Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
À jornalistas, o deputado estadual Júlio Campos (UB) antecipou possível racha na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ao ainda prever que nesta queda de braço política ainda vai ter “muito quebra-pau” até agosto. Após aprovação em sessão plenária nesta terça-feira (9), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº13/2023) que altera dois artigos da Constituição Estadual, os artigos 24 e 34 e antecipa a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para agosto..
Segundo Campos, uma nova chapa para disputar a Mesa pode surgir, já que ainda faltam 10 deputados manifestarem seu apoio à atual chapa existente, presidida pelo deputado Max Russi (PSB), com Janaina Riva (UB) como primeira secretária.
“Já temos uma chapa definida com o presidente Max e a primeira secretária Janaina Riva, mas outra chapa pode surgir porque ainda há 10 deputados que não se manifestaram, então temos que aguardar. Estamos conversando e tudo é possível, até lá o pau vai quebrar!”, disse.
Vale lembrar que a disputa entre os parlamentares do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e União Brasil (UB) começou após o governador Mauro Mendes, também presidente do diretório estadual da UB, tentar emplacar o seu vice-líder, no Legislativo estadial, Beto Dois a Um (União) como futuro primeiro secretário, cargo inicialmente prometido a Janaina Riva (MDB).
Alguns parlamentares vêm criticando, inclusive, a interferência de Mendes, entre eles está o deputado Diego Guimarães (Republicanos) que reforçou o seu apoio à chapa de Max e Janaina. “Eu tenho apoiado a Janaina, acredito que chegou a vez dela, ela merece ocupar esse espaço dentro da Mesa. Mas é uma decisão que os 24 deputados têm que participar, não é uma decisão impositiva, não é algo que tem que ser obrigatório que todos os 24 ajam como o Diego. É a minha opinião, e aí a gente vai procurar dentro desse grupo poder formar um consenso”.
Lembrando que Diego Guimarães comandou na noite desta terça-feira(9), um jantar com a presença de 12 deputados que supostamente apoiam a candidatura da deputada Janaína Riva à Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa. Assim, se todos que participaram fecharam acordo, Janaína já teria os 13 votos necessários para vencer a disputa.