Cultura
Curta Periferias exibe mostra de curta-metragens no Rio de Janeiro
Cultura
Neste sábado (10), a cidade do Rio de Janeiro vai receber uma mostra de curta-metragens gravados pelo celular e feitos por 40 jovens moradores do Complexo da Maré, bairro da Zona Norte. As exibições estão marcadas para começar às 10h, no Galpão Bela Maré.

A iniciativa surgiu da união dos projetos “Cine Sesi”, implementado pela rede de ensino Firjan Sesi, e o “Curta Periferias”, realizado por meio da colaboração entre a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio e a Universidade Internacional das Periferias.
O Cine SESI é realizado desde 2023 em unidades de ensino da Rede Firjan Sesi. Neste ano, o projeto foi ampliado com a criação de duas turmas externas, voltadas aos moradores do Complexo da Maré. O objetivo é aproximar os jovens do meio cinematográfico, estimulando a criatividade e o ensino através do audiovisual. O gerente de Educação da Firjan SESI, Vinicius Mano, explica os dois principais pilares do projeto.
Ele atua de duas maneiras, né? Por meio do cineclubismo e por meio da produção audiovisual. Então os alunos assistem, debatem, discutem os filmes, discutem as temáticas que estão sendo apresentadas nos filmes, aprendem a analisar as imagens, a maneira como o diretor conduz aquela produção pra poder desenvolver seu raciocínio, desenvolver a sua criticidade sobre aquilo que tá sendo apresentado na tela. E também aprendem como usar essa linguagem cinematográfica pra expressar a sua própria criatividade. Então os alunos têm oficina de roteiro, oficina de fotografia, oficina de direção e outras mais.
Os alunos fazem curta-metragens que transformam experiências e histórias do cotidiano em linguagem cinematográfica. Cria da Maré, o coordenador de Tecnologia e Inovação na Uniperiferias, Matheus Affonso, afirma que a iniciativa oferece autonomia para populações periféricas assumirem o controle de suas próprias narrativas.
Ele toca num ponto que é a nossa missão, justamente lutar e promover a dignidade de sujeitos periféricos, de moradores de favelas, assim como nós, né? Foi um projeto que pra gente foi muito positivo pela questão de podermos dar autonomia a jovens que puderam se sentirem confortáveis de contar até a sua própria história e a história do seu próprio território.
Uma das jovens transformadas pelo projeto é Kley Hudson, integrante do grupo que produziu o filme Àdúrà, sobre a força das ancestralidades presentes na Maré. Ela conta que já desejava ingressar no mercado audiovisual, e encontrou no projeto a oportunidade de se desenvolver.
Foi muito importante pra mim, pois cada aula eu pude me aprimorar um pouco mais sobre as questões do conceito, sobre as questões de gênero do filme, como explorar, de fato, uma história e tirar ela do papel. Eu me senti, de fato, também acolhida enquanto um corpo trans, travesti, dentro daquele espaço. Então, poder estar numa formação que me estimula a pensar, a criar histórias para corpos parecidos com o meu é rico demais.
Os filmes contam histórias que vão desde sonhos de infância até impactos dos projetos sociais na vida dos moradores locais. Os curtas mais bem avaliados receberão prêmios durante a programação, que se estende até 13h.
*Sob supervisão de Fábio Cardoso.
Cultura
Tom Zé: o descobridor de sons completa 90 anos criando e compondo
A curiosidade parece guiar Tom Zé pelo mundo: da leitura de Os Sertões, de Euclides da Cunha, na adolescência, ao ofício de jardineiro no prédio onde mora em São Paulo, o baiano mais paulistano que existe tem um talento nato para transformar o cotidiano em música, como em “Aviso aos Passageiros”. A letra da canção reproduz a mensagem de segurança dos elevadores: “antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar.”

Celebrado na exposição gratuita “Tom Zé – 90 anos do Inquieto Jardineiro de Sons”, na Caixa Cultural em São Paulo, até o dia 13 de dezembro, o músico comenta o segredo para seguir compondo, criando e fazendo shows aos 90 anos.
“O seguinte: de manhã, se eu não fizer as coisas orientais que eu aprendi aqui em São Paulo e que prolongam a vida, a ginástica para o estômago, para cabeça, para intestino, para vista, para ouvido… Eu de manhã faço práticas que têm a ver com todos os funcionamentos humanos. E enquanto eu fizer isso, eu vou tá vivo aí, se Deus quiser”.
Tropicalismo
Nascido em 11 de outubro de 1936 em Irará, no sertão da Bahia, Antônio José Santana Martins passou em primeiro lugar no vestibular da Escola de Música em Salvador. Foi na capital baiana que conheceu Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Se juntou aos tropicalistas em São Paulo e participou do disco “Tropicália ou Panis et Circencis” de 68, mesmo ano em que lançou o disco de estreia “Grande Liquidação”, e venceu o 4º Festival de Música Popular Brasileira com a canção“São, São Paulo”.
A cidade de São Paulo se tornou tema recorrente em composições como “Augusta, Angélica e Consolação” e “A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel”. O trabalho do músico é marcado pela experimentação, do som feito numa enceradeira quebrada ao “buzinório” – instrumento que conecta várias buzinas e que pode ser visto pelo público na exposição. A curadora da mostra, Neuseli Martins, fala sobre a figura inspiradora de Tom Zé.
“Eu acho que assim ele inspira pessoas dos 10 aos 100 né? E vendo ele em atividade criando gravando principalmente dialogando com várias gerações eu acho isso uma característica muito incrível dele. Ele é uma pessoa que tá sempre buscando descobrir alguma coisa nova ou ver as coisas de uma forma diferente né?”
Experimental demais
Em meados dos anos 70, o músico se enveredou por mais experimentações, desconstruindo canções criadas a partir de fragmentos musicais. Visto como experimental demais, Tom Zé foi esquecido pela mídia até os anos 80. Foi redescoberto quando seu disco “Estudando o Samba” foi parar nas mãos do músico David Byrne, ex-líder da banda Talking Heads, que lançou a obra do brasileiro no exterior. Com isso, voltaram as turnês e gravações nos anos 90. Jarbas Mariz, músico que gravou e tocou com Tom Zé por 32 anos, comenta o que aprendeu com ele.
“Por exemplo, dinâmica na música, né? Aquela coisa de de tan dan dan dan, tan dan dan dan, e vai lá pra baixo, vai lá na coisa da dinâmica na música popular. […] Pegar qualquer instrumento, você transformar aquilo ali em som e colocar na sua música, também aprendi isso com ele também. E aquele bandolim maluco que eu tocava com ele, que é um que é um bandolim percussivo, que foi ele que introduziu na minha cabeça”.
O último álbum de estúdio, “Língua Brasileira”, é de 2022. Neste 9 de outubro, foi lançado o álbum ao vivo de um show gravado no Sesc há 30 anos. Em agosto, saiu a música inédita “Futuro Fruto”, uma parceria com Marcelo Segreto e Loretta, músicos de diferentes gerações, provando que Tom Zé ainda tem muito o que inventar na música brasileira.
-
Mato Grosso1 dia atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso2 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso3 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
OAB3 dias atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso3 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Mato Grosso3 dias atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso3 dias atrásLéo Bortolin é eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos












