Primavera do Leste
Etec de Primavera do Leste atende 720 alunos e amplia alcance da educação profissional na região
Primavera do Leste
O prefeito Sérgio Machnic recebeu na manhã desta segunda-feira (10) o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancin, e o diretor do IFMT, Alcindo Dal Piva, para alinhar novos avanços e discutir estratégias para ampliar ainda mais as oportunidades de educação profissional no município.
A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Primavera do Leste, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), atende atualmente 720 alunos em 26 turmas, com formações voltadas ao agronegócio e também às áreas de tecnologia, serviços, gestão e empreendedorismo.
Ao todo, são 14 cursos ofertados entre a sede e as turmas descentralizadas. A formação contempla cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Agropecuária, Agroindústria, Agronegócio, Cuidador de Idoso e Microempreendedor Individual (MEI).
Além da sede em Primavera do Leste, a ETEC amplia sua atuação para Gaúcha do Norte, Paranatinga e Santo Antônio do Leste, que juntos recebem quatro cursos.
Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de ampliar a oferta de formação profissional de acordo com as necessidades do município e do setor produtivo regional.
O prefeito Sérgio Machnic destacou que investir em educação profissional significa preparar a população para novas oportunidades e contribuir diretamente para o desenvolvimento do município.
“Quando ampliamos as oportunidades de qualificação, estamos preparando nossa população para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fortalecendo o desenvolvimento de Primavera do Leste. Queremos continuar construindo parcerias que tragam novos cursos, novas oportunidades e uma formação cada vez mais alinhada às necessidades da nossa cidade e da nossa região”, destacou.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancin, os resultados da ETEC refletem a construção de uma agenda conjunta entre Estado e município.
“Temos um compromisso muito claro de continuar fortalecendo a educação profissional em Primavera do Leste e em toda a região. Esse avanço passa pelo investimento do Estado, mas também pela parceria com a Prefeitura. Queremos planejar novas ações em conjunto e ampliar a oferta de cursos de acordo com as necessidades do município e do setor produtivo, garantindo qualificação, oportunidades e desenvolvimento para a população”, destacou.
A ampliação e diversificação dos cursos fazem parte das ações da Seciteci para interiorizar a educação profissional em Mato Grosso, aproximando a formação técnica das demandas do mercado de trabalho e das vocações econômicas de cada região.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Primavera do Leste encerra Semana Nacional do Trânsito com inauguração da Mini Cidade do Trânsito
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), realiza nesta sexta-feira (25), às 16h, o encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2026, com a inauguração da Mini Cidade do Trânsito, na sede da CMTU, localizada na Rua São Paulo, nº 450, no Parque Industrial.
A programação da Semana Nacional do Trânsito teve início na segunda-feira (21) e contou com atividades voltadas à conscientização, prevenção de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro. Durante a semana, a CMTU levou orientações diretamente a diferentes públicos, incluindo estudantes, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Entre as ações realizadas estiveram atividades e palestras no CEP – Centro Educacional Primavera, com orientações aos estudantes sobre segurança e responsabilidade no trânsito, além de Blitz Educativa na rotatória da Gazin, na Avenida Belo Horizonte, com abordagem e orientação aos condutores.
Como parte do encerramento, a Prefeitura apresentará oficialmente a Mini Cidade do Trânsito, adquirida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana para integrar as ações permanentes de educação para o trânsito desenvolvidas no município.
A estrutura funciona como uma ferramenta pedagógica, reproduzindo elementos encontrados no trânsito real, como ruas, sinalização, faixas de pedestres, semáforos, ciclovias e placas. A proposta é proporcionar às crianças uma experiência prática, permitindo que elas aprendam, de maneira lúdica e interativa, como se comportar com segurança nas ruas.
Segundo a coordenadora da CMTU, Marta, a minicidade permite transformar orientações que muitas vezes são apresentadas apenas de forma teórica em uma experiência concreta para as crianças.
“Muitas vezes, tentamos explicar regras complexas de circulação para as crianças usando apenas palavras, cartilhas ou lousas. Mas o trânsito é movimento, é vivência, e é aí que a Minicidade Itinerante faz toda diferença: ela transforma a teoria em prática ao simular um ambiente urbano real, totalmente adaptado para a escala deles.”
Ainda de acordo com a coordenadora, a experiência contribui para desenvolver nas crianças a percepção sobre o espaço coletivo e a responsabilidade de cada pessoa no trânsito.
“Ao caminhar pelas faixas de pedestres, respeitar o semáforo que muda de cor e guiar seus miniveículos, contornando ciclovias e placas de pare, os pequenos não estão apenas brincando. Eles estão desenvolvendo algo muito mais profundo: a empatia espacial e o senso de responsabilidade coletiva.”
A Mini Cidade do Trânsito passa, a partir da inauguração, a fazer parte das atividades educativas desenvolvidas pela CMTU, ampliando as possibilidades de levar conhecimento sobre segurança viária para escolas e outros espaços comunitários.
O encerramento da Semana Nacional do Trânsito reforça a importância da educação como instrumento de prevenção e de construção de uma cultura de respeito entre todos que utilizam as vias públicas. Com a nova estrutura, a Prefeitura busca aproximar as crianças do tema de maneira prática, tornando o aprendizado mais dinâmico e contribuindo para a formação de futuros condutores e cidadãos mais conscientes.
A Prefeitura de Primavera do Leste reforça que a educação é um dos principais caminhos para promover um trânsito mais seguro para todos e seguirá desenvolvendo ações de conscientização, orientação e prevenção junto à população.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Mato Grosso6 dias atrásEm Várzea Grande, Coronel Assis arrasta multidão em caminhada pelo Cristo Rei
-
Cuiabá5 dias atrásPrevivag apresenta resultados de 2025 em audiência pública e destaca rentabilidade de 12,74% nos investimentos
-
Política5 dias atrásMedeiros acusa Moraes de interferir na eleição após ministro tirar seu tempo de propaganda e beneficiar Riva
-
Política4 dias atrásLéo Bortolin reforça base no Noroeste e defende desburocratização do licenciamento ambiental e saúde mais perto do interior
-
Diamantino6 dias atrásMarcha para Jesus reúne comunidade e integra programação do segundo dia de comemorações dos 298 anos de Diamantino
-
Política6 dias atrásMichelle, Carlos e Eduardo destacam confiança de Bolsonaro em escolha do nome de Zé Medeiros para o Senado
-
Mato Grosso4 dias atrásDr. João acumula leis que ampliam direitos e atendimento às PCDs em Mato Grosso
-
Mato Grosso2 dias atrásPrefeitura abre auditoria para investigar pagamento irregular de iluminação em condomínios e descarta nova taxa











