Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Ong espera retirada de cerca de 20 toneladas de detritos; ação ocorre em pontos considerados críticos
Simultâneo em 158 países, o Dia Mundial da Limpeza, surgido na Estônia, acontece neste sábado (21), em oito pontos diferentes de Cuiabá e Várzea Grande.
A ação teve início às 7h30, devido ao tempo seco e altas temperaturas, e busca conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e as consequências para o meio ambiente, conforme o diretor da Ong Teoria Verde, que toca o projeto no Brasil, Jean Peliciari.
“É um movimento que chama a atenção das pessoas sobre o descarte incorreto do lixo. Ele fala para as pessoas que todos somos responsáveis por manter as cidades limpas, por fazer o descarte correto do lixo. Ele alerta também sobre os impactos desse lixo no meio ambiente”, explicou.
Ainda segundo Peliciari, o Dia Mundial da Limpeza também pretende cobrar ações de prevenção do Poder Público, mas sem deixar de enfatizar a responsabilidade social de cada pessoa.
“É um movimento que cobra a Prefeitura para que melhore os serviços urbanos, mas ele fala também com o cidadão que não é apenas responsabilidade da Prefeitura ir limpar. Todos nós somos responsáveis em manter a cidade limpa”, disse.
Cerca de mil pessoas participam dos atos na Avenida do CPA, na Praça do Bairro Quilombo, na Orla do Porto, no Morro da Luz, na Praça do Bairro Pedra 90, no viaduto da UFMT e no Distrito de Passagem da Conceição, em Várzea Grande.
Os voluntários, durante uma hora, retiram todo o lixo encontrado nas ruas das áreas que foram monitoradas pela Ong durante meses. De acordo com Jean, os dez locais selecionados são pontos críticos de acúmulo de lixo.
“A gente monitorou esses pontos e vimos que são alguns dos pontos críticos da cidade. Não são os únicos. A gente queria fazer em mais, mas a gente não tem braço para isso”, afirmou.
O diretor estima que, somente neste ano, serão retiradas cerca de 20 a 30 toneladas de lixo das ruas da Grande Cuiabá. No ano passado, na Orla do Porto, os voluntários encontraram 15 toneladas de lixo. Já nos quatro anos da ação na Capital, foram contabilizadas 80 toneladas.
Para participar das ações, basta ir até um dos pontos de coleta no horário previsto. Não é necessário inscrição e a organização orienta todos a levarem uma garrafa de água.
“Para participar não precisa se inscrever. Só saber os pontos onde nós teremos as ações e ir até lá. A gente orienta que leve uma garrafinha de água. Nós temos água, mas não usamos copo para não gerar lixo”, ressaltou o diretor.
Veja os pontos onde a ação acontece:
Ação 1
Cuiabá/ Avenida do CPA
Horário: 7h30
Concentração: Em frente ao Pantanal Shopping
Percurso: Do Shopping até o Hospital Amecor
Terá ônibus para trazer os voluntários para o ponto de partida
Ação 2
Cuiabá/ Avenida do CPA
Horário: 7h30
Concentração: Em frente ao Pantanal Shopping
Percurso: Do Shopping até o Hospital de Câncer
Terá ônibus para trazer os voluntários para o ponto de partida
Ação 3
Cuiabá/ Orla do Porto
Horário: 7h30
Concentração: Praça do Porto
Percurso: Orla
Ação 4
Cuiabá/ Praça do Bairro Quilombo
Horário: 7h30
Concentração: Praça
Percurso: Toda a praça
Ação 5
Cuiabá/ Morro da Luz
Horário: 7h30
Concentração: Topo da escadaria, atrás da
Percurso: Todo o Morro
Ação 6
Cuiabá/ Praça do Bairro Pedra 90
Horário: 15h
Concentração: Praça Ana Martinha
Percurso: Praça e Região
Ação 7
Cuiabá/ Viaduto da Avenida Fernando Corrêa
Horário: 7h30
Concentração: Em frente ao Mc Donalds
Percurso: Viaduto e região
Ação 8
Várzea Grande/ Passagem da Conceição
Horário: 7h30
Concentração: Praça
Percurso: Toda a região