Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A vereadora Fabiana Nascimento de Souza, a Fabiana Advogada (PRD), vem tentando uma superexposição na mídia para garantir novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães. Considerada do ‘baixo clero’, a edil não tem serviços prestados à população, e busca através de polêmicas ficar em evidência para disputar o pleito eleitoral deste ano.
Fabiana ganho mídia ao ser alvo de um processo de cassação por supostamente atuar como advogada em uma ação contra a Prefeitura Municipal, o que é proibido pela lei. A denúncia foi apresentada pelo então secretário de Governo, Gilberto Mello.
Porém, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) suspendeu a sessão que iria apreciar o relatório da Comissão Processante e devolveu o mandato a Fabiana. Bastou a polêmica para que a vereadora se lançasse como pré-candidata a prefeita, um ‘balão de ensaio’ para tentar deixar seu nome em evidência na disputa pela reeleição ao Legislativo chapadense.
O verdadeiro ‘show pirotécnico’ protagonizado pela vereadora não teve nenhum efeito prático junto ao eleitorado, que pela última pesquisa de intenção de votos demonstrou reprovar o trabalho parlamentar de Fabiana e já de imediato vem inviabilizando uma possível disputa à Prefeitura.
Conforme pesquisa da Percent Brasil, divulgada na última segunda-feira (22), o Osmar Froner (União) lidera a corrida eleitoral em Chapada dos Guimarães, com 51% das intenções de voto na modalidade estimulada, quando são oferecidos ao eleitor uma relação de nomes.
Bem atrás, com apenas 9% das intenções de voto aparece Fabiana, vindo a seguir o empresário Antônio Paulo da Silva, o “Paulinho Quero Mais” (PL), com 4,8%; e Dudu Neves (PSDB), com 3,8% da intenção de votos. O produtor rural Ricardo Sarmento tem 1,5%.
Nulos e brancos somam 0,5% e indecisos 28%. Outros 1,5% dos eleitores preferiram não responder às alternativas.
Já na modalidade espontânea, Osmar aparece com 40,5%, seguido por Fabiana, com 7%; Paulinho, com 3,3%, e Dudu, com 2,3%; Ricardo com 0,8%.
A Percent também ressalta a alta rejeição de Fabiana frente ao eleitorado. Dudu é o mais rejeitado, com 12,3%, seguido por Fabiana Advogada, com 8%; Ricardo Sarmento, com 7%; Paulinho, com 6,5%; e Osmar, com 4,5%.
A pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 10 e 13 de abril e ouviu 400 eleitores da zona rural e urbana de Chapada dos Guimarães. O intervalo de confiança de 95%, e a sondagem tem margem de erro de 4,84% pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-09920/2024.
Autor da denúncia que pedia a cassação de Fabiana, o ex-secretário de Governo de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello, disse que a vereadora criou uma narrativa de dizer que era perseguida e isso é uma tremenda mentira e também criticou o comportamento da parlamentar.
“Eu não tenho nada contra ninguém, o vereador Dudu, por exemplo, que é a maior oposição, temos respeito mútuo”, afirmou à imprensa na época do processo de cassação.
“Agora, por que está dando problema com ela? Porque ela não tem educação, não tem respeito com ninguém, ela afronta todo mundo, usa palavras de baixo calão. O problema dela é ela mesma”, completou.
A denúncia feita pelo secretário afirma que a vereadora teria advogado em ações de interesses privados e, em alguns casos, contra o próprio município, o que é considerado uma infração da norma legislativa.