Sinop

Assembleia com futuros moradores do Residencial Jardim Califórnia foi realizada nesta quarta (7)

Publicado em

Sinop

A Paiaguás Construtora – empresa responsável pela edificação dos 256 apartamentos do Residencial Jardim Califórnia – realizou, na noite desta quarta-feira (7), a assembleia geral com os futuros moradores do empreendimento. O encontro reuniu as famílias que serão contempladas com os apartamentos e contou com o apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação.

Durante a assembleia, os moradores receberam orientações sobre o condomínio, conheceram os procedimentos que antecedem a ocupação dos apartamentos, votaram deliberações coletivas importantes e puderam esclarecer dúvidas sobre os próximos passos. A expectativa é que a entrega das chaves aconteça dentro dos próximos 30 dias, conforme os encaminhamentos entre os órgãos envolvidos.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Luiz Magnani, destacou que o momento representa a consolidação de importantes parcerias para viabilizar a chegada das famílias às novas moradias. “Essa é uma parceria da Prefeitura Municipal com a MTPAR, com o Governo Federal também. Agora nós estamos na assembleia para posteriormente fazer essa entrega das primeiras 256 unidades, que é muito importante para o município, para o projeto e para o processo”, explicou.

O gestor de Engenharia da Paiaguás Construtora, Thiago Vargas, ressaltou que o empreendimento está na fase final de execução e que a empresa mantém uma equipe preparada para acompanhar os moradores durante o processo de entrega. “Estamos em fase final de acabamento, últimos detalhes e retoques. No próximo mês os moradores estarão recebendo essas chaves. O condomínio está completo, possui área de lazer, estacionamento, o apartamento está bem equipado, bem dimensionado”, destacou.

Após o recebimento das chaves, os moradores terão um período para realizar a vistoria dos apartamentos e contarão com suporte da equipe técnica da construtora. “Nesse primeiro momento, ao receber as chaves, ele [morador] tem um período de três dias para fazer essa vistoria sozinho, com a família ou com uma equipe técnica contratada por ele. A gente vai dar esse apoio nesse momento inicial”, explicou.

Para as famílias contempladas, a assembleia também representou a aproximação da realização do sonho da casa própria. Moradora de Sinop há mais de 20 anos, Hetienne Brito comemorou a oportunidade de conquistar o primeiro imóvel. “A expectativa é grande. Quem estará morando nesse apartamento será eu e meu filho. É uma alegria imensa do município estar proporcionando isso para as famílias. Me coloco no lugar também daquelas famílias que pagam aluguel e estar tendo esse momento de garantir uma casa própria. O sentimento é de gratidão. Eu já moro aqui em Sinop há mais de 20 anos e é o meu primeiro imóvel”, contou.

Morador de Sinop há mais de 30 anos, Jamilson Marinho também destacou a ansiedade das famílias que aguardavam pela concretização do projeto e comemorou a proximidade da entrega. “A expectativa era muito grande. A gente estava no aguardo da entrega e parece que agora realmente está acontecendo. No início, a gente estava com aquele sonho de conquistar o nosso imóvel, e aí eu fui correr atrás da documentação. Então, a gente estava muito ansioso para poder fazer as entregas e agora parece que está virando realidade”, afirmou.

Jamilson também falou sobre a satisfação de conquistar o apartamento. “Eu moro aqui em Sinop há mais de 30 anos e fiquei muito contente, porque consegui um apartamento. Estou feliz por esse momento”, completou.

O Residencial Jardim Califórnia integra o Programa Habitacional Nossa Casa e conta com 256 apartamentos, distribuídos em oito torres. Com a realização da assembleia, as famílias avançam para a etapa final antes da entrega das chaves e do início da ocupação das novas moradias.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) conquistou uma unidade do Centro de Referência da Mulher Brasileira, com investimento de R$ 2,5 milhões destinado à construção e equipagem do espaço. A formalização do contrato de repasse entre o Município e a Caixa Econômica Federal, por meio de recursos da União, representa mais um avanço nas políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, ampliando a estrutura de atendimento e acolhimento oferecida pelo Executivo Municipal.

