Polícia

PF prende 20 pessoas em MT e mais 4 estados por tráfico de cocaína em caminhões frigoríficos

Publicado em

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Avalanche, com o objetivo de desarticular organização criminosa investigada pela prática de tráfico interestadual de drogas.

Ao todo, foram cumpridos 47 mandados judiciais, dos quais 20 são de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho, em cidades localizadas nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.

As investigações indicam a atuação de um grupo criminoso com ramificações em outros estados, voltado à logística, ao transporte, ao armazenamento e à distribuição de entorpecentes. Também foram identificados indícios de vínculo operacional com integrantes de outro grupo criminoso, além da possível participação de um servidor público e de uma investigada.

O inquérito policial teve início em janeiro de 2025, após a prisão em flagrante de um homem que transportava, aproximadamente, 797 kg de cocaína em um veículo frigorífico. A partir da análise dos aparelhos celulares apreendidos, foram identificados elementos que permitiram o aprofundamento das investigações.

No curso da apuração, foram relacionados diversos eventos de apreensão de drogas em diferentes estados, totalizando quase 2 toneladas de entorpecentes, além de elementos indicativos de movimentação financeira incompatível com a renda declarada de alguns investigados, de uso de terceiros para circulação de valores e de possível lavagem de capitais.

Durante cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos veículos, valores em espécie, equipamentos eletrônicos, armas de fogo e munições, materiais que serão submetidos à análise pericial e poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e para a responsabilização dos envolvidos.

Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, de associação para o tráfico, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 40 anos de prisão.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Vídeos mostram ladrão arrombando e rendendo funcionário de floricultura

Publicados

em

Conteúdo/ODOC – Câmeras de segurança flagraram o momento em que um criminoso arrombou a porta de uma floricultura, se escondeu e surpreendeu um funcionário, que foi rendido e ameaçado de morte durante um roubo no bairro Centro-Norte, em Cuiabá. O crime ocorreu na madrugada de 14 de julho, e o suspeito, de 38 anos, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (7).

Nas imagens, o homem aparece forçando a entrada do estabelecimento e, em seguida, se escondendo para surpreender o trabalhador. Ao abordar a vítima do lado de fora, ele a obriga a retornar ao interior da loja, onde exige informações sobre dinheiro e objetos de valor.

Segundo a Polícia Civil, o criminoso ameaçou o funcionário de morte e simulou estar armado, exigindo que ele revelasse onde estavam guardados dinheiro, celulares e notebooks.

Após as ameaças, o homem fugiu levando dois celulares da empresa e seus respectivos carregadores. O prejuízo, incluindo os objetos roubados e os danos causados ao imóvel, foi estimado em R$ 3,5 mil.

A identificação do suspeito foi possível após uma análise das imagens feita por investigadores da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Cuiabá.

Os policiais identificaram características físicas do criminoso e cruzaram os dados com informações do acervo policial. A descrição apresentada pela vítima também contribuiu para confirmar a identidade do investigado.

Conforme a Polícia Civil, o homem acumula registros por crimes contra o patrimônio desde 2010. Somente neste ano, ele já havia sido citado em duas ocorrências de furto, registradas em abril e junho, antes do roubo à floricultura.

Com base nas provas reunidas durante a investigação, a DERF solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi autorizada pela Justiça e cumprida nesta quarta-feira.

O delegado Hugo Abdon destacou que a prisão interrompe a atuação de um suspeito reincidente em crimes patrimoniais na região central da Capital.

“O investigado demonstrou disposição para escalar a violência, passando do furto ao roubo mediante grave ameaça com faca contra um trabalhador. A identificação só foi possível graças ao trabalho minucioso de análise de imagens realizado pela equipe e à colaboração da vítima”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA