Cuiabá
Cuiabá ultrapassa 16 mil lâmpadas de LED instaladas; João Bosco Pinheiro recebe nova etapa do Ilumina Mais
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ultrapassou a marca de 16 mil lâmpadas de LED instaladas na capital com mais uma etapa do Programa Ilumina Mais. As equipes iniciaram, nesta segunda-feira, a modernização da iluminação pública do Residencial João Bosco Pinheiro, na região norte da cidade, onde 217 luminárias de vapor metálico serão substituídas por equipamentos de LED, contemplando todas as ruas do bairro. A ação conta com o apoio do Programa MT Iluminado, do Governo de Mato Grosso. 22 de junho de 2026.
Desde o início do programa, em outubro de 2025, a Prefeitura tem ampliado a modernização da iluminação pública em diferentes regiões da capital. Além do João Bosco Pinheiro, bairros como Morada da Serra, Pedra 90, Tijucal, Alvorada, Passaredo, Altos do Coxipó, São Francisco, Bela Vista, Lagoa Azul, Jardim dos Ipês, Residencial São Carlos e Jardim Eldorado já foram contemplados. Muitos deles já contam com 100% da iluminação em LED.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a modernização da iluminação pública representa um investimento que vai além da substituição de equipamentos, promovendo mais segurança, economia e qualidade de vida para a população.
“Ultrapassar a marca de 16 mil luminárias de LED instaladas demonstra o compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini com uma cidade mais moderna, eficiente e segura. A tecnologia LED melhora a iluminação das vias públicas, reduz o consumo de energia, diminui os custos de manutenção e proporciona mais tranquilidade para quem circula pelos bairros. Agora, o João Bosco Pinheiro também passa a integrar esse grande projeto de transformação da iluminação pública de Cuiabá”, afirmou.
Os resultados da modernização já refletem diretamente na eficiência da gestão pública. A redução de 396.525 watts na carga instalada representa uma economia aproximada de R$ 1 milhão por ano, o equivalente a cerca de R$ 83 mil por mês, somente nesta fase inicial do programa.
O Programa MT Iluminado prevê o fornecimento das luminárias pelo Governo de Mato Grosso, enquanto a Prefeitura de Cuiabá é responsável pela elaboração dos projetos técnicos, apresentação da documentação necessária e execução dos serviços de instalação.
Para garantir segurança e eficiência durante os trabalhos, as equipes da Limpurb atuam com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama. Os serviços são realizados nos períodos diurno e noturno, permitindo maior agilidade na modernização da iluminação pública em toda a capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso13 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá13 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso13 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá13 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











