Sinop
Sinop conquista ouro no basquete masculino dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses
Sinop
A equipe masculina de basquetebol de Sinop conquistou nesta quinta-feira (30) a medalha de ouro na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses (JESM). Em uma final equilibrada no Ginásio Primaveras, os sinopenses venceram Nova Mutum por 69 a 64, após prorrogação, e garantiram o título estadual. Com o resultado, a equipe assegurou vaga para representar Mato Grosso na etapa nacional da competição.
A etapa estadual dos Jogos Estudantis é promovida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A competição reuniu cerca de 1,2 mil atletas de 44 municípios nas modalidades de basquete, voleibol, handebol e futsal, nos naipes masculino e feminino, para estudantes de 15 a 17 anos.
O atleta Gabriel Rocha destacou a emoção de conquistar o título estadual no município em que mora. “Começamos o jogo muito bem, pegando em cima, fazendo ponto, mas acabamos decaindo um pouco. Depois, conseguimos retornar. Foi uma partida muito incrível e conquistamos a vitória em uma final que não tem nem como descrever. Estou muito feliz de ganhar em casa, na frente de todo mundo. Estou muito feliz por ter conquistado esse título em Sinop, na nossa casa. Não perdemos nenhum jogo, saímos desse campeonato invictos. Chegamos à final, conquistamos a vitória e agora é pensar no Brasileiro”, disse o atleta de basquetebol.
No basquetebol feminino, Sinop também chegou à decisão e conquistou a medalha de prata. A equipe enfrentou Barra do Garças na final e foi superada pelo placar de 52 a 21, também no Ginásio Primaveras. A atleta Raissa Pianowski valorizou o desempenho da equipe durante a competição e destacou a dedicação das atletas ao longo do torneio. “A final foi muito boa, foi muito acirrada no começo. Demos o nosso máximo e saímos com a cabeça erguida, sabendo que fizemos o melhor possível dentro de quadra. Ano que vem, se Deus quiser, será a nossa vez”, afirmou a atleta de basquetebol.
Além das medalhas conquistadas no basquetebol, Sinop também encerrou a competição com dois terceiros lugares no voleibol. Na quarta-feira (29), a equipe feminina venceu Tangará da Serra por 2 sets a 0 na disputa pelo bronze. No masculino, os sinopenses derrotaram Alta Floresta pelo mesmo placar e também garantiram lugar no pódio.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, que também atuou como técnico das equipes de basquetebol de Sinop, destacou o desempenho histórico do município durante a competição. “Desde sexta-feira, mais de mil atletas participaram dos jogos. É uma gestão que tem apoiado o esporte em todos os sentidos. Tivemos cinco equipes de Sinop nas semifinais da competição. Isso é histórico. É um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos e que tem apresentado resultados”, afirmou.
O secretário também ressaltou a importância do apoio da administração municipal e da participação da comunidade. “Sediar a etapa estadual dos jogos e conquistar o primeiro lugar mostra que temos o apoio da Prefeitura, do vice-prefeito Paulinho Abreu e do prefeito Roberto Dorner. Esse apoio se transforma em resultados como esse. Ver os ginásios lotados, com a população acompanhando os jogos e torcendo pelos nossos atletas, mostra que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais o esporte em Sinop”, disse.
Ivan Pereira, treinador da equipe feminina de Barra do Garças, que conquistou o 1º lugar no basquetebol feminino, comentou sobre a receptividade e a estrutura oferecida aos participantes durante a semana de disputas em Sinop. “Foi muito boa a acolhida em Sinop. O alojamento foi muito bom, a alimentação foi bacana e os jogos e a arbitragem transcorreram de forma positiva. Só tenho a agradecer por tudo o que aconteceu nesta semana aqui em Sinop. A gente conseguiu um tricampeonato da categoria A com uma geração muito forte e competitiva. Neste ano, consegui ganhar também a categoria B. Realizei um sonho junto com a minha filha, porque conseguimos ser campeões estaduais no Bzinho, contra Sinop, em Sapezal. Estou muito feliz. Foi um ano abençoado por Deus, com muitos títulos para Barra do Garças”, afirmou.
Sinop
Vice-Miss Universo Brasil destaca valorização da pessoa idosa em concurso promovido pela Prefeitura de Sinop
A programação contou com a presença de Bárbara Reis, vice-Miss Universo Brasil 2023, que é sinopense, e, prestigiou os participantes e destacou a importância de iniciativas que incentivam o protagonismo da população idosa. Com experiência em concursos de beleza, ela ressaltou que oportunidades de participação e reconhecimento devem estar disponíveis para pessoas de todas as idades. “Independentemente da idade, eu acredito que todo mundo tem a oportunidade, tem o direito a participar e a sentir-se valorizado, assim como um todo”, afirmou.
Para Bárbara, que também foi jurada no concurso, participar de um evento como esse também representa uma oportunidade de contribuir para que os idosos se sintam acolhidos e reconhecidos pela comunidade. Ela destacou que o envolvimento em atividades coletivas fortalece a participação social e proporciona momentos especiais aos participantes. “Eu, que já fui Miss Brasil lá em 2023, já tem alguns anos, participei de vários outros concursos, é sempre um privilégio, um prazer para mim fazer parte, vir, prestigiar”, declarou. “É muito importante não só fazer com que eles estejam envolvidos na comunidade, participem e, claro, tenham este momento especial para eles”, completou.
A presença da vice-Miss Universo Brasil reforçou o propósito da iniciativa realizada pela Secretaria de Assistência Social, que promove atividades de convivência e fortalecimento de vínculos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ao longo de outubro, as unidades desenvolveram programações especiais dedicadas à terceira idade, com o concurso do Cras Paulista marcando o encerramento desse calendário comemorativo.
Mais do que escolher representantes, o desfile proporcionou aos participantes a oportunidade de ocupar o centro das atenções, compartilhar a alegria com familiares, amigos e colegas e fortalecer os laços construídos nas atividades do Cras. A coordenadora da unidade, Andréia Pires, destacou que o evento é aguardado pelos idosos e mobiliza a equipe na preparação dos candidatos. Segundo ela, o momento contribui para a autoestima e faz com que os participantes se sintam especiais.
O vice-prefeito Paulinho Abreu também acompanhou a programação e ressaltou a importância de reconhecer a contribuição das pessoas idosas para a história de Sinop. Já a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, enfatizou que as atividades integram o trabalho permanente de convivência desenvolvido pela pasta.
Ao final do concurso, Ilmo Tierinhs foi eleito Rei da Terceira Idade 2026, enquanto Ruth do Espírito Santo conquistou o título de Rainha da Terceira Idade 2026 do Cras Paulista.
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Sinop com ações de assistência social que promovam inclusão, convivência comunitária e valorização da pessoa idosa, reconhecendo que o direito à participação, ao lazer e ao protagonismo permanece em todas as etapas da vida.
Veja também: Concurso no Cras Paulista celebra a melhor idade e elege Rei e Rainha da Terceira Idade 2026
-
Coluna VIP MT3 dias atrásHenrique e Juliano Rondonopolis – Ditado Produções
-
Mato Grosso3 dias atrásCarlos Bezerra conquista 2º lugar em ranking nacional de leis aprovadas em 20 anos
-
Coluna VIP MT1 dia atrásMatheus e Kauan -Allure music
-
Várzea Grande3 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Rondonópolis3 dias atrásPrefeitura inaugura novo Laboratório Central e garante mais comodidade e qualidade no atendimento
-
Várzea Grande3 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
Várzea Grande3 dias atrásConselho da Cidade de Várzea Grande analisa projetos de empreendimentos em sessão extraordinária
-
Diamantino3 dias atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões










