Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Um movimento de mulheres teve início após o deputado Cláudio Ferreira (PL) ofender a mãe de seu principal adversário, o também deputado Thiago Silva (MDB), o acusando de abandonar a própria mãe. Os dois disputam a Prefeitura de Rondonópolis e a declaração polêmica aconteceu durante debate no início da semana.
De acordo com o movimento intitulado “Respeite as Mães”, Cláudio Ferreira (PL) mostrou despreparo e falta de ética ao desrespeitar a família de Thiago Silva, durante debate da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na noite de terça-feira (26). A mãe do emedebista, Maria Neres, sofre há mais de 40 anos com esquizofrenia aguda.
Com a postura desrespeitosa, cidadãos se sensibilizaram – principalmente as mães-mulheres e mães-filhas, que subiram a hashtag #respeiteasmães para declarar apoio ao Silva e à sua família. A esposa Eliane Moreira, emocionada, agradeceu todas as mensagens de carinho e apoio. “Sou casada há 23 anos, e assumimos juntos com a minha cunhada de cuidar dela. Dona Maria nunca foi abandonada em manicômio”, disse.
Mãe de três filhos, a deputada estadual mais votada de Mato Grosso, Janaína Riva, prestou a sua solidariedade a dona Maria e à Eliane Silva. “Sua família é linda e tem uma trajetória muito bonita, siga com fé”, falou.
A advogada Silvana Hack e a psicanalista Kall Marçal se solidarizaram com Thiago Silva e sua família e pediram o respeito às mães. Já a presidente da Uramb, Nilza Siqueira, que é mãe e avó – mostrou a sua indignação e tristeza com a postura de políticos que não têm serviço prestado e querem vencer uma eleição por cima de tudo e de todos. “Não respeita os princípios e a família e, isso é muito triste”, afirmou.
A empresária Patrícia Muniz demonstrou estar profundamente indignada por Cláudio ter tido uma fala infeliz, em que demonstrou o seu verdadeiro caráter e que mãe é um ser sagrado e deve ser respeitada. A empresária Marchiane Fritzen considerou um ataque muito baixo com o Thiago Silva ao aproveitar da doença da mãe por causa de política. “O Thiago Silva teve muito equilíbrio para suportar tudo isso. Isso me deu uma agonia, me colocando no lugar dele”, expressou.
Thiago tem trabalhado, tanto no mandato de vereador, quanto deputado, para melhorar o atendimento público na área de saúde mental, garantindo mais de R$ 4 milhões para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso, que é referência em Rondonópolis para o atendimento para pessoas que possuem transtornos psíquicos. Se cortar as leis garantidas com o governo de Mato Grosso e os projetos de lei e tramitação na Assembleia Legislativa em prol das pessoas com transtornos mentais e famílias.
A esquizofrenia é um conjunto de transtornos psiquiátricos, caracterizado por alterações no pensamento, emoções e comportamento.