Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O Governo de Mato Grosso recebeu, na manhã deste sábado (21), o primeiro carregamento com 15 mil litros de álcool 70% (álcool hospitalar), destinado para reforço à prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). A arrecadação foi coordenada pelo Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT) junto às empresas do setor.
Atendendo a um pedido do Governo de Mato Grosso, as indústrias ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT) estão produzindo álcool 70% para serem distribuídas em áreas emergenciais, com intuito de conter o avanço do Covid-19. O primeiro carregamento foi entregue na sede do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá.
Jorge dos Santos, diretor executivo do Sindalcool, explicou que a as 12 usinas ligadas ao sindicato, atenderam de imediato a determinação do Governo do Estado. “Todas as associadas se juntaram para doar o álcool 70%, que equivale ao álcool em gel”, explicou. “Como estamos na entressafra, estamos doando o estoque que temos, e mesmo assim atingimos número maior que em outros estados”, concluiu.
“Começamos hoje a distribuição desse material para as unidades de saúde, de segurança, também vamos dar apoio para as prefeituras, para que nós possamos garantir segurança dos profissionais, e que possamos dar continuidade nos serviços essenciais para a nossa população. Quero agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nesse momento, que se Deus quiser, vamos superar”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Para que todo esse volume chegue para os locais determinados pelo Governo de Mato Grosso, foi feita uma parceria com várias entidades e empresas, como Águas Puríssima, Tintas Maxvinil, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, entre outros. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão auxiliando no carregamento e garantindo a segurança no transporte entre as usinas e o envasamento, que será feito pela Puríssima e pela Maxvinil. A UFMT fará análises para garantir a pureza do produto para serem usados dentro das unidades hospitalares.
A primeira remessa emergencial do álcool foi feita em galões doados pela Água Purissima para chegarem mais rapidamente aos hospitais.
“Quero agradecer muito as usinas que produzem etanol aqui no estado, e a muitas outras empresas da Baixada Cuiabana, de Várzea Grande, do interior, que têm se apresentado para colaborar com o governo e com o povo de Mato Grosso nesse momento. Até o momento recebemos 200 mil litros de doação de álcool 70%”, disse o governador, sobre a parceria com a inciativa privada.
Assessoria
O primeiro lote veio da Usina Barralcool, em Barra do Bugres, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, explicou que a operação começou ontem no transporte da carga até Cuiabá. “Hoje vamos garantir a distribuição nos hospitais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que estão trabalhando diretamente na prevenção e controle do Covid-19”, destacou.
Para o presidente do Sindalcool/MT, Silvio Rangel, esta ação vai ajudar a minimizar os impactos da pandemia em Mato Grosso. “Cada um de nós tem que fazer a sua parte para ajudar no combate ao coronavírus. Além dessa doação, estamos fazendo um trabalho interno com nossos colaboradores para a prevenção da doença”, pontuou.
Impacto na Saúde
De imediato, as unidades de saúde que receberão o insumo são a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação, o Laboratório Central (LACEN) e o Hospital Santa Casa.
O uso do álcool é imprescindível para esterilizar as mãos e as superfícies dentro das unidades hospitalares, conta o secretario de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “É de suma importância essa operação que está tirando a preocupação que tínhamos porque este item não está mais disponível no mercado. Estamos solucionando cada etapa, e vamos ter sucesso na contenção do avanço do coronavírus.”
O estoque regulador será concentrado no Corpo de Bombeiros, e de acordo com a necessidade das unidades, a Secretaria de Saúde fará a distribuição em todas as unidades de Estado.
Segurança pública
Unidades de Segurança do Estado receberão álcool para a segurança dos profissionais que atuam nos serviços essenciais em contato direto com a população.
“O álcool 70% é muito importante para a assepsia dos agentes que estarão na ponta atendendo todos os casos em Mato Grosso. O trabalho da Segurança começou escoltando a carga até Cuiabá e segue no envasamento e na distribuição. Vamos dar acesso ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar, que são dois órgãos que estão trabalhando diretamente na rua, na prevenção e no controle do Covid-19”, aponta o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros BM Alessandro borges.