Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) sediou nesta quinta-feira (13) a cerimônia de entrega de 80 kits agrícolas a 69 associações de pequenos produtores de 46 municípios. A iniciativa visa fomentar a agricultura familiar, fortalecer a pequena propriedade e garantir maior produtividade no campo. Cada kit é composto por roçadeira, motocultivador, adubadeira costal e perfurador de solo. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar no valor de R$1.876.000,38, destinada pela deputada estadual Janaína Riva. A entrega foi prestigiada por prefeitos, vereadores, dirigentes de associações, representantes do Governo de Mato Grosso, entre outros.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o investimento vai repercutir de forma muito positiva nas áreas rurais e na cidade, que também vai se beneficiar com a maior eficiência no campo. “Essa ação de iniciativa da deputada Janaína contempla dezenas de famílias de várias regiões. Os kits vão melhorar as condições de trabalho dos agricultores, que poderão incrementar a produção, acelerar os resultados e garantir participação ainda mais relevante na movimentação econômica do estado”, assinalou, ressaltando, ainda, a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), representada no evento pelo secretário adjunto Talvany Neiverth.
A deputada Janaína Riva destacou que o apoio aos pequenos produtores, em parceria com o Governo de Mato Grosso, visa auxiliar os trabalhadores a superar limites e vencer barreiras. “Já avançamos muito, mas queremos superar a faixa de produção. Precisamos investir nos pequenos e dar aos produtores condições para bater as metas”, frisou, acrescentando que este ano a Assembleia Legislativa destinou R$ 15 milhões, por meio de emendas de bancada, para a aquisição de mais kits para a agricultura familiar.
Prefeitos participantes do evento destacaram a importância do apoio para que os trabalhadores possam potencializar a produção e desenvolver atividades com maior eficiência e agilidade com os insumos agrícolas recebidos.
O prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo José da Silva Abreu, destacou que iniciativas como essa são importantes para manter os trabalhadores no campo, o que vem se tornando um grande desafio em vários municípios. “Os produtores precisam de apoio, pois enfrentam dificuldades em várias áreas, como logística, transporte, estradas, comercialização e organização da pequena propriedade”, assinalou.
Os equipamentos também devem levar importantes resultados para comunidades rurais de Matupá. “Os produtores movem a economia do município e essa ação é fundamental para atender esse segmento que contará com mais celeridade para fomentar uma agricultura familiar cada vez mais ativa”, frisou o prefeito Bruno Mena.
Em Poxoréu, onde duas associações foram contempladas, os equipamentos devem contribuir para o fomento do cultivo e do plantio. “Certamente vão ajudar muito os produtores a desenvolver a produção e fazer a manutenção das pastagens”, afirmou o prefeito Nelson Paim.
Municípios atendidos – As associações beneficiadas com a entrega dos kits agrícolas pertencem aos seguintes municípios: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinapólis, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Denise, Diamantino, Indiavaí, Itanhangá, Jaciara, Juara, Juruena, Lambari D´Oeste, Matupá, Nortelândia, Nova Bandeirante, Nova Canãa do Norte, Nova Lacerda, Nova Santa Helena, Novo Santo Antônio, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Terezinha, Santo Afonso, São Félix do Araguaia, São Pedro da Cipa, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Torixoréu, União do Sul, Vera, Vila Rica.