Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
deputada Janaina Riva, vice-presidente do diretório estadual do MDB, defendeu, ainda que a sigla e o DEM sigam caminhos opostos em 2020, que o governador Mauro Mendes tenha “respeito” com a provável candidatura do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, à reeleição. Ela indicou que a sigla não deve “aceitar” o uso da máquina do governo do Estado contra uma candidatura emedebista na Capital.
Em declarações recentes, Emanuel e Mauro vêm trocando farpas e provocações. Janaina lembrou que, na Assembleia, quatro deputados do MDB compõem a base do governo.
“Eu vejo muita dificuldade hoje no apoio do Mauro ao Emanuel, mas o que nós não abrimos mão, principalmente eu que faço parte da base, que tenha respeito com a candidatura de um partido que é aliado. Não é só a candidatura do Emanuel, é a candidatura do MDB, que tem quatro deputados na Assembleia que fazem base ao governo. E eu não gostaria de ver o governador se expondo em uma eleição ao ponto de prejudicar os partidos que são aliados a ele”.
anaina destacou que Mauro deveria “considerar” a situação e avaliou como “desleal” a possibilidade de o DEM ter candidatura em todos os municípios: “Então não precisaria mais o MDB, do PSD, dos outros partidos que fazem parte da base”.
“Eu acho que tem que ter esse respeito, até porque já temos uma candidatura que estava posta, um prefeito que está no mandato. Antes mesmo da eleição, nós conversamos, eu sei que muita coisa mudou na relação dos dois, e isso a gente nem entra no pormenor, mas tem que achar um ponto de convergência, nem que isso seja o respeito ao MDB, isso não impede o DEM de ter candidato, mas é claro que nós vamos aceitar o uso da máquina, nem acho que o governo pretenda fazer isso, numa eleição contra a própria base”, declarou.
A emedebista ainda revelou que a sigla segue tentando conseguir o apoio do DEM na eleição municipal, em especial pela “simpatia” de nomes como o senador Jayme Campos, o ex-governador Júlio Campos e o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho.
Para Janaina, a candidatura de Emanuel é “natural”. Contudo, em caso de desistência do prefeito, a vice-presidente da Assembleia não descartou a possibilidade de construir sua própria candidatura à prefeitura pelo MDB.