Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que vai investir em 200 escolas, sendo 100 piores em infraestrutura e outras 100 do Ensino Médio com melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que avalia, de 2 em 2 anos, o desempenho dos estudantes de todo o país. O chefe do Executivo aponta que não é “a reforma dos sonhos”, mas que resgataria a dignidade das unidades.
O desempenho dos estudantes do Ensino Médio mato-grossenses, no Ideb, não agrada o Governo. Na 21º posição, entre os 27 estados brasileiros, Mato Grosso teve uma nota de 3,2, em 2017. A avaliação representa avanço em relação ao Ideb de 2015, quando o Estado tirou 3,0 e deveria atingir a meta não alcançada de 3,5.
Em entrevista exclusiva ao a secretária de Educação Marioneide Kliemaschewsk relevou que quer estrelar no Top 10 dos estados brasileiros até 2021, ano do próximo exame. O desafio é grande. O Governo precisa galgar 11 posições só para ficar no 10º lugar. Mas a gestora diz acreditar no objetivo e garante que fará dele o seu norte na gestão em 2020.
De acordo com Marioneide, “o grande desafio do Estado é o Ensino Médio”, que é de responsabilidade exclusiva do Governo. “A nossa meta (em 2017) era 3.9 e nós tiramos 3.2. Estamos 0.7 abaixo da meta. Muito aquém do que desejamos. Este é o nosso gargalo, mas é um desafio não apenas de Mato Grosso, mas do Brasil. No Brasil, nenhum estado conseguiu superar as metas do MEC”, pontua.
Para chegar ao Top 10, a secretária garante que vai investir maciçamente na reorganização do processo de matrícula dos nossos alunos e no reordenamento da rede. “Temos escolas com baixo número de alunos”, comenta, sendo que um dos casos era Nilo Póvoas, cuja extinção, uma vez anunciada, gerou reação de repúdio de parte da sociedade e ex-alunos tristes com a notícia.
Conforme já havia dito ao , Marioneide reforça que a Seduc só vai construir novas escolas se houver necessidade e demanda real para elas, já que muitas no Estado estão ficando ociosas por falta de estudantes.
Informa também que haverá intervenção pedagógica em 104 escolas, das 768 em Mato Grosso, com as piores notas do Ideb. O objetivo é fazer com que elas possam avançar na avaliação. Para isso, interventores irão verificar quem são os alunos que estão atrasados, quais precisam de apoio e não estão alfebatizados e devidamente letrados.
O governador Mauro Mendes (DEM) não revelou detalhes concretos da reforma das 200 escolas. Prometeu divulgar informações sobre isso nas próximas semanas. O anúncio do investimento foi feito durante visita à Assembleia Legislativa para apresentar balanço das ações do seu primeiro ano de mandato e o que espera para 2020.