Cuiabá

Feira da Agricultura Familiar reúne produtores de seis municípios e fortalece a venda direta na Praça Alencastro

Publicado em

Cuiabá

A Praça Alencastro recebe nesta terça-feira (9), das 9h às 17h, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária, que reúne produtores rurais de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Poconé, Acorizal e Santo Antônio de Leverger. A iniciativa oferece ao público alimentos frescos, produtos artesanais, fitoterápicos e opções gastronômicas comercializados diretamente pelos produtores.

De acordo com o coordenador das feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luiz Alberto Rodrigues Leite, cerca de 10 produtores rurais participam da feira, representando comunidades como Rio dos Peixes, Pai Joaquim, Mineira, Marcolana e Terra Vermelha. Além deles, aproximadamente 20 feirantes atuam nos segmentos de artesanato, doces e outros produtos, enquanto a área gastronômica reúne mais 10 participantes.

Segundo o coordenador, a feira registrou crescimento significativo neste ano, tanto no número de expositores quanto no volume de vendas. A estimativa é de público superior a mil pessoas por edição e movimentação financeira mensal em torno de R$ 100 mil.

Para o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o fortalecimento da feira demonstra a importância da agricultura familiar para a economia local e o abastecimento da população.

“A Feira da Agricultura Familiar tem cumprido um papel importante ao aproximar quem produz de quem consome. Além de gerar renda para as famílias do campo, oferece à população acesso a produtos diversificados e fortalece a economia regional por meio da comercialização direta”, afirmou.

Entre os expositores está o farmacêutico e feirante Francisco Barbosa Ramos, que comercializa remédios naturais e fitoterápicos. Segundo ele, a feira representa uma importante fonte complementar de renda para a família e atende a uma demanda crescente por produtos voltados ao tratamento de problemas como gastrite, sinusite, questões relacionadas à próstata e à saúde da mulher. A procura por xaropes e fitoterápicos para gripe, tosse e bronquite também aumenta nos períodos de inverno e seca.

Outro participante é o produtor rural Vitor Alexandre dos Santos, representante da segunda geração de doceiros e queijeiros da família. Ele comercializa queijo fresco, rapadura, salaminho e mel, e destaca que a venda direta ao consumidor faz diferença na renda familiar.

“Quando vendemos diretamente para o cliente, conseguimos um retorno melhor pelo nosso trabalho e ainda oferecemos preços mais acessíveis. A feira ajuda a divulgar nossos produtos e fortalece a produção familiar”, disse.

A valorização da venda direta também é percebida pelos consumidores. O aposentado Geraldo Miguel da Silva, de 74 anos, morador do bairro Jardim Passaredo e atualmente porteiro, afirma que frequenta a feira pela qualidade dos produtos e pelos preços praticados.

“Aqui encontramos produtos mais frescos e, muitas vezes, mais baratos. É uma oportunidade de comprar diretamente de quem produz e escolher alimentos que acabaram de chegar”, afirmou.

A artista plástica Érika de Souza também destaca os fatores que a motivam a retornar ao local. Segundo ela, a organização da feira, a apresentação dos produtos e o atendimento dos feirantes contribuem para uma experiência positiva de compra.

“Além de encontrar produtos de qualidade, é uma forma de apoiar o pequeno produtor e incentivar a continuidade desse trabalho. É uma opção prática para quem busca alimentos e produtos diretamente dos produtores”, comentou.

Realizada semanalmente, a Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária consolidou-se como um espaço de comercialização e integração entre produtores e consumidores, contribuindo para a geração de renda no campo e o fortalecimento da produção regional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Feira do Servidor Empreendedor sorteia mais de 200 brindes durante programação em Cuiabá

Publicados

em

A 1ª edição da Feira do Servidor Empreendedor, realizada nesta quinta-feira (29), na Praça Alencastro, em Cuiabá, por meio da Prefeitura, contou com o sorteio de mais de 200 brindes para os participantes.

Entre os itens distribuídos estão lancheiras, bolsas térmicas, copos térmicos, kits de churrasco, mochilas e outros produtos.

A iniciativa integra a programação promovida pela Prefeitura de Cuiabá, com o objetivo de valorizar os servidores municipais e oferecer um espaço para comercialização de produtos e serviços. A feira reúne 50 servidores expositores, das 8h às 16h, com opções de artesanato, roupas, joias, plantas, livros e itens gastronômicos.

Entre os contemplados está o motorista Marcos Antônio Peixoto, que ganhou uma bolsa térmica durante o sorteio. Para ele, a iniciativa representa uma oportunidade de participar de um momento de integração entre os servidores.

“Fiquei muito feliz por ter sido sorteado. É muito bom participar de uma ação como essa, que reúne os servidores e ainda proporciona momentos de descontração. Foi uma surpresa muito boa”, afirmou.

O secretário adjunto de Gestão, Jairo Pereira Rocha, destacou a importância de iniciativas que promovem a integração e o reconhecimento dos trabalhadores do município.

“É uma satisfação ver os servidores participando, interagindo e aproveitando esse momento. A feira foi pensada para valorizar quem faz a Prefeitura funcionar todos os dias, além de incentivar o empreendedorismo e proporcionar atividades de integração”, ressaltou.

Além dos sorteios, a programação conta com serviços gratuitos de saúde, terapias integrativas, doação de animais e distribuição de mudas, ampliando as atividades oferecidas ao público durante o evento.

Ao final, a Prefeitura também prevê o sorteio de 12 televisões entre os servidores municipais no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), como parte das ações voltadas ao funcionalismo público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA