Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), inauguraram, nesta sexta-feira (23), o novo polo de vacinação contra a covid-19, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à sede do legislativo. Houve vacinação simbólica, mas o polo passa a vacinar, regularmente, neste sábado (24).
A AL também ofereceu o espaço do estacionamento, que fica na lateral do Palácio Paiaguás, para realização de vacinação no modelo drive-thru.
O prefeito Emanuel Pinheiro disse que, quando veio o clamor popular e das autoridades, resolveu descentralizar os polos de vacinação e a Assembleia vem agora colaborar nesse sentido.
“Estamos em segundo, alternando o primeiro lugar no Centro Oeste, entre as capitais que mais têm vacinado, com responsabilidade e celeridade, no país. Ao deparar com uma parceria como essa, sou obrigado a prestar contas também, sobre como tem sido nossa luta pela imunização da população. Não nos faltou em nenhum momento a percepção daquilo que a população realmente deseja e é o que estamos fazendo aqui”, afirmou.
Ainda destacou que, na próxima semana, a prioridade será para grupos vulneráveis, como moradores de rua, catadores de latinhas, motoristas de ônibus e outros. E assegurou que a vacinação em Cuiabá está indo bem.
Max Russi disse ser um defensor da vacina e reclamou do avanço mais rápido da imunização em Mato Grosso do Sul, em relação a Mato Grosso. “A Assembleia tem feito muito, nunca votamos e aprovamos tantos projetos de lei. Tem fiscalizado com várias CPI, cobranças, ações importantes. E os deputados acham que temos condições de fazer mais. Administrar bem as finanças e apoiar projetos importantes, como esse, com essas sobras”.
A secretária da Saúde de Cuiabá, Ozerira Félix, agradeceu ao Parlamento pela colaboração. “Eu quero agradecer à Assembleia Legislativa por ter nos acolhido, por ter feito tudo isso aqui, para que pudéssemos ampliar locais de vacinação. Meu muito obrigada a todos e que Deus nos proteja e que a gente consiga vacinar toda a população de Mato Grosso e de Cuiabá no menor tempo possível”, disse.
Deputado estadual Paulo Araújo (PP) ressaltou a atuação da Assembleia nessa crise. “A todo momento colaborando. Ano passado foram quase R$ 100 milhões do nosso orçamento, para realizar ações”, comentou.
Promotor Alexandre Guedes ressaltou que vacina é uma medida de saúde coletiva e não individual. “A pessoa está vacinada está livre? Não! O vírus só deixa de circular quando é imunizada de 80 a 95% da população. Porque se você deixa ele circular, surgem as tais variantes que podem ser mais arriscadas para a população”. Ele engajamento cívico das pessoas, porque “vivemos período de trevas, porque há pessoas que querem negar a vacina e a ciência.
Ele também fez uma defesa do SUS, que é um sistema universal. “SUS é universal, do barão ao sem teto, todos têm direito a receber vacina”.