Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) decidiu seguir em partes as recomendações do governador Mauro Mendes (DEM) sobre medidas restritivas na cidade para evitar a proliferação da Covid-19. Ele baixou um novo decreto, neste sábado (27), com uma série de novas regras, mas sem o chamado “lockdown”.
De acordo com a publicação, as regras vão valer entre este sábado até o próximo dia 5 de abril. Ao todo, são 10 dias de medidas.
Segundo o decreto, os estabelecimentos comerciais funcionarão com 30% da sua capacidade (exceto supermercado, mercados e congêneres, que terão capacidade máxima de 50%). De segunda-feira a sexta-feira, fica autorizado o funcionamento entre às 5 horas até às 20 horas.
Já aos sábados e domingos, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre às 5h até às 12h.
Os supermercados, mercados e congêneres poderão funcionar aos sábados até às 20 horas, ficando vedado o consumo de bebidas alcoólicas no local.
Excepcionalmente, os restaurantes, inclusive localizados no único shopping center da cidade, poderão funcionar aos sábados e domingos até 14 horas, obedecidos os protocolos de saúde.
Os restaurantes e congêneres poderão funcionar na modalidade takeaway e drive-thru até às 20h45, permitido o serviço de delivery até às 23h59.
Os bares, distribuidoras de bebida, lanchonetes e congêneres não funcionarão com atendimento presencial, podendo apenas funcionar no modo drive-thru e delivery.
Já as atividades de escala industrial e de distribuição comercial que possuam jornada em turnos, não terão controle de horário.
As secretarias e autarquias municipais, no período, funcionarão apenas em regime de plantão e escala, com número reduzido de funcionários públicos.
Ele também suspendeu a retomada das atividades presenciais no sistema público e privado, exceto as aulas práticas da área de saúde, com retorno hibrido para as unidades privadas em 06 de abril de 2021.
Ficam mantidas somente as atividades essenciais inadiáveis.
Proibições
Fica proibida a realização de jogos de futebol amandor, exceto o profissional, os eventos sociais, as atividades econômica de locação, seja em espaço público ou privado, e o consumo de bebida alcoólica, no local, em qualquer estabelecimento comercial.
O toque de recolher na cidade segue decisão do Governo, proibindo a circulação de pessoas de 21h até às 5h da manhã seguinte.