro horas de atividades formativas distribuídas entre o auditório e as salas da universidade.

A Secretaria de Educação, considera que a participação em momentos de formação e troca de experiências contribui para fortalecer o trabalho desenvolvido nas unidades da rede e ampliar as possibilidades pedagógicas em sala de aula.

A programação conta ainda com ações do Instituto Brasil Solidário entre os dias 23 e 25 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Aparecida Amaro de Souza, onde serão realizadas oficinas para estudantes do 2º ao 5º ano nas áreas de leitura, teatro, fotografia, música, desenho, pintura e atividades criativas.

A parceria também prevê a entrega de 1.700 novos livros para quatro escolas da rede municipal, além de materiais e equipamentos destinados ao fortalecimento das bibliotecas e das atividades pedagógicas.

Serviço

ENAED e XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

Data: 21 e 22 de setembro

Local: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Sinop

Inscrições: até 20 de setembro

V Seminário Alfabetiza: Práticas de Alfabetização e Recomposição de Aprendizagens

Data: 22 de setembro

Local: UNEMAT – Sinop

Oficinas do Instituto Brasil Solidário

Data: 23 a 25 de setembro

Local: EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza – Bairro São Cristóvão

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA