Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

sábado, 21 de dezembro de 2024

Candidatos intensificam uso do TikTok na eleição de Cuiabá, aponta 2º relatório do Midiáticus

Candidatos triplicam visualizações e impulsionam crescimento na rede social, destacando saúde e mobilidade como principais temas de campanha.

O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia da Universidade Federal de Mato Grosso (Midiáticus) e o Instituto Democracia em Xeque, financiado pela Fundação Heinrich Böll, lançaram, nesta terça-feira (14), o segundo relatório de monitoramento dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Cuiabá. A análise faz parte do projeto Hubs Regionais, que acompanha a atuação dos políticos no TikTok durante as eleições municipais de 2024.

O levantamento mostra que, nas duas semanas analisadas (26 de agosto a 8 de setembro), os quatro candidatos à Prefeitura intensificaram sua presença na plataforma de vídeos curtos, quase dobrando o número de postagens em comparação à primeira semana de campanha.

Abílio Brunini (PL) foi o que mais publicou no período, com 52 vídeos, seguido por Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) com 27. Já Domingos Kennedy (MDB), que havia liderado as postagens na primeira semana, reduziu seu ritmo, com apenas 10 publicações.

O relatório também destaca o crescimento expressivo de Lúdio Cabral no TikTok. O petista viu sua base de seguidores aumentar 203% nas duas semanas analisadas, mas permanece atrás de Abílio, que, com uma variação de apenas 0,6%, continua liderando com 396,9 mil seguidores.  No quesito visualizações, Abílio novamente dominou, atingindo 549.337 views, um aumento de 469% em relação ao período anterior. Apesar disso, Lúdio apresentou uma expansão de 2.830%, alcançando 163.064 visualizações.

Um dos posts que mais contribuiu para a crescente de Lúdio foi o vídeo em que ele confronta Abílio sobre seu voto favorável à soltura de Chiquinho Brazão, envolvido no caso de assassinato da vereadora Mariele Franco. O vídeo, que repercutiu após um debate na TV Vila Real, foi o mais visualizado no TikTok durante o período analisado, somando 129.200 visualizações. Entre os cinco vídeos mais vistos no período, quatro pertenciam a Abílio.

O levantamento também revela que, embora o PT tenha registrado um crescimento considerável no TikTok, os partidos de direita e extrema direita seguem dominando as visualizações na plataforma. Os candidatos do PL somaram 586.311 views, três vezes mais que o PT, que alcançou 181.411. O União Brasil, por sua vez, aparece em terceiro lugar, com 55.865 visualizações.
No que se refere ao conteúdo das publicações, o tema da saúde segue sendo o principal foco da comunicação dos candidatos à prefeitura de Cuiabá, seguido por mobilidade urbana e corrupção.

Candidatos à Câmara

Além dos candidatos à Prefeitura, o uso do TikTok entre os postulantes à Câmara Municipal de Cuiabá também aumentou significativamente, com um crescimento de 75,6% nas postagens entre 26 de agosto e 8 de setembro. Foram 606 publicações realizadas nesse período, com uma média de 43 vídeos diários. Entre os candidatos ao legislativo municipal, Arthur Garcia (Novo) foi o que menos postou entre os dez mais ativos (18 publicações), mas seus vídeos alcançaram maior popularidade em termos de visualizações e engajamento, superando até mesmo Roberto Zico (PL), que liderou o número de postagens com 30 vídeos.

Projeto Hubs Regionais

O projeto “Hubs Regionais Eleitorais – Monitoramento das Eleições Municipais no Brasil no TikTok” é uma rede de 10 grupos de pesquisa espalhados por várias regiões do Brasil. O objetivo é monitorar a dinâmica das campanhas no TikTok, identificando os principais temas e questões discutidas e verificando a circulação de conteúdos prejudiciais à integridade eleitoral.

A primeira edição do projeto está focada nas eleições municipais de 2024 e busca analisar o uso da plataforma de vídeos curtos como ferramenta de comunicação política. O Midiáticus é o único representante do Centro-Oeste na iniciativa, que produzirá cinco relatórios sobre o pleito na capital de Mato Grosso.

Read Previous

Mulher é filmada no teto de carro em Belo Horizonte; vídeo mostra flagrante

Read Next

Polícia investiga desvio em compra de kits de agricultura familiar