O recurso integra o programa federal Mulher: Viver sem Violência e será aplicado na implantação do Centro de Referência da Mulher Brasileira Tipo III. A conquista possui participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, e contrapartida da Prefeitura de Sinop com investimento de R$ 25 mil de recurso próprio e doação do terreno localizado no Jardim Nossa Senhora Aparecida.

A conquista soma-se às iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Roberto Dorner, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à orientação e oferecer suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade ou que tenham vivenciado situações de violência.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destaca que a implantação da unidade representa um reforço importante na política municipal de proteção às mulheres, resultado da articulação para viabilizar recursos e ampliar os serviços disponíveis à população. “É uma conquista muito grande para o município de Sinop, mas, principalmente, para as mulheres da nossa cidade. É importante prevenir e orientar para que a violência não aconteça e, caso aconteça, que essas mulheres tenham acolhimento e apoio”, pontua.

Paulinho destaca que Sinop é o único município do interior de Mato Grosso que conquistou a casa de apoio e atribui aos trabalhos da Prefeitura ,desenvolvidos na luta contra essa violência. “A única cidade do Mato Grosso que está recebendo esse centro, graças a um trabalho que o prefeito Roberto Dorner implantou na Secretaria de Assistência Social e também na Coordenadoria da Mulher, que conseguiu aí, junto ao Governo Federal, esse recurso. Então, é resultado de um trabalho voltado a proteger e prevenir a violência contra as mulheres e acolher também”, concluiu.

A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, destaca que a conquista é resultado dos esforços empregue pela gestão em busca de políticas públicas que resguardem os direitos das mulheres sinopenses. “É prioridade da gestão do prefeito Roberto Dorne, e do vice, Paulinho, de estar sempre protegendo as mulheres. Agora mais um ganho muito grande nesse combate, mas acima de tudo na proteção das nossas mulheres. Aqui vão ser feitos vários atendimentos para proteger, para que essas mulheres tenham, desde a prevenção até o acolhimento para que evite que Sinop continue no mapa da violência. Esse é o grande objetivo da nossa gestão, por isso buscamos, através dos meios disponíveis ter um avanço na proteção das nossas mulheres”, pontuou.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), professora Branca, ressalta a luta pela conquista do recurso. “Através do Governo Federal, nós estamos sendo contemplado pelo programa Mulher Viver Sem Violência. Sinop foi contemplada através da Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), pela luta da CPPM, com a Casa da Mulher Brasileira, que é na verdade um Centro de Referência para trabalhar as políticas públicas para as mulheres. O objetivo é trabalhar a prevenção contra a violência e também acolher essas mulheres que tiveram seus direitos violados”, celebrou.

Professora Branca destaca que a estrutura fortalecerá o trabalho preventivo, com orientação e acompanhamento profissional, além de contribuir para o direcionamento das mulheres que necessitem de atendimento especializado. A proposta é ampliar os caminhos de acesso à rede de proteção, para que as mulheres encontrem suporte e informações sobre os serviços disponíveis.

Rede de proteção em expansão

A conquista do Centro de Referência ocorre em um momento de ampliação das políticas públicas municipais voltadas às mulheres. Entre os avanços estão a criação da Coordenadoria da Mulher e a implantação da Casa de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, além do fortalecimento dos atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A presidente do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Branca, ressalta que a nova unidade vai contribuir tanto para a prevenção quanto para o acolhimento de mulheres que já sofreram violência. Segundo ela, o Município também tem orientado mulheres de cidades vizinhas que procuram os serviços em Sinop.

“Teremos profissionais e meios para que essa mulher encontre apoio na prevenção e no combate à violência. Aquelas que já passaram por situações de violência também poderão ser acolhidas e direcionadas aos profissionais responsáveis pelo atendimento”, explica.

Com a formalização do contrato de repasse, o Município avança para a etapa de licitação, necessária para a contratação da empresa responsável pela execução da obra. Após essa fase, serão realizados os procedimentos para construção e equipagem da unidade.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA