Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) doou equipamentos do seu Laboratório de Solos para o Laboratório Multidisciplinar em Geotecnia e Infraestrutura de Transportes (Geoinfra) do curso de Engenharia de Transportes, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que funciona no Campus de Várzea Grande. A doação vai otimizar a utilização dos aparelhos e atender tanto o controle externo, quanto a academia, colaborando com a formação dos novos engenheiros e com a qualificação de servidores.
O contrato de comodato foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (4) e estabelece que os aparelhos sejam utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Em contrapartida, o setor de obras e engenharia do órgão terá acesso à pesquisa de ponta e capacitação.
De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o acordo também prevê que a UFMT realize uma capacitação anual sobre a qualidade das obras públicas para os fiscalizados da Corte de Contas. Além disso, deverá subsidiar inovações no processo de inspeção e desenvolver pesquisas para orientar as equipes do Tribunal.
“Este é mais um exemplo de como o princípio da colaboratividade, que vem sendo estimulado desde o início da gestão, é uma das chaves para o desenvolvimento do estado. A transferência de tecnologias entre as duas instituições vai otimizar recursos, reduzir os esforços e aprimorar talentos que já temos no TCE”, afirmou.
O secretário de Administração do TCE-MT, Vitor Turri Romano, lembra que as instituições são signatárias do Termo de Cooperação Técnico-Científico. “Ao mesmo tempo em que contribuímos com a produção científica e tecnológica, estamos fortalecendo atividades colocadas à disposição da sociedade para a melhoria dos serviços públicos.”
Os 27 aparelhos doados, estimados em R$ 402.6 mil, beneficiarão diretamente os alunos. “Estes equipamentos somam à estrutura existente. Em contrapartida, o TCE contará com ensaios laboratoriais e formação técnica”, diz a professora-doutora Ilce de Campos.
Vale destacar que a cooperação também inclui o desenvolvimento de ações conjuntas, como a implantação de programas e projetos e a realização de eventos de qualificação em diversas áreas do conhecimento. Tudo isso, envolvendo o intercâmbio entre docentes, pesquisadores, técnicos, estudantes e servidores.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui