Cultura
FLIFS começa nesta terça e reúne mais de 50 autores
Cultura
A cena literária terá mais um espaço para divulgação de livros, do mercado editorial, de ações formativas, debates, incentivo à leitura e acesso a diversas manifestações artísticas.

Começa nesta terça-feira, na Bahia, a 19ª edição do Festival Literário de Feira de Santana (FLIFS). Com o tema “Feira é o Mundo”, o evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pelo Sesc local, será realizado pela primeira vez no Centro de Convenções da cidade.
A área principal do festival vai reunir livrarias, editoras, distribuidoras, sebos, espaços acadêmicos e outras atrações voltadas ao mercado editorial e à formação de leitores.
Mais de cinquenta escritores e cordelistas participam da programação, que inclui lançamentos de livros, minicursos, exposições e debates sobre literatura e cultura. Entre os convidados estão Xico Sá, Luiz Antonio Simas, Jessé Souza, Ryane Leão e Thalita Rebouças. Também haverá mesas em homenagem aos 70 anos de Grande Sertão: Veredas e à obra de Olney São Paulo no cinema.
Entre as atrações musicais estão: Maryzélia convida Roberta Sá, Asa Filho e Dionorina na Noite Feirense, Agnes Nunes, 80 na Pista e Armandinho.
Além dos visitantes, a programação contempla cerca de 45 escolas da cidade com atividades culturais diversas, entre contações de histórias, espetáculos infantis e adultos e apresentações musicais.
Outro destaque é a 48ª edição do Festival de Violeiros de Feira de Santana. O evento será realizado na quinta-feira, a partir das oito da noite, no Teatro Carlos Pitta, também no Centro de Convenções de Feira de Santana.
No site flifsoficial.uefs.br é possível consultar a programação dia a dia. O festival segue até 30 de agosto.
Cultura
Festival Sou Manaus Passo a Paço deve receber mais de 500 mil pessoas
Mais de 500 mil pessoas são esperadas na edição 2026 do festival multicultural Sou Manaus Passo a Paço, que será realizada entre os dias 4 e 13 de setembro, no Centro Histórico da capital amazonense. O calendário com os dez dias de programação acaba de ser divulgado.

Com o tema “Origens, Águas e Manaus”, o evento ocupará uma área de mais de 63 mil m² com mostras de cinema, peças teatrais, exposições, atividades em equipamentos culturais, shows de artistas nacionais e amazonenses, além de feiras de artesanato, gastronomia e economia criativa, entre outras atrações. Entre os espaços incorporados à programação estão a biblioteca municipal João Paulo II, o teatro Gebes Medeiros, o Museu da Cidade de Manaus e o centro cultural Óscar Ramos.
Programação
O festival reunirá mais de 150 músicos e mais de três mil trabalhadores de outros segmentos culturais. Entre as atrações nacionais estão Dennis DJ, IZA, Filipe Ret, Duquesa, Dead Fish e Gloria Groove. Já a música amazonense será representada por mais de uma dezena de artistas, entre eles Jehnny Moda, Doral, Lucilene Castro, Cabocrioulo, Tucumanus e Victor Xamã.
Acesso
O Sou Manaus é gratuito, mas é necessário fazer reserva e retirar antecipadamente as pulseiras de acesso. A etapa de reservas já está aberta e pode ser feita por meio do site do festival. Já a retirada das pulseiras começa na sexta-feira (28) e vai até 1º de setembro. Os pontos de entrega já estão disponíveis na página do evento.
A expectativa é que a programação movimente a cadeia cultural, o comércio, os serviços e o turismo da capital amazonense.
-
Coluna VIP MT1 hora atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso5 dias atrásHospital Unimed Cuiabá registra avanços e amplia atendimentos nos primeiros sete meses de 2026
-
Mato Grosso5 dias atrásMultidão prestigia Dr. João em Tangará e mostra força do deputado em sua principal base eleitoral
-
Mato Grosso19 horas atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Mato Grosso5 dias atrásSindicalista persegue presidente da Fessp
-
Primavera do Leste1 hora atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Várzea Grande1 hora atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá1 hora atrásMercadinho do ETA transforma matemática em aprendizado na prática e anima alunos da EMEB Manoel João de Arruda











