Polícia
Homem é preso após atear fogo em lixo próximo a área de vegetação em Mato Grosso
Polícia
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu voz de prisão em flagrante, na manhã desta quarta-feira (19), a um homem suspeito de provocar um incêndio em uma área de vegetação localizada no pátio de uma empresa, em Confresa (1.057 km de Cuiabá).
A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada, por volta das 8h22, para atender a uma ocorrência de incêndio às margens da BR-158. No local, os bombeiros constataram que as chamas atingiam materiais armazenados no pátio da empresa, próximo a uma área de vegetação.
Inicialmente, o suspeito impediu o acesso da equipe ao local para o combate ao incêndio. Em seguida, porém, ele confessou ter ateado fogo em um monte de lixo, onde havia uma cama velha, restos de peças automotivas, filtros de combustível e tambores com resíduos de óleo, próximo à área de vegetação.
Diante da confissão e da situação de flagrante, os bombeiros deram voz de prisão ao homem. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito para as providências cabíveis. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve no local para adoção das medidas administrativas.
Provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto no artigo 41 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Além da responsabilização criminal, os autores podem responder por danos ambientais e, conforme as circunstâncias do caso, por outros crimes previstos na legislação.
A equipe, com o apoio de funcionários da empresa, realizou o combate ao incêndio e controlou as chamas. Ninguém ficou ferido.
Proibição do uso do fogo
O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo. Nas áreas urbanas, a utilização do fogo é proibida durante todo o ano. Já nas áreas rurais dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, está proibido o uso e o manejo do fogo no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2026.
O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).
Polícia
Suspeito de matar homem após discussão por som alto em competição de cavalos é preso
Um homem, de 42 anos, autor de um homicídio qualificado ocorrido no município de São José do Xingu, foi preso pela Polícia Civil, na terça-feira (18). A prisão foi realizada em uma área rural na cidade de Confresa.
O crime ocorreu na madrugada de domingo (16), após desentendimento durante uma competição equestre em uma propriedade rural de de São José do Xingu. A vítima, identificada como Cleison Souza Nunes, de 44 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo e morreu no local.
O autor teve a prisão preventiva decretada pelo juízo com base nas investigações da Delegacia de Polícia de São José do Xingu.
Investigação
As diligências iniciaram logo após o fato, e os depoimentos colhidos permitiram identificar que o autor do homicídio era o proprietário do local onde acontecia o evento.
Conforme apurado, a motivação foi um desentendimento relacionado ao volume do aparelho de som instalado no veículo do primo da vítima. O suspeito se incomodou com a altura do som e solicitou que o volume fosse reduzido.
Testemunhas relataram que não houve agressão física ou discussão anterior entre autor e vítima. Em determinado momento o suspeito se aproximou do local onde estavam a vítima e seu primo e efetuou disparos de arma de fogo atingindo a vítima. Após os fatos o autor fugiu.
Mandado cumprido
Com base nos elementos reunidos na investigação, a Delegacia de Polícia de São José do Xingu representou pela prisão preventiva do investigado por homicídio qualificado por motivo fútil. O pedido recebeu parecer favorável do Ministério Público e foi deferido pela Justiça.
Na noite de terça-feira, o advogado do foragido procurou a Polícia Civil e indicou o local onde o seu cliente estava. Os policiais civis efetuaram a prisão do homem em uma área na região de Confresa.
Em cumprimento a ordem de prisão preventiva, o preso foi conduzido para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição do poder Judiciário.
A Delegacia de Polícia de São José do Xingu destaca que as investigações seguem com a realização de diligências complementares necessárias para o esclarecimento da dinâmica e circunstâncias do crime, bem como aguarda os resultados dos laudos periciais.
-
Coluna VIP MT2 dias atrásYes Banana – Sinti contas
-
Coluna VIP MT2 dias atrásNa Tora Acrimat dvd
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Cuiabá4 dias atrásHepatites virais: diagnóstico precoce é essencial para combater doenças que podem permanecer silenciosas
-
Várzea Grande4 dias atrásEducação de Várzea Grande vai ampliar atendimento aos estudantes com implementação da Política de Educação Integral em Escolas em Tempo Integral
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival de inverno 2026
-
Várzea Grande4 dias atrásProjeto “Vivências que Encantam” promove atividades lúdicas e estimula o desenvolvimento das crianças
-
Política5 dias atrásPrimavera do Leste fortalece parceria com Valorem e destaca investimentos de R$ 600 milhões no município











