Sinop
IV Sinop Sustentável inicia com programação de feiras, seminários, oficinas e diversas atividades
Sinop
A programação reúne a IV Feira de Iniciativas Sustentáveis e Políticas Públicas, a IV Feira da Agricultura Familiar Agroecológica e Orgânica, exposição do Museu da Amazônia Meridional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), exposição de ervas medicinais e mostra geológica e mineral da Amazônia. O público também tem acesso a palestras, oficinas, mesas-redondas, seminários e outras atividades voltadas à sustentabilidade.
O evento também conta com o Espaço EcoKids, com gincanas sobre sustentabilidade e oficinas para confecção de pipas e pulseiras de macramê. A programação busca aproximar o tema de diferentes públicos e promover a troca de experiências entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, empresas, entidades, poder público e comunidade.
A Prefeitura de Sinop participa da programação por meio do projeto Meio Ambiente Itinerante, com ações voltadas à educação ambiental. O coordenador de Educação Ambiental do município, Sérgio Corbelino, falou sobre os resultados alcançados pelo projeto. “Nós estamos praticamente desde o início do Sinop Sustentável, com a implantação do Projeto Meio Ambiente Itinerante, que age com a educação ambiental. Nós estamos com todos os nossos parceiros como Inpasa, Sinop Energia, Recicla Pneus, UFMT e outros, sempre enfatizando a questão da educação ambiental. O nosso projeto já recebeu quatro moções de aplausos, duas municipais, uma estadual e uma federal, porque nós temos atingido com esses parceiros mais de 125 mil crianças atendidas. Convidamos que todos venham conhecer um pouco do que Sinop faz para a educação ambiental, para ser sustentável, porque isso é um bem para a população”, disse.
O vereador Célio Garcia destacou a participação do poder público e das instituições parceiras na realização do evento. “O prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho estão preocupados com a sustentabilidade do nosso município. Quero desde já enaltecer todas as entidades porque o Executivo e o Legislativo têm buscado esta parceria. Ficamos muito felizes em ter este evento pela quarta vez e a Prefeitura, através de suas pastas, não mede esforços para ajudar, auxiliar, para que nós possamos, desta forma, trocar experiências, criar conexões com muitas outras pessoas e mostrar o que o município de Sinop está falando ou fazendo através dessa temática”, afirmou.
O extensionista rural da Empaer, Rogério Leschewitz, explicou que o evento reúne iniciativas de diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade. “É um evento que envolve mais de 140 parceiros, iniciativas aqui no município que trabalham sobre sustentabilidade em qualquer um dos aspectos, econômico, social, ambiental, cultural. É um evento que contempla exposição do Museu da Amazônia, feira de iniciativas sustentáveis, feira de agricultura familiar, possui também oficinas práticas, tem um espaço Kids para as crianças. Além também das palestras técnicas, é um evento para toda a família, é um evento para difundir a sustentabilidade em todos os aspectos”, explicou.
A bióloga Cristiane Diel pontuou sobre a participação de diferentes instituições e áreas de conhecimento na programação. “Esse é o 4º Sinop Sustentável e é um evento muito importante porque está voltado para ações de pesquisa, sustentabilidade, agricultura familiar, palestras, exposições, feirantes, então é muito importante para o município de Sinop. É um momento único, ímpar, porque são várias entidades, seja de esfera municipal, estadual, federal e tem essa troca de experiências para compartilhar todas as experiências de cada entidade focada nessa parte de sustentabilidade mesmo, de agricultura familiar, das universidades, ações de pesquisa”, afirmou.
O analista técnico do Sebrae, Vinícius Dal’Bianco, destacou a importância da iniciativa para apresentar ações e projetos relacionados à sustentabilidade. “Hoje um dos pilares do Sebrae é a sustentabilidade e o evento nos proporciona mostrar as ações que o Sebrae faz na área de sustentabilidade. Aproveitamos para convidar todos da sociedade para vir ao evento conhecer as iniciativas, aproveitar as palestras, as oficinas e a mostra que está tendo durante a programação do Sinop Sustentável”, disse.
O IV Sinop Sustentável segue nesta sexta-feira (21) e sábado (22), na sede do Sebrae de Sinop, localizada na Avenida Bruno Martini, esquina com a Avenida José Teobaldo Anschau, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A programação é gratuita e reúne atividades para diferentes públicos, com ações voltadas à sustentabilidade, educação ambiental, agricultura familiar, pesquisa e desenvolvimento local. A programação completa está disponível na página oficial do evento, pelo link: https://www.instagram.com/sinopsustentavel/.
Sinop
Entre desafios e descobertas, professores transformam vidas e constroem o futuro de Sinop
Neste 15 de outubro, Dia do Professor, a Prefeitura de Sinop homenageia os profissionais que fazem da educação uma ferramenta de transformação social. Na rede municipal de ensino, histórias como as das professoras Jéssica Vitorino Machado, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância, e Klaytiane Laura Nascimento Ramos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aleixo Schenatto, mostram diferentes dimensões dessa missão: acolher, ensinar, reconhecer as individualidades e persistir diante dos desafios.
Para Jéssica, trabalhar com crianças pequenas é ser uma ponte entre elas e o mundo. É apresentar novas experiências com cuidado e sensibilidade, respeitando o tempo de cada uma e criando oportunidades para o desenvolvimento individual e coletivo. A professora acredita que a Educação Infantil tem um papel fundamental justamente por representar, para muitas crianças, o primeiro contato com um ambiente de convivência e aprendizagem fora de casa. Nesse espaço, cada descoberta pode contribuir para a construção da autonomia, da autoestima e das relações sociais.
Uma experiência vivida em 2023 resume o significado desse trabalho. Ao final do ano letivo, um aluno de cinco anos a abraçou e agradeceu por ela ser sua professora e tê-lo ajudado. A criança enfrentava dificuldades familiares e era considerada um aluno difícil, exigindo atenção, acolhimento e direcionamento. Ao longo do ano, porém, Jéssica acompanhou mudanças importantes no comportamento e na autoestima do menino, tanto na escola quanto no ambiente familiar.
“É isso que nos marca como professores: a evolução individual e coletiva, as vidas transformadas pelo aprendizado. É saber acolher e possibilitar experiências que potencializem a criança em sua verdadeira essência”, relatou ela.
A lembrança demonstra que os resultados da educação nem sempre aparecem apenas nas atividades concluídas ou nos conteúdos aprendidos. Eles também estão nos vínculos construídos, na confiança conquistada e nas mudanças que ajudam uma criança a se desenvolver.
Ensinar é reconhecer que cada aluno tem seu próprio tempo
Professora da Emeb Aleixo Schenatto, Klaytiane Laura Nascimento Ramos reencontrou na docência um sonho que estava adormecido. Hoje, no quarto ano consecutivo trabalhando com uma turma de segundo ano, ela define a profissão como uma paixão, construída diariamente entre conquistas e desafios.
Uma das principais dificuldades, segundo ela, é lidar com os diferentes níveis de aprendizagem dentro da mesma sala. Em turmas com cerca de 28 alunos, cada criança chega com conhecimentos, experiências e necessidades próprias, o que exige atenção e estratégias diversificadas para acompanhar o desenvolvimento de todos. Outro desafio está relacionado à influência dos estímulos externos, especialmente o uso da tecnologia, que pode interferir no comportamento, na concentração e na atenção dos estudantes.
Para a professora, esse cenário exige cada vez mais dedicação dos profissionais, que precisam compreender a realidade dos alunos e buscar maneiras de manter o interesse pelo aprendizado. O cotidiano de Klaytiane evidencia uma dimensão importante da docência: ensinar não é aplicar a mesma fórmula para todos, mas reconhecer as diferenças e trabalhar para que cada estudante tenha condições de avançar.
As experiências das duas profissionais mostram que, embora os desafios mudem conforme a etapa de ensino, a essência do trabalho permanece. É necessário conhecer os alunos, compreender suas necessidades e acreditar no potencial de cada um.
“O futuro do Brasil está na mão de vocês”, destaca prefeito
“São as pessoas que educam nossos filhos. Pessoas que fazem a diferença. Nossos filhos vão aprender, nossos netos, do que vocês são capazes. Parabéns a todos. O futuro do Brasil está na mão de vocês”, declarou o prefeito.
A homenagem reforça o reconhecimento ao trabalho realizado nas unidades escolares, onde professores e demais profissionais da educação acompanham o desenvolvimento dos estudantes e contribuem para a formação de cidadãos.
Além da valorização dos profissionais, o fortalecimento da educação também passa pela oferta de ambientes adequados para ensinar e aprender. Na gestão do prefeito Roberto Dorner, a Prefeitura de Sinop já entregou cinco unidades escolares que passaram por obras de construção, reforma e ampliação, ampliando e qualificando a estrutura disponibilizada à comunidade escolar.
Entre as unidades entregues estão a Emeb Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, a Emei Clara Teixeira, a Emei Camping Clube, a Emeb Marizete Weber e a Emeb Profª Shieley da Costa Fortuna.
As entregas integram as ações da Administração Municipal voltadas à melhoria da infraestrutura da rede, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o atendimento dos estudantes.
Neste Dia do Professor, a Prefeitura de Sinop reconhece que investir em educação significa cuidar tanto das condições de ensino quanto das pessoas que fazem esse trabalho acontecer. Por trás de cada avanço de um aluno, há profissionais que ensinam, orientam, acolhem e persistem, mesmo diante das dificuldades.
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












