Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito Osmar Froner encaminhou nesta segunda-feira (25) uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal, Benedito Edmilson (Bozó), pedindo urgência na apreciação de um Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,30% aos servidores públicos efetivos e comissionados e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Chapada dos Guimarães (SAAE).
De acordo com o prefeito, a medida atende a uma reivindicação dos servidores e da Câmara Municipal, e tem a finalidade de afastar a corrosão do poder aquisitivo dos servidores em função da inflação, devolvendo o poder de compra aos mesmos.
“Sob esses argumentos é que submeto à deliberação de Vossa Excelência e seus dignos pares a presente proposta, dando-lhe a tramitação em Regime de Urgência Especial, prevista na Lei Orgânica Municipal, na expectativa do pleno acolhimento por essa Edilidade, guardiã dos mais nobres interesses do povo chapadense”, diz trecho da mensagem.
O reajuste de 11,30% corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dos últimos 12 meses de 2022.
Na última semana, o prefeito se reuniu com os vereadores Benedito Edmilson – Bozó, Jonas Gaudério, Cidú Siqueira, Mariano Fidélis, José Otávio e Rosa Lisboa, para debater o assunto.
A Secretaria Municipal de Administração informa que no mês de março a folha salarial fechou em R$ 2.804.451,84. Com o reajuste proposto pelo prefeito de 11,30% a folha terá um incremento de R$ 217.252,93.
O reajuste alcança à aproximadamente 350 servidores, com exceção dos cerca de 90 profissionais da Educação que já foram contemplados com o reajuste integral em fevereiro deste ano.
Para entrar em vigor, a revisão salarial deverá ser aprovada pela Câmara Municipal.