Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

2° Simpósio de Saúde Mental reúne profissionais e comunidade para repensar o cuidado como ato coletivo

Imagine um lugar onde cuidar de si é também cuidar do outro. Onde profissionais da saúde, estudantes, pacientes e comunidade se reúnem não apenas para ouvir, mas para construir juntos um novo jeito de falar sobre saúde mental. Esse lugar foi real, teve endereço e data marcada: o 2º Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste, realizado no auditório da Primacredi, com o tema  ‘Cuidar de Si e do Outro: Saúde Mental como Ato Coletivo’.
O evento aconteceu nesta terça-feira (20) em um clima de troca profunda, acolhimento e muita inspiração. Com uma programação intensa e diversificada. De acordo com a Natálye Wagner, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o simpósio trouxe reflexões necessárias sobre o pós-pandemia, os desafios do cotidiano e a urgência de políticas públicas que coloquem a saúde mental no centro da vida.
A secretária de Saúde, Laura Leandra informou que a gestão tem um compromisso firme com a saúde mental e isso tornou-se ainda mais urgente após a pandemia, que escancarou a necessidade de olhar com mais atenção para o sofrimento psíquico. “Esse cenário nos impulsionou a agir com mais rapidez e sensibilidade”.
Laura ainda, aproveitou a oportunidade, para anunciar que “nosso CAPS Infantil está nascendo. Um espaço fundamental para oferecer cuidado especializado às nossas crianças e adolescentes, que merecem atenção, escuta e acolhimento desde cedo.”, comentou.
Na ocasião, ela também agradeceu aos representantes de outros municípios que vieram construir esse momento conosco. “Fortalecer a saúde mental é um desafio coletivo, e políticas públicas eficazes só nascem com diálogo, parceria e compromisso.”
A vice-prefeita Iva Via, durante o evento, elogiou o trabalho dos profissionais da saúde e reafirmou o apoio da gestão: “Depois da pandemia, vimos o quanto o sofrimento mental cresceu. Mas também vimos o quanto vocês se dedicam. E agora, com o CAPS Infantil, vamos poder cuidar ainda melhor.”
Marco Aurélio, presidente da Câmara, reforçou que o Legislativo está de portas abertas para eventos como esse: “Queremos mais encontros, mais trocas, mais diálogo. A Câmara é da população de Primavera do Leste!”
A coordenadora da RAPS resumiu o sentimento geral com uma frase que tocou a todos: “A saúde mental acontece todos os dias e vocês são os responsáveis por isso, com ética, cuidado e muito coração”, disse Natálye aos profissionais que participaram do Simpósio.
Muito além de um simpósio: um movimento de transformação
A psicóloga Gabriela Palomo Felizardo abriu o dia com a palestra “O Cuidado como Prática Cotidiana: Saúde Mental para Além dos Consultórios”, provocando o público a pensar o cuidado não como exceção, mas como parte da rotina, presente nas relações mais simples e humanas.
Após, a psicóloga Karla Brunna Sousa Cavalcante trouxe uma abordagem contemporânea e prática sobre saúde mental nas organizações, com o tema “A Nova Realidade: Saúde Mental como Pilar da Gestão de Pessoas”.
O simpósio seguiu com momentos de conexão entre corpo e mente: o fisioterapeuta Cleber Souza conduziu uma atividade física leve e integrada, e o médico Ari Provin Junior falou sobre ritmos biológicos e como eles impactam diretamente o equilíbrio emocional das pessoas.
Um dos pontos altos foi a oficina “Cartas & Ritmo: um encontro com o cuidado cotidiano”, com a psicóloga Dafne Uhde, que transformou palavras em afeto, silêncio em escuta, e sala cheia em abraço coletivo.
A arte também teve seu lugar com a emocionante apresentação da Escola Municipal de Dança e do senhor Admilson, provando que a saúde mental se fortalece também com beleza, expressão e cultura.
Para a secretária de saúde, Laura Leandra, o 2° Simpósio de Saúde Mental  provou que quando o cuidado é compartilhado, ele ganha força. “Quando há escuta, há transformação. E quando há vontade política aliada ao trabalho comprometido dos profissionais da saúde, toda uma comunidade pode florescer. Que venham os próximos encontros. Que a saúde mental continue sendo pauta, prioridade e prática. Porque cuidar é, antes de tudo, um ato de amor coletivo”.

 

Vinkmag ad

Read Previous

Feira da Lua gera conexões e movimenta economia, gerando renda para famílias primaverenses

Read Next

Secretaria de Saúde inicia Mutirão da Dengue para visitar mais de 10 mil imóveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *