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Com um investimento superior a R$ 317 milhões, o Governo de Mato Grosso realiza quatro de obras que vão trazer mais qualidade de vida para a população de Cuiabá e região. São obras que vão trazer melhorias para a mobilidade urbana, para a saúde e também para potencializar o turismo no Estado.
As quatro obras estão localizadas na região da saída de Cuiabá, até o município vizinho de Santo Antônio do Leverger. Elas foram vistoriadas nesta terça-feira (19.09) pelo governador Mauro Mendes, que as classificou como “obras estruturantes”.
A primeira parada foi na nova ponte sobre o Rio Cuiabá, construída entre os bairros Parque Atalaia, na capital, e Parque do Lago em Várzea Grande. A estrutura da ponte, com 390 metros de extensão, já está pronta. No momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) trabalha na construção dos acessos, dos dois lados, em um total de 3,29 quilômetros.
“Quando nós iniciamos o governo em 2019, havia apenas os pilares da ponte fixados. Não havia nenhum projeto para os acessos. Essa é uma região com um solo muito ruim e muito acidentado, uma região de alagamentos, é preciso fazer muitos aterros. Foi necessário um grande trabalho, cuidar das desapropriações para que a obra pudesse sair”, afirmou o governador Mauro Mendes.
A ponte foi orçada em R$ 40,4 milhões, enquanto o valor da ligação para a ponte está em R$ 30 milhões. O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, lembra que essa obra vai representar um ganho de mobilidade muito grande para a população de toda a região do Parque Cuiabá, assim como do Parque do Lago e do Cristo Rei, em Várzea Grande, regiões que concentram 70 mil habitantes.
“É uma ligação importante, que vai ajudar a desafogar o trânsito na Palmiro Paes de Barros, assim como na Avenida Fernando Corrêa, Beira-Rio e na ponte Sérgio Motta. Uma obra que cumpre o principal objetivo de um Governo, que é dar qualidade de vida para a população”, afirmou.
No lado cuiabano, o acesso é construído a partir da extensão da Avenida P, principal via do Parque Atalaia. No lado várzea-grandense, a ponte chegará até a Avenida São Gonçalo, possibilitando acessos tanto até a Alameda Júlio Müller, quanto a Avenida 31 de Março.
Hospital Universitário
Com 47% de sua estrutura física construída, o Novo Hospital Universitário será o maior de Mato Grosso em área construída. São 58,3 mil metros quadrados com oito blocos, 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Também serão construídos 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.
“Essa obra estava parada desde 2013. Alguns engenheiros de plantão chegaram a falar que a estrutura estava condenada, porque o solo estava submerso, em um terreno alagadiço. Nós fomos atrás das soluções possíveis e hoje essa obra está aí, vai ser entregue no fim do ano que vem e servir a população”.
As obras do novo hospital começaram em 2012, mas o contrato foi rescindido em 2014 devido ao não cumprimento do cronograma – à época apenas 9% do total previsto estava executado. A nova licitação foi realizada em maio de 2020, e, após a elaboração dos projetos executivos, as obras começaram em novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.
O investimento é de R$ 221,1 milhões, com participação de R$ 109 milhões do Governo Federal. Após a conclusão da obra, a estrutura será administrada pela Universidade Federal de Mato Grosso e vai servir tanto ao atendimento de especialidades de saúde, quanto para a formação de novos profissionais no Estado.
Orla de Santo Antônio
Por fim, o governador vistoriou as obras da Orla de Santo Antônio de Leverger, um investimento de R$ 9,9 milhões realizado em uma parceria da Sinfra-MT com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).