Cultura

Flisamba será aberta na tarde deste sábado no Rio de Janeiro

Publicado em

Cultura

Um dos mais tradicionais eventos de preservação da memória e debate sobre a representatividade negra chega ao Rio de Janeiro. É a Flisamba – Festa do Samba e Resistência Cultural –, que será aberta na tarde deste sábado (8), na Casa Savana, centro carioca.

Em sua quinta edição, o evento traz o tema “Dos terreiros ao ambiente virtual, o samba é patrimônio cultural brasileiro”. A proposta é discutir o gênero musical no mundo contemporâneo e sua importância na construção de identidade e conhecimento.

Programação

Criada em 2016, no Renascença Clube, a festa tem como objetivo difundir a cultura negra através de ações educativas. Pela primeira vez, a programação – que é gratuita – foi expandida para além da feira e das apresentações artísticas. A Flisamba promoveu, ao longo de dois meses, quatro oficinas, feitas em modalidade online, voltadas para formação continuada de lideranças, agentes culturais, além de desenvolvedores de eventos, campanhas e projetos culturais.

Na Casa Savana, o público terá acesso a feira de empreendedorismo, com livros e artesanatos; gastronomia; apresentações musicais; e debates. Entre os palestrantes estão Milton Cunha, Marcos Salles, Helena Teodoro entre outros. Além disso, nomes históricos do samba carioca também serão homenageados. São eles: o sambista Antônio Candeia Filho, o produtor musical Milton Manhães e a cantora Teresa Cristina.

As homenagens são tradicionais na Flisamba. Entre os que já foram reconhecidos pela festa do samba estão Dona Ivone Lara, Conceição Evaristo e Nei Lopes.

Para conferir a programação e adquirir os ingressos da Flisamba, basta acessar o site do evento.

*Com supervisão de Ana Lúcia Caldas


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Mostra Outros Cinemas reúne produçoes de dez estados do Brasil

Publicados

em

Com programação totalmente gratuita, que celebra a produção audiovisual brasileira, começa nesta quinta-feira (15), em Fortaleza, Ceará, a 10ª Mostra Outros Cinemas. Todas as sessões acontecerão no Cinema do Dragão, que fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.

Ao todo, serão exibidas, até o próximo domingo (18), 15 produções representando 10 estados das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do país. Os filmes da mostra competitiva serão exibidos sexta (16) e sábado (17), a partir das 19h, e no domingo, a partir das 16h. O Júri da Crítica, formado por membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema, irá escolher o melhor curta-metragem brasileiro da seleção principal.

Um dos destaques da mostra é a homenagem ao cineasta Hermano Penna. A abertura nesta quinta, às 19h, será com a exibição de cópia restaurada do clássico Sargento Getúlio, lançado originalmente em 1983 e que tem a frente do seu elenco os atores Lima Duarte e Fernando Bezerra.

Outra obra restaurada que será exibida no encerramento do evento, no domingo, é o longa cearense O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry. A sessão será às 19h. O documentário de 1986 é considerado um dos mais importantes do gênero no cenário audiovisual brasileiro. O filme resgata a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, liderada pelo beato José Lourenço, no interior do Ceará.

A programação completa já está disponível no instagram @mostraoutroscinemas.
 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA