Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Guilherme Maluf vai coordenar uma comissão nacional de acompanhamento de ações relacionadas à Lei Kandir. A nomeação foi feita nessa quinta-feira (5), na primeira reunião do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Contas, em Brasília.
O foco da discussões serão os 14 Estados exportadores de produtos primários (milho, soja, algodão, etc.), que há mais de 20 anos não cobram ICMS dos produtores com mercado voltado para o exterior.
A Lei Kandir sempre vira polêmica no fim de ano em Mato Grosso por causa da incerteza sobre a transferência do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX). Um dinheiro que compensaria o imposto não cobrado.
Até o momento, por exemplo, a União tem duas anualidades em aberto com Mato Grosso: 2018 e 2019.
Duas medidas estão em andamento atualmente sobre o assunto. A primeira é a regulamentação em lei sobre o modelo da Lei Kandir e seu fundo de compensação. A Câmara Federal tem até o fim deste mês para votar o projeto.
A segunda, é uma ação que está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Ela deverá acompanhar a formulação de uma lei que regulamente a isenção do ICMS.