Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que vai abrir 810 novos leitos para o tratamento de Covid-19 em diversos municípios de Mato Grosso.
Destes, 500 serão de enfermaria, 160 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 150 leitos para Atenção Domiciliar à Saúde (“home care”).
O anúncio foi na tarde desta quarta-feira (10) em uma entrevista coletiva virtual, em que Mendes anunciou diversas medidas para tratamento dos infectados pela Covid-19.
Os leitos de UTI serão instalados em Alta floresta, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sorriso, e em Várzea Grande.
Além dos leitos, Mendes vai encaminhar aos 141 municípios de Mato Grosso R$ 69,8 milhões para que sejam investidos na saúde primária e combate a pandemia.
“Este valor é um crédito de 2016, 2017 e 2018. Créditos da administração anterior que não foram pagos, e o Governo está pagando agora, para que os municípios possam tomar providência”, afirmou o governador.
“São recursos para atenção primária. Esse dinheiro poderá ser usado para medicamentos, jornada de trabalho para prestação de serviço”.
De acordo com o governador, o conjunto de medidas custará ao todo R$ 227,3 milhões aos cofres do Estado.
Outras ações
Mendes ainda informou que irá doar mil cilindros de oxigênios para equipar os novos leitos aos municípios que requisitarem.
“Estamos fechando negociação de mil cilindros de oxigênio para abastecer os 500 leitos clínicos. A negociação está praticamente finalizada, e cederemos gratuitamente aos municípios”, disse o governador.
Mendes ainda prometeu que dará um incentivo financeiro para que os municípios abram um centro de triagem, aos moldes do que já existe em Cuiabá.