Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) cobrou nesta segunda-feira (27.06), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sobre o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que a secretaria de Estado de Educação apresente qual o número de servidores que aptos a participar do Profuncionário para que os parlamentares se mobilizem e articulem recursos para abertura de mais vagas.
“Quero primeiro parabenizar o reitor Júlio pelo trabalho brilhante que vem fazendo frente ao IFMT por manter as portas sempre pra nós, deputados, para que juntos encontrássemos uma solução para o prófuncionario. No início as dificuldades eram financeiras mesmo, mas agora, através de recursos destinados pelo senador Wellington Fagundes e da deputada federal Rosa Neide o IFMT fará o prófuncionário. Quero pedir aqui que a Seduc nos forneça qual é a demanda, porque não queremos ofertar só as duas mil vagas que já estão previstas para 2023. Queremos trabalhar para dar oportunidades para todos”, disse a parlamentar.
O profuncionário oferece cursos técnicos para formação continuada de agentes de pátio, apoio, cozinha e serviços gerais que não possuem outro meio de bonificação ou progressão na carreira que não seja pela qualificação. O governo do estado anunciou que por meio de uma parceria com o IFMT vai abrir vaga 2 mil vagas para qualificação por meio do prófuncionário.
De acordo com a parlamentar não se trata apenas de uma qualificação para o incremento salarial, mas de investimento na qualidade dos serviços prestados na educação e de justiça com os servidores que ganham menos.