Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) classificou como “burocrático” o trâmite para liberação do auxílio estadual aos MEIs e pequenas e microempresas. Para a parlamentar, as sucessivas mudanças no funcionamento dos comércios, o “fecha e abre”, tem apresentado reflexos imediatos na economia, com aumento do desemprego no país.
A deputada apontou a taxa de desemprego de 14% no Brasil e atribuiu o índice histórico às mudanças nos comércios. Para Janaina, o número de pessoas desempregadas será ainda maior do que no último ano por conta das mudanças nos decretos.
“Acho que vai ser ainda muito superior do que o do ano passado. Já chegamos aos 14% de desempregados. Isso é um recorde, nunca houve. Quando se falava que o desemprego estava aumentado no nosso país era 12%. Então, chegamos em 14% e tenho certeza que muito por conta disso, desse fecha e abre”, disse.
“Esse fecha e abre toda hora. A falta de auxílio por parte do governo do Estado. Também do governo federal, porque ele também por desconhecimento fez tudo que podia no começo e agora não tem mais condições de manter”, acrescentou.
A parlamentar disse que a Assembleia tem tentado diálogo constante com o governo estadual, mas que há pouca resposta por parte do Executivo. Janaina afirmou que as conversações têm sido construídas em prol de uma sensibilização do Estado diante da situação do empresariado.
O anúncio foi feito pelo Estado no dia 11 de março. O socorro financeiro é composto de R$ 45 milhões do Executivo estadual e R$ 10 milhões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